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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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Como garantir um bom atendimento online ao meu cliente?
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Atendimento online: o que fazer para garantir uma boa impressão ao cliente?

Quem não gosta de ser tratado bem, não é? No mercado, não é uma opção tratar o cliente bem, mas sim, praticamente uma obrigação. No atendimento online não é nada diferente. O cliente gosta de ter atenção, de ser respondido com rapidez e com certezas.

A concorrência é grande e o que pode diferenciar a sua empresa é o empoderamento dado aos clientes. Para fidelizar o comprador e fazer com que ele fale bem do atendimento que recebeu, você precisa ficar atento, inovar e mudar alguns detalhes que não estão funcionando.

Neste post, nós da Targo Consultoria, vamos ajudá-lo com dicas valiosas para conquistar novos clientes com o atendimento da sua empresa, além de pontuar o que você deve evitar a todo custo.

1. Invista na capacitação dos atendentes

Atendentes são a ponta da sua venda e precisam estar sempre atualizados.

Todo o processo de compra começa com eles. Logo, você precisa manter as estratégias de venda e o conhecimento dos atendentes atualizados. Mas esteja ciente de que para um atendimento ser bom o suficiente, existe um processo desde o primeiro contato com o cliente em potencial, passando pela entrega do produto até o pós-venda, que é fundamental para a fidelização do consumidor.

2. Conheça os interesses dos clientes

Converse com o cliente e compreenda as reais necessidades dele, se preciso, coloque-se no lugar do comprador. Os seus clientes ou prospects nunca querem apenas um serviço, consultoria ou produtos. Há objetivos por trás de cada compra e você precisa descobrir quais são eles para tornar o processo de venda agradável e fácil para as partes envolvidas.

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3. Invista em Marketing Digital

Essa dica é muito importante, mesmo que o seu comércio não seja um e-commerce. O atendimento online possibilita que o cliente entre em contato com a empresa a qualquer hora, até mesmo se o horário de funcionamento presencial já tiver sido encerrado. Essa é a grande vantagem para o cliente, que pode tirar dúvidas sem precisar sair de casa.

Investir no Marketing Digital da sua empresa também pode ser uma grande oportunidade de gerar leads, oportunizando o alcance de novos clientes. Essa é uma opção com poucos custos e com certeza gerará resultados, aumentando potencialmente a competitividade da sua empresa no mercado.

4. Crie metas

Defina aonde você quer chegar e compartilhe com a sua equipe.

Quando a equipe sabe para onde vai, o caminho se torna mais fácil. Desenvolver metas e buscar o comprometimento dos seus funcionários com elas é essencial para conquistar novos clientes. Incentive os funcionários a baterem a meta de novos clientes e estabeleça uma quantidade de leads a ser alcançada por mês e por semana.

5. Personalize o atendimento

Faça com que o cliente se sinta único! Essa é quase que uma exigência do mercado e você pode oferecer um atendimento personalizado de diversas formas. Experimente cultivar um relacionamento da empresa para com ele e agregue valor a essa relação. Chame o cliente sempre pelo nome e mostre que ele é diferente e especial. No ambiente virtual você também pode usar e abusar da linguagem para fazê-lo se sentir mais próximo da sua empresa.

O que você deve evitar no atendimento online?

O atendimento online requer uma atenção de certa forma, maior que o físico. Por atender o cliente à distância, algumas empresas acabam não dando a assistência que eles querem e merecem.

Separamos alguns erros bem comuns que você deve evitar de qualquer maneira.

Deixar o cliente esperar demais

Sabe quando alguém demora horas e às vezes dias para responder? É muito chato, não é mesmo? Agora imagina você fazer isso com um possível cliente, com alguém que quer comprar ou solicitar o seu serviço?

É isto que muitas vezes acontece. É necessário estar sempre conectado às redes sociais e estar a prontidão quando necessário, especialmente se o seu produto lida muito com o emocional e/ou compras por impulso. Você não precisa estar disponível 24 horas por dia, mas deve sempre responder dentro do horário comercial.

Não saber do que está falando

Esse é um dos piores erros no atendimento online. Se existe uma pessoa específica com a tarefa de responder os seguidores e tirar dúvidas, é melhor que essa pessoa saiba sobre os seus produtos e serviços para poder responder às questões dos clientes.

Para resolver esse problema é bem fácil, basta criar um treinamento ou manual que aborde as dúvidas mais frequentes dos clientes, além de orientações sobre como proceder em situações adversas. Nem sempre é possível ter todas as respostas, mas é necessário saber como lidar com todas as dúvidas.

Não cumprir promessas

O cliente nunca esquece o que você promete. Algumas vezes para que ele se acalme, por exemplo, os atendentes fazem promessas, mas acontece de haver um esquecimento ou não há a intenção de cumpri-la. E isso acaba fazendo com que ele fique decepcionado.

Nesses casos, é preciso identificar o que está causando o problema e desenvolver mecanismos para evitá-lo. É uma situação na qual é importante contar com tecnologia para ajudar a organizar o atendimento e manter um registro seguro de tarefas e pendências.

É fundamental dar atenção ao comportamento e ao dimensionamento do atendimento.

Gostou do conteúdo? O importante é você sempre lembrar que o cliente tem sempre razão e que ele precisa de toda sua atenção no atendimento online. Para se aprofundar mais neste tema leia também essa 5 orientações valiosas para um ótimo atendimento ao cliente.