Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Como empreender: conheça 12 habilidades para desenvolver
6698
post-template-default,single,single-post,postid-6698,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Como empreender: conheça 12 habilidades para desenvolver

Ao abrir um negócio, tudo que os empreendedores mais querem é saber quais atitudes podem ser um diferencial no crescimento da empresa. Isso porque em meio à concorrência e instabilidades na economia, qualquer deslize na aplicação de uma ação pode colocar todos os planos por água abaixo. Saber como empreender é essencial para garantir o sucesso.

Por isso, é necessário conhecer algumas habilidades que vão ensinar você a ser um empreendedor de sucesso, além de evitar que o seu empreendimento corra qualquer risco no mercado que ele está inserido.

Por isso, nós, da Targo Consultoria, listamos 5 habilidades básicas para ajudar você e sua empresa nesse processo. Vamos ver?

Mas antes de tudo, é essencial ter em mente que comandar qualquer negócio é uma tarefa que requer aptidões sob o ponto de vista pessoal (emocional) e profissional. Por isso, separamos nesta lista atribuições de ambos os campos, ok?

Veja também:
Os 5 passos mais importantes para se tornar um bom líder
Os piores erros que arruínam qualquer chance de empreender

Como empreender e garantir sucesso no negócio

1. Saber controlar as emoções é importante na gestão de um negócio

O medo de dar o pontapé inicial para abrir uma empresa parece ser o grande fantasma da vida de quem deseja ser dono do próprio negócio. Isso acontece com muita frequência e é muito normal.

Mas saiba que é preciso perder esse medo e colocar em mente que é possível aprender a lidar com as adversidades que podem surgir no seu caminho. Controle suas emoções e não deixe que a empolgação interfira na gestão do seu empreendimento.

Depois de iniciar um segmento, então, os medos parecem maiores ainda. Por isso, tenha calma, respire fundo, não perca o foco e principalmente, não desista! Aos poucos, você vai se dar conta de que não era tão difícil como você imaginava.

2. Os bons empreendedores precisam ser críticos consigo mesmos

É comum que alguns empreendedores pensem que ser prepotente e linha dura é uma virtude e que alavanca o crescimento do negócio. Porém, esse pensamento é simplesmente retrógrado! A dica aqui é: seja crítico consigo mesmo!

Reconheça seus erros, mas não se sinta culpado. Se houver alguma adversidade, procure saber o que ocasionou o problema, e busque novas formas de resolver a dificuldade. Dessa forma, é possível questionar e aprender mais, independente do contratempo que pode surgir, isso contribui bastante para o crescimento do seu empreendimento.

Empreendedores de sucesso estão sempre refletindo sobre suas posturas e atitudes e, claro, buscando melhorar sempre. Se você ainda tem dúvidas que isso é realmente necessário, não espere perceber essa falha quando já for tarde demais.

3. Descobrir como lidar com as adversidades

Essa é uma habilidade importantíssima para quem comanda um empreendimento. Isso porque é normal que problemas ocorram seja no ambiente interno da empresa (com funcionários ociosos por exemplo), seja por fatores externos como problemas com fornecedores. E saber enfrentar essas situações diminui os riscos para a sua firma.

  • Saber lidar com as adversidades é fundamental para garantir o sucesso do empreendimento, pois assim é possível superar os desafios e ter uma postura positiva diante os imprevistos. Por isso, é essencial conhecer algumas dicas que podem ajudar nesse processo, elas são:
  • Ter controle da situação: por mais difícil que seja, é importante ter um autocontrole para poder encarar as dificuldades de maneira correta;
  • Seja persistente: mudanças não acontecem de uma hora para outra, por isso é importante ter paciência e força de vontade para encarar a adversidade;
  • Escute todos os envolvidos: é a melhor forma para resolver o problema apresentado;
  • Analisar o tamanho da adversidade: isso é importante para estabelecer um tempo para vencê-la.

As adversidades são inevitáveis em qualquer empreendimento, por isso é fundamental compreender para melhorar a cada dia. Mas atenção! Esteja sempre apto a mudanças, pois elas podem ser necessárias diante de uma atribulação.

4. Ter noções de finanças é primordial no empreendimento

Ah, essa é uma parte que pode assustar muita gente, porém é necessário saber como aplicar corretamente seus recursos, pois isso contribui para o sucesso da empresa.

Imagina você tendo que comandar salário de funcionários, investimento em fornecedores e calcular o que entrou de lucro, por exemplo. Isso não é uma tarefa fácil, por isso é importante que você tenha conhecimento sobre finanças e gestão.

Uma aplicação mal feita pode gerar consequência perigosas em outros setores da empresa, ameaçando o desempenho dela no mercado. E isso é tudo que os empreendedores querem evitar! Por esse motivo, estudar bastante sobre o assunto e apostar nos serviços de um escritório de contabilidade pode desviar de caminhos tenebrosos.

Por isso:

  • Leia tudo sobre o assunto;
  • Faça cursos;
  • Participe de palestra e seminários;
  • Procure materiais na Internet.

Essas técnicas são essenciais para gerar um bom resultado no empreendimento. Pesquise e aprenda a planejar estruturar o seu negócio.

5. Aprender a gerenciar é crucial para o crescimento da empresa

E por último, e tão importante quanto as outras dicas, aprenda a gerenciar seu empreendimento! Ter paciência é uma virtude que qualquer pessoa que comanda uma companhia, principalmente quando ela ainda está dando os primeiros passos, deve possuir.

6. Aprimoramento constante

Não é impossível chegar no topo, mas também não nada fácil, principalmente para se manter lá. Por esse motivo, é fundamental que você esteja em constante aprimoramento para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Por isso, é fundamental que você tenha sede de conhecimento e buscar sempre se aperfeiçoar, com:

  • Coaching;
  • Treinamentos;
  • Workshops;
  • Grupos de master mind, além de outras formas.

7. Enxergar sinais do mercado

Um empreendedor de sucesso pode prever o que vai acontecer futuramente, pois o futuro é apenas uma consequência do que está sendo feito no presente. Conseguir enxergar os sinais bons ou ruins que o mercado oferece, é fundamental para garantir um bom desempenho e sucesso na sua empresa.

8. Estude o seu mercado

Além de tudo isso, é importante você, como empreendedor, conheça o mercado em que seu empreendimento está ou vai ser inserido. É necessário estar sempre atualizado, pois assim você consegue atentar-se para as tendências do mercado, além de saber como estão as ações dos seus concorrentes.

Dessa forma, você e sua marca ganham autoridade, além de aprender mais sobre o próprio negócio. Sendo essencial para garantir o sucesso e o crescimento do seu empreendimento dentro do mercado.

9. Seja inovador

Buscar inovação para o seu negócio, é essencial para ser um diferencial no mercado. A maioria das pessoas estão cansadas de terem sempre a mesma solução para os seus problemas, por isso é importante ter novas ideias de negócios.

É sempre importante fazer algo novo que surpreenda seu público, por isso a inovação precisa estar na veia do empreendedor. Apresentar soluções diferentes dos seus concorrentes, é fundamental para o sucesso.

10. Tenha disciplina

Um empreendedor de sucesso deve sempre ter disciplina, pois isso auxilia na hora de organizar o que é importante, além de ajudar a manter o foco nos respectivos objetivos.

No entanto, não é fácil desenvolver uma disciplina, mas também não é impossível. É preciso fazer algumas mudanças durante o processo, você pode começar por pequenas coisas até conseguir ir mais além.

11. Cuide da sua saúde

Para empreender com sucesso, é fundamental que você esteja em paz com a sua saúde. Esse fator é óbvio para sua empresa gerar bons resultados.

Cuidar da sua saúde é essencial, pois assim você consegue desenvolver melhor os planos de negócios, além de enfrentar os desafios diários do mercado. Então, procure ter uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e tire um tempo para o seu lazer e relaxamento.

12. Faça um planejamento

Para ser um empreendedor de sucesso e garantir o crescimento do seu empreendimento, é essencial ter um planejamento. Se você aplica as habilidades, mas sem um planejamento, é certo que as coisas não saiam como o esperado.

Um planejamento contribui bastante para a organização do empreendimento, pois ele pode evitar consequências que podem ser irreversíveis durante o processo. É possível controlar os recursos, o tempo, além impedir até mesmo o fechamento prematura do seu empreendimento.

Saber planejar, comandar funcionários, atribuir tarefas e serviços e ter espírito de liderança faz de você um potencial empresário de sucesso. É claro que para isso é preciso ganhar experiência, e isso só vai ser possível com o tempo. Porém, nunca é demais aprofundar seus conhecimentos por meio de cursos e palestras, certo?

Ser um empreendedor de sucesso pode não ser tarefa fácil, mas é possível alcançar seus objetivos. Essas dicas podem ajudar bastante nesse processo, por isso esteja atento às tendências do mercado que seu empreendimento está inserido.

Agora que você já sabe quais habilidades os empreendedores de sucesso devem ter para comandar um negócio, é hora de arregaçar as mangas e tocar o seu negócio!

Gostou desse conteúdo? Nós, da Targo Consultoria, nos preocupamos com o seu empreendimento, por isso estamos sempre disponíveis para ensinar a você como empreender e gerar bons resultados dentro da sua empresa.

Então, para aprimorar suas habilidades e tirar o melhor do seu negócio, nós temos algo que vai ser fundamental para o seu empreendimento. Leia nosso conteúdo sobre Escola de líderes: saiba como desenvolver competências de gestão.