Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
5 sinais de que sua inteligência emocional está falhando - Targo
6745
post-template-default,single,single-post,postid-6745,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

5 sinais de que sua inteligência emocional está falhando

É muito comum ouvirmos falar de casos que ocorrem dentro do ambiente de trabalho que influenciam negativamente no emocional de alguém. Isso acontece não somente com funcionários subalternos, mas também com chefes de equipe. E é aí que pode estar o problema. Se a pessoa estiver com a inteligência emocional abalada, certamente terá muita dificuldade em lidar com situações normais do trabalho.

Nesta matéria, nós, da Targo Consultoria, vamos mostrar para você quais são os sinais que indicam que o seu controle pode estar falhando. Vamos ver

1. Você anda estressado?

Pequenos aborrecimentos são absolutamente normais na rotina de qualquer empresa. Seja pela falta de eficiência de outras pessoas, seja por defeitos nas ferramentas de trabalho. O fato é que isso pode ser um problema quando afeta as suas relações tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Quando situações como essas interferem no seu humor em demasia, é fundamental procurar métodos de aprender a lidar com o problema. Lembre-se que você tem uma vida fora da empresa!  

2. Tem dificuldades para encontrar a saída?

homem-entendiado

Dificuldade para encontrar a solução é sinal de abalo na inteligência emocional.

Por diversos fatores, nossas emoções e sentimentos podem sofrer abalos. Por causa do acúmulo de estresse, às vezes o cérebro cansa e se depara com dificuldades para solucionar problemas pequenos. É quando você percebe que já passou por situações parecidas e conseguiu resolver sem nenhuma dor de cabeça. Eis um sinal que indica que sua inteligência emocional pode estar falhando!

Baixe GRATUITAMENTE o nosso infográfico!
Inteligência emocional: conheça 7 hábitos valorosos que ajudam a melhorar a sua performance

3. Incapacidade de reconhecer suas emoções

É fato que os nossos sentimentos e comportamentos são perceptíveis pelas pessoas que nos rodeiam, mesmo que nós tentemos disfarçar. Mas quando você tem dificuldade para perceber que algo não vai bem, pode ser um sinal de perigo. Nesse caso, é muito importante ouvir a opinião dos colegas e amigos sobre o seu comportamento e desempenho.

Afinal de contas, a empatia, que é a capacidade de enxergar as situações pelas perspectivas dos outros, também é um pilar da inteligência emocional.

4. Você anda fugindo dos problemas?

mulher-desconcentrada

Fugir das interações sociais é um sinal que indica incapacidade para lidar com as emoções.

Quando as interações sociais causam preguiça em você e por causa disso prefere manter distância, saiba que você pode estar perdendo da capacidade de lidar com as emoções. A capacidade de compreender e estabelecer diálogos indica de que você está pleno, o contrário disso pode ser um sinal de alerta. É possível e necessário refletir e fazer uma autocrítica sobre os seus comportamentos para buscar métodos que ajudem a retomar o autocontrole.

Não deixe de conferir:
Inteligência emocional: veja 5 dicas para alcançar o sucesso
Os 5 passos mais importantes para se tornar um bom líder

5. Não consegue se motivar?

Inteligência emocional é a capacidade de ser dono das próprias emoções. Ela é importante e funciona como um escudo para as emoções negativas. Além disso, tem o poder de motivar você diante de situações difíceis, melhorando o seu desempenho profissional. Se por algum motivo você não está conseguindo se sentir motivado, isto significa que você precisa buscar ajuda de um especialista. Leia também o que é um coach e como ele desenvolve os seus talentos?

Esta matério foi útil para você? Bom, já deu para ver que se você não desenvolver a inteligência emocional sua carreira pode estar ameaçada, não é? Por isso, invista nela e alcance uma boa qualidade de vida. Para contribuir, leia também 5 dicas incríveis para melhorar seu ambiente de trabalho.