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Como um ambiente de trabalho ruim pode afetar a sua produtividade?

Existem ambientes de trabalho que não fazem bem para a nossa vida profissional (e por que não para a pessoal?). Tem dias em que você acorda feliz e preparado para realizar qualquer tipo de tarefa, mas quando você lembra que precisa ir para a empresa, parece um banho de água fria.

Mesmo quando adoramos o que fazemos, há sempre algo em nosso emprego que queremos mudar. E isso é muito bom, caso tenhamos a oportunidade de relatar as dificuldades para resolver a situação.

Porém, se os seus problemas vão além de pequenas reclamações por se sentir ameaçado e sufocado, você pode estar trabalhando em um espaço tóxico. Neste post, você vai analisar alguns fatos que demonstram bem esse problema.

5 fatores que tornam um ambiente de trabalho ruim

1. Gestão imprópria

Há péssimos gestores espalhados por vários lugares. Eles gritam, agridem seus funcionários verbalmente, fazem repreensões em público, entre outras ações. É comum que o responsável por um ambiente tóxico atribua diariamente mais trabalho à equipe e certas promoções aos seus mais chegados.

Gestores do tipo podem até aconselhar a quebra de condutas ou leis, porém cabe a você decidir se esse é o caminho certo.

2. Intrigas e conspirações

Uma equipe de trabalho deve ser unida, pois quando a parceria é falha ou inexistente, acabam surgindo situações desconfortáveis envolvendo outros profissionais. Perseguições e conspirações são inventadas para tentar derrubar as pessoas, o que acaba intimidando os colaboradores mais focados em mostrar os melhores resultados.

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3. Excesso de trabalho

Alguns profissionais costumam trabalhar em excesso e não recebem reconhecimento algum. Isso é um sinal de que algo na empresa vai muito mal.

A falta de valorização do trabalho acaba deixando os colaboradores desmotivados e a produtividade cai bastante. Por isso, procure um lugar que motive você e reconheça seu desempenho.

4. Comunicação invasiva

Funcionários que vivem reclamando de qualquer situação de formas sarcástica e cínica também contribuem para um ambiente negativo. Eles são responsáveis por inibir alguns membros da equipe e causam vários problemas para a empresa.

Eventualmente, os profissionais que não fazem parte desse meio deixam de interagir com essas pessoas, perdem o interesse pelo serviço, e, nas piores circunstâncias, tomam a decisão de abandonar o emprego.

5. Profissionais insubordinados

Nesse caso, estamos falando de profissionais arrogantes que não seguem as regras e fazem só o que querem. Pessoas assim adoram dar ordens, decidem fazer o trabalho fora das normas e discutem com a equipe, incluindo os seus superiores. 

Isso acaba se transformando em um problema maior para a empresa e deixa o ambiente ainda mais desagradável.

Como melhorar o ambiente de trabalho?

Sendo o trabalho dos sonhos ou não, você tem que analisar muito bem se aquilo realmente está fazendo bem para a sua vida. Não deixe que um ambiente tóxico agregue coisas ruins em sua rotina. Procure melhorias, ou seja, um serviço justo que dê valor de verdade ao seu trabalho.

Mas a pergunta que não quer calar é: Como melhorar o ambiente de trabalho? Continue a leitura e veja 5 dicas incríveis que vão fazer com que o clima onde você trabalha seja ótimo!

1. Saiba ouvir

Esta qualidade está diretamente ligada à capacidade de saber a hora certa de falar. Se mostrar disponível para escutar ideias, reivindicações ou feedbacks evidencia que você está aberto a novas maneiras de ver e fazer as atividades, ainda que nem todas as sugestões possam ser implantadas.

Sabe qual é o resultado desta prática? O colaborador se sente um membro importante e útil da equipe, uma das formas mais eficazes de estimular o seu desempenho.

2. Conforto é indispensável

A rotina nos escritórios tende a ser bem cansativa para a postura das pessoas, afinal, elas passam horas a fio sentadas em frente ao computador. Por questões óbvias de ergonomia, a empresa deve oferecer cadeiras confortáveis, mas esta questão também está relacionada ao comportamento do colaborador.

Garantir uma postura adequada pode evitar dores musculares. Levantar algumas vezes e fazer caminhadas curtas também pode ser uma ótima ideia para deixar a posição menos cansativa e esvaziar a cabeça.

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3. Gerencie o seu tempo

Organize os seus horários e trate eles como se fosse ouro porque realmente são preciosos. Estender o expediente e ficar até altas horas trabalhando pode até ser uma prática comum, mas certamente não é ideal. Por mais improdutiva que você considere esta atitude, tire um intervalo de 10 minutos a cada duas horas.

Com a cabeça mais relaxada, você vai notar que a sua capacidade de trabalhar bem aumentará potencialmente. Para aprender melhor sobre este assunto, baixe gratuitamente o nosso Guia Gestão de Pessoas e descubra por que ela é fundamental.

4. Tenha confiança na sua equipe

Ela é a base de todos os tipos de relacionamento e no ambiente de trabalho não é diferente. Não atraia todas as suas responsabilidades para si por se achar o único capaz de dar conta. É justamente para dividir as tarefas que você tem uma equipe. Dê uma chance para eles mostrarem do que são capazes e divida este “fardo”.

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5. Seja uma fonte de motivação!

Manter o clima organizacional motivado pode gerar ótimos resultados. Isso acontece porque a equipe encontra diversas razões para continuar prosperando na empresa e alcançar todas as metas.

Algumas atitudes de um verdadeiro líder podem promover este sentimento. Elogiar, não tolerar fofocas e ser transparente em todas as situações pode ser um ótimo começo!

Como o coach pode ajudar você?

É muito comum a dúvida sobre como resolver questões desse tipo com as próprias pessoas do trabalho. Bom, mas nada que um coach, profissional especialista em encontrar soluções para esses problemas, não possa ajudar.

Este profissional pode estudar as relações internas de uma organização e propor soluções para o clima organizacional. Também são ótimos profissionais quando o assunto é otimizar processos, tanto nos próprios ambientes corporativos quanto nos aspectos externos da empresa. 

Caso o estudo confirme a necessidade de aprimorar as habilidades no aspecto da liderança, o profissional também pode indicar cursos de liderança, comunicação interna e até mesmo de relações pessoais no ambiente de trabalho. 

Neste artigo você conferiu quais atitudes podem tornar o ambiente de trabalho negativo e improdutivo. Viu também algumas dicas importantes para contribuir com um clima organizacional melhor. Mas é claro que isso tudo depende do esforço coletivo, concorda?

De qualquer forma, esperamos que este conteúdo tenha contribuído com a sua forma de agir no ambiente de trabalho. Não esqueça de conferir outros assunto do nosso blog. Leia também: Estresse no trabalho? Veja as causas mais comuns e como evitar. 

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