Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Como ser líder: 10 erros que você jamais deve cometer - Targo
6301
post-template-default,single,single-post,postid-6301,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Como ser líder: 10 erros que você jamais deve cometer

Muitos profissionais que se tornam ou pretendem se tornar líderes, na maioria das vezes, não estão preparados para assumir esse tipo de responsabilidade. Normalmente, são pessoas que desempenham um ótimo trabalho dentro da empresa e são incitados a enfrentar novos desafios. Porém, por não saber como ser líder, alguns não atendem às expectativas, o que resulta no surgimento de problemas, reclamações e resultados negativos.

A liderança envolve muito menos uma posição de autoridade e tem mais a ver com a de influenciar as pessoas ao seu redor. Você recebeu uma promoção recentemente ou tem quer ser promovido a líder onde você trabalha? Então leia atentamente todas as dicas que temos. É necessário conhecer alguns pontos básicos para não levar você e sua equipe ao erro.

No decorrer deste post, você vai poder fazer uma autoanálise e saber se o seu papel dentro da instituição. Confira!

Atenção aos alertas para evitar falhas como líder

Muitos líderes, por falta de conhecimento e às vezes acharem que estão fazendo o certo cometem alguns erros que acabam prejudicando o desenvolvimento e os resultados de toda uma equipe. Veja como ser líder e quais os erros que você deve evitar.

Alerta Nº1: Dificultar a comunicação e estar indisponível

Ser um líder não é simplesmente delegar tarefas. Claro, que você terá que atribuir algumas atividades, entretanto, isso não é sinônimo de distanciamento. O que muitas vezes acabe gerando abandono da sua equipe. Por isso, é preciso criar vínculos, canais de comunicação e explicar as pessoas como usá-los.

Mostre que você está ali para apoiá-los e para dar o suporte que eles, com certeza, irão precisar.

Alerta Nº2: Você não passa informações sobre os clientes para os funcionários

Em toda empresa os colaboradores precisam entender as necessidades dos seus clientes para desenvolverem o trabalho corretamente e para que o resultado fique conforme eles desejam.

O responsável por fazer essa ponte entre os dois para informar as experiências e as expectativas do seu consumidor para a equipe é o líder.

Alerta N°3: Você mostra pouco compromisso com o propósito da empresa

Os funcionários precisam sentir que estão trabalhando em prol de algo maior e não somente para obter lucros ao negócio. Eles querem saber se o esforço deles está transformando um lugar ou uma vida e o líder é a pessoa que incentiva o desempenho e liga essa equipe à instituição.

Você também pode se interessar por:

– Você sabe o que fazer para empreender com sucesso?

– Como um líder deve se comportar durante tempos de crise?

Alerta Nº4: Não conseguir definir ou alinhar metas

Um dos objetivos mais importantes de ser um líder é poder mostrar aos colaboradores a maneira com que eles irão contribuir para o crescimento da empresa. Para isso, é necessário que haja um planejamento de todo o processo e que o serviço seja distribuído igualitariamente entre a equipe. Você precisa fazer com que o colaborador se sinta parte importante do sistema de trabalho, o que de fato ele é.

A ausência de uma meta desmotiva o colaborador e gera insegurança para que o colaborador consiga responder às expectativas da empresa.

Alerta Nº5: Você não escuta

Alguns líderes acreditam que por ter esse cargo sabem o suficiente e não precisam ouvir e nem receber opiniões. Mas na verdade é que os colabora é quem executam as atividades e sabem como melhorar seu trabalho. E a partir disso, um bom líder que sabe escutar pode elaborar boas estratégias.

Bons líderes que são bons ouvintes, muitas vezes, são os profissionais mais inspiradores. Eles recebem as ideias dos funcionários e dão um feedback sobre elas, assim como as reclamações ou as soluções de problemas. São eles que estão diretamente envolvidos com a rotina de cada funcionário e podem evitar insatisfações futuras.

Alerta Nº6: Você não cumpre com os valores da empresa

Os profissionais que conhecem os valores e a finalidade do negócio são capazes de tomar decisões sem a presença de seus superiores. Porém, aqueles que são levianos por conta de certos atos, acabam gerando dúvidas e ineficiência para o desempenho de sua equipe.

Alerta Nº7: Você não faz seus funcionários se sentirem valorizados

Um líder que respeita, cuida e desenvolve sua equipe recebe em troca profissionais mais produtivos, fiéis e comprometidos. Já aquele que desrespeita e faz os funcionários se sentirem ameaçados, perde a vantagem de um rendimento adequado para o alcance do sucesso.

Alerta Nº 8: Não entendem de pessoas ou não sabem lidar com elas

Cada colaborador tem valores, modelo mental, personalidade e motivação muito diferentes uns dos outros, de acordo com as suas experiências de vida. Cada, um possui um perfil comportamental distinto (catalisador, controlador, apoiador e analítico), o que exige um líder bem preparado para tal desafio.

Por isso, a dica anterior é muito importante. Saber ouvir os colaboradores que trabalham com você é essencial para você saber a lidar com eles e a entendê-los.

Alerta Nº9: Não desenvolvem seus colaboradores

Muitas vezes, os líderes focam exclusivamente na realização dos objetivos da empresa, deixando a desejar uma das principais necessidades que o ser humano possui: a de aprender. Entenda que a aprendizagem é fundamental para atingir metas.

A maioria das pessoas é movida por desafios, aprender algo novo, fazer a diferença ou desenvolver talentos. Aproveitar esse sistema de orientação interna, recompensando com bônus, promoções, dinheiro ou até mesmo recompensas momentâneas pode gerar um bom retorno do colaborador para com a empresa.

Desenvolver habilidades na sua equipe é fundamental para que eles possam ir além e melhorar seu desempenho e produtividade. E motivá-las é um exemplo disso.

Alerta Nº10: Administrar tarefas e não liderar as pessoas

Pessoas não gostam quando são tratadas de forma mecânica, como se fossem se a vida deles se resumisse ao trabalho. A liderança, deve inspirar o melhor das pessoas, desenvolvendo confiança e incentivando o risco positivo.

Gostou do conteúdo? Então provavelmente você vai querer aprender sobre Liderança e motivação: dicas incríveis para comandar uma equipe