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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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6 sinais de que você está falhando como líder – Targo
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6 sinais de que você está falhando como líder

Muitos profissionais que se tornam líderes, na maioria das vezes, são pegos de surpresa em relação a essa promoção. Normalmente, são pessoas que desempenham um ótimo trabalho dentro da empresa e são incitados a enfrentar novos desafios. Porém alguns, infelizmente, não atendem às expectativas, o que resulta no surgimento de problemas, reclamações e resultados negativos para todos. No decorrer deste post, você vai poder fazer uma autoanálise e saber se o seu papel está sendo desenvolvido da maneira correta dentro da instituição.

Atenção aos alertas para evitar falhas como líder 

Alerta Nº1: Você não passa informações sobre os clientes para os funcionários

Em toda empresa, os colaboradores precisam entender as necessidades dos seus clientes para desenvolverem o trabalho corretamente. O responsável por fazer essa ponte entre os dois para informar as experiências e as expectativas do seu consumidor para a equipe é o… líder.

Alerta N°2: Você mostra pouco compromisso com o propósito da empresa

Os funcionários precisam sentir que estão trabalhando em prol de algo maior e não somente para obter lucros ao negócio. Eles querem saber se o esforço deles está transformando um lugar ou uma vida e o líder é a pessoa que incentiva o desempenho e liga essa equipe à instituição.

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Alerta Nº3: Você não consegue definir ou alinhar metas

Um dos objetivos mais importantes de ser um líder é poder mostrar aos colaboradores a maneira com que eles irão contribuir para o crescimento da empresa. Para isso, é necessário que haja um planejamento de todo o processo e que o serviço seja distribuído igualitariamente entre a equipe. Você precisa fazer com que o colaborador se sinta parte importante do sistema de trabalho, o que de fato ele é.

Alerta Nº4: Você não escuta 

Líderes que são bons ouvintes, muitas vezes, são os profissionais mais inspiradores. Eles recebem as ideias dos funcionários e dão um feedback sobre elas, assim como as reclamações ou as soluções de problemas. São eles que estão diretamente envolvidos com a rotina de cada funcionário e podem evitar insatisfações futuras.

Alerta Nº5: Você não cumpre com os valores da empresa 

Os profissionais que conhecem os valores e a finalidade do negócio são capazes de tomar decisões sem a presença de seus superiores. Porém, aqueles que são levianos por conta de certos atos, acabam gerando dúvidas e ineficiência para o desempenho de sua equipe.

Alerta Nº6: Você não faz seus funcionários se sentirem valorizados

Um líder que respeita, cuida e desenvolve sua equipe recebe em troca profissionais mais produtivos, fiéis e comprometidos. Já aquele que desrespeita e faz os funcionários se sentirem ameaçados, perde a vantagem de um rendimento adequado para o alcance do sucesso.

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