Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Anda sem tempo? Veja essas 10 dicas práticas para melhorar a produtividade no trabalho!
6296
post-template-default,single,single-post,postid-6296,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Anda sem tempo? Veja essas 10 dicas práticas para melhorar a produtividade no trabalho!

Saímos de casa todos os dias com um planejamento na cabeça, porém devido à correria, às novas tarefas e aos imprevistos, tudo aquilo que programamos acaba não acontecendo. É nessas horas que você começa a desejar que o dia dure mais do que 24 horas ou que você possa estar em dois lugares ao mesmo tempo para resolver as atividades mais rapidamente.

Manter uma boa gestão do tempo e uma produtividade eficiente é difícil, mas isso não significa que você não vai conseguir ter a disciplina necessária para conquistar uma vida equilibrada.

Neste post, você confere algumas dicas importantes para tornar o seu dia mais proveitoso.

Para um bom empreendedor, saber organizar o próprio horário é essencial para aumentar o desempenho da equipe e conseguir resolver seus problemas com sucesso.

Leia também:
6 sinais de que você está falhando como líder
5 sinais de um ambiente de trabalho ruim

Dicas para melhorar a produtividade no trabalho

1. Faça um planejamento

Apesar de parecer um tanto comum e clichê, o planejamento ajuda bastante na produtividade do trabalho e na otimização de tempo do dia a dia. Por isso, antes de dormir, reserve um tempo da noite para fazer uma lista de tarefas que devem ser cumpridas no dia seguinte.

Se o seu tempo é curto para anotar no papel, você pode usar aplicativos de anotações que servem para ajudar nesse processo. Além disso, coloque as atividades em ordem de prioridade, assim você dorme tranquilo e desperdiça menos tempo no dia seguinte.

2 – Delegue tarefas

É normal um gestor acabar acumulando pendências em sua rotina que não cabem a ele, por isso trabalhe em equipe. Pare de tentar fazer tudo sozinho! Isso pode acabar atrapalhando a sua produtividade no trabalho, além de conseguir participar de outras tarefas mais importante.

Dessa forma, delegar mais afazeres aos seus funcionários ou a outros membros de sua equipe é uma solução para ganhar tempo. Além disso, você proporciona maior participação de cada colaborador dentro da organização, porém, lembre-se de respeitar as habilidades e conhecimentos de cada um.

3 – Não adie suas atividades

A procrastinação é um dos itens que mais afeta negativamente o prosseguimento da empresa, já que ela pode resultar em um gasto desnecessário de tempo e energia.

Em uma análise geral, sempre deixamos por último as tarefas que achamos mais complicadas ou menos prazerosas. Isso é um erro, pois as atividades acabam se acumulando, levando mais tempo para finalizá-las

Uma motivação para realizá-las é pensar na importância e nos resultados que elas irão atribuir ao seu negócio. Além disso, pense nas coisas que você poderia ter feito caso não tivesse adiado tais tarefas.

4 – Controle sua lista de afazeres

Um dos melhores métodos para ser mais produtivo em seu cotidiano é ter controle da sua lista de atividade. É fundamental elencar tudo o que você precisará fazer no seu dia, inclusive, o tempo para responder aos e-mails, usar as redes sociais, etc.

A ideia é que você saiba administrar e colocar de maneira estratégica e hierárquica as atividades a serem feitas. Além disso, outras tarefas urgentes podem surgir ao decorrer do dia, caso isso aconteça, adicione as atividades na lista para não serem esquecidas.

Isso ajuda a aumentar a produtividade no trabalho, além de gerar melhores resultados ao final de cada dia.

5 – Uma coisa de cada vez

Não faça várias tarefas ao mesmo tempo, pois isso pode sabotar a sua produtividade no trabalho. Um empreendedor de sucesso sabe que, para ganhar tempo e rendimento em seu negócio, não se deve tocar na mesma tarefa duas vezes.

Por isso, procure sempre manter o foco em apenas uma atividade, assim, o nível de concentração não é prejudicado. Quando for iniciar uma atividade, dedique-se exclusivamente a ela e aplique os esforços necessários para finalizar o processo.

Dessa forma, você evita correr o risco de fazer tudo de novo, além de entregar resultados com qualidade.

6 – O não é a palavra-chave

Aprender a dizer NÃO é uma das habilidades imprescindíveis para quem deseja otimizar o tempo. Tenha responsabilidade por aquilo que você tem certeza que vai poder cumprir e evite ocupações aleatórias em sua rotina.

7 – Pare com as interrupções

É possível aumentar a sua produtividade evitando distrações. Enquanto estiver no trabalho, evite perder tempo ao telefone, televisão e conversas paralelas. Além disso, desconecte-se das redes sociais, pois elas acabam ocupando bastante atenção, fazendo com que você perca o foco e a concentração de suas atividades.

8 – Use ferramentas que aumentam a produtividade

Há algumas ferramentas digitais que podem ajudar na produtividade, pois elas servem como grandes aliadas nessas horas. Elas são:

  • Todoist;
  • Trello;
  • TomatoTimer;
  • Pocket.

O Google Now, é um dos principias, ele que funciona como um assistente pessoal. Com ele é possível criar listas de tarefas, fazer pesquisa na internet, anotações e muitas outras funções. Além disso, pode ser usado em smartphone, tablets e notebooks.

Existe uma infinidade de ferramentas que auxiliam na produtividade, basta pesquisar na internet e você vai encontrar várias à sua disposição.

9 – Mantenha o bom humor

Manter o bom humor no ambiente de trabalho faz toda diferença para conseguir melhorar a produtividade no trabalho. Se alguém falar alguma coisa que você não gosta, simplesmente ignore. Pois o tempo que você gasta se remoendo, pode ser aproveitado realizando outras atividades do trabalho.

10. Trabalhe, mas descanse

Trabalhar muito não é sinônimo de produtividade, pelo contrário, isso pode acabar prejudicando. Passar horas concentrados em uma atividade pode ser desgastante, por isso é essencial tirar um tempo de descanso. Dessa forma, é possível recuperar as energias que foram gastas desnecessariamente. O principal é relaxar e esquecer as preocupações.

A produtividade no trabalho é essencial para garantir bons resultados. Tornar o tempo mais produtivo pode ser um desafio, mas não é impossível! Por isso, é importante seguir essas dicas e colocá-las em práticas para ter sucesso na empresa, produzindo suas tarefas em menos tempos e com mais qualidade.

Gostou do nosso conteúdo? Bem bacana, não é? Temos certeza de que a partir de agora executar suas tarefas diárias com foco e determinação a fim de ganhar tempo para resolver urgências e aumentar definitivamente o seu rendimento ficou ainda mais fácil. Veja também: Consultoria empresarial: saiba como ela pode ajudar na gestão de pessoas