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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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Atender e encantar: saiba como deixar seu cliente feliz – Targo
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Atender e encantar: saiba como deixar seu cliente feliz

Todo mundo sabe que um bom atendimento conta muito para a reputação de uma empresa. Isso porque um cliente satisfeito com os seus serviços certamente vai recomendar e indicar o seu negócio a alguém. E não tem coisa melhor para um empresário do que ter o seu esforço reconhecido e principalmente divulgado boca a boca, não é mesmo? Se você também quer aprender como oferecer o melhor atendimento para encantar o seu comprador, nós preparamos essa matéria para dar algumas dicas essenciais para ajudar você a alcançar esse objetivo. É só conferir!

Por que atender bem?

Imagine o caminho que o seu cliente percorreu até encontrar o seu negócio. Pesquisas na internet, conversa com amigos e até mesmo indicação pelas redes sociais. Depois disso, ele decide se dirigir até sua empresa e tudo que ele mais deseja é ter suas necessidades iniciais atendidas.

É aí que o seu atendimento precisa ser o melhor possível, porque a primeira impressão é a que fica, não é? Você pode oferecer o melhor produto ou serviço disponível no mercado, mas se o atendimento for ruim, é muito provável que o consumidor vá para a concorrência. E na pior das hipóteses, um post de reclamação nas redes sociais pode manchar de vez a sua reputação.

Veja também:
O que fazer quando os clientes reclamam nas redes sociais?
5 problemas comuns que afetam o crescimento da sua empresa

O que eu preciso fazer para oferecer um bom atendimento?

encantamento

Oferece uma boa experiência para o cliente é importante para mantê-lo sempre perto de você.

Todo processo de encantamento começa com um bom atendimento, isso é fato! Por isso, o seu negócio precisa ser bem organizado, principalmente quando o assunto é relacionamento com o cliente. Por isso, siga algumas orientações:

– Regularize os seus prazos

Se sua companhia trabalha com prazos de entrega, por exemplo, jamais deixe de executar tudo dentro do tempo estipulado. Imagina que você fez um acordo com um comprador via internet e sua companhia prometeu que dentro de sete dias o produto já estaria nas mãos dele. Completado o tempo de uma semana e ele não recebeu, as chances dele continuar comprando de você é quase inexistente.

– Mantenha contato com o seus clientes

Seguindo o exemplo anterior, mantenha o comprador sempre informado sobre a sua demanda. Nada de sumir e ainda atrasar na entrega da encomenda. E isso vale para antes e depois da compra. Uma vez que você vendeu um produto e satisfez a necessidade do comprador, é certeza de que ele gostaria de voltar a ter a mesma experiência outras vezes. Mas se ele se sentir abandonado, é fácil ele procurar a sua concorrente e abandonar você.

– Jamais prometa o que não pode cumprir

Você já deve ter ouvido a frase negativa “ah, é tudo marketing!”. Isso tem um peso negativo muito grande quando alguém se refere à sua empresa dessa maneira. Por isso, na hora de investir numa campanha publicitária nas mídias, nada de oferecer produto tal por um preço X só para atrair pessoas e não poder vender como saiu no anúncio. Além de ser crime, não é existe nada mais frustrante para um consumidor.

Cativar o cliente cria relações com a sua empresa

Você já viu que o atendimento ao cliente é um processo complexo que vai muito além de atrair compradores e vender, envolve também o encantamento dele. E isso é possível mantendo um nível de relacionamento amigável com o seu consumidor. Use as redes sociais para anunciar novidades, lançamentos e promoções. Afinal, quem não gosta de ganhar brindes de vez em quando, não é?

Gostou das dicas? Pois é, aplicando corretamente as nossas orientações você vai perceber a diferença importante no seu negócio. Para ajudar no crescimento do seu empreendimento, leia também: 5 habilidades que os empreendedores devem desenvolver.