Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Atendimento ao cliente: vale a pena investir nos chatbots?
6772
post-template-default,single,single-post,postid-6772,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Atendimento ao cliente: vale a pena investir nos chatbots?

Se alguém falasse para você mais ou menos 20 anos atrás que um dia iríamos conversar com robôs, provavelmente, você não acreditaria, não é? Afinal, isso é coisa que a gente vê só em filme, certo? Errado! Isso porque, com o avanço da tecnologia, hoje, é possível comprar produtos, solicitar serviços e até fazer reclamações com a ajuda de atendentes virtuais. O nome deles? Chatbots!

Mas o que eles são? Será que os chatbots vão substituir as pessoas no futuro? Eles realmente podem melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa? Entenda melhor logo abaixo:

Primeiramente, o que são os chatbots?

Os chatbots são um programa de computador capaz de simular uma conversa humana em um chat. É algo programado que faz exatamente o que foi pré-definido. Ele vem sendo cada vez mais utilizado, por exemplo, para responder de forma rápida e completamente automatizada às dúvidas mais frequentes do seu cliente.

Um jeito bem bacana de entender o que é um chatbot é pensar na Siri, da Apple, que funciona de maneira parecida. Ela consegue abrir aplicativos, informar a previsão do tempo e ligar para uma pessoa da sua agenda apenas com o seu comando de voz.

Grandes empresas como a Sephora e a H&M perceberam o potencial da inteligência artificial para oferecer um bom atendimento ao cliente. Com o uso dos chatbots, elas ajudam o consumidor a escolher a melhor roupa e enviam sugestões personalizadas com base no tom de pele da pessoa. Legal, não é?

Mas é possível ir além! Com uma boa estratégia de comunicação, esses robozinhos podem obter informações preciosas do seu cliente e melhorar as taxas de geração de leads, que podem se tornar futuras oportunidades de negócio.


Você pode gostar também:

5 problemas comuns que afetam o crescimento da sua empresa

O que fazer quando os clientes reclamam nas redes sociais?


O que os chatbots não podem fazer?

Como explicamos mais acima, um chatbot é um software que reproduz comandos pré-definidos. Então para ele funcionar de maneira correta é importante ter alguém por trás desse processo, uma equipe especializada no assunto.

Por isso, até o momento, é arriscado e nada recomendável achar que os chatbots substituem completamente uma pessoa da sua empresa. O que ele faz é agilizar essa comunicação e diminuir a dependência do setor de atendimento para resolver situações burocráticas e repetitivas.

Vale a pena investir nos chatbots?

Para descobrir se esse tipo de tecnologia realmente combina com a sua empresa, é preciso imaginar o potencial dela antes de começar a investir muito dinheiro. Você precisa pensar em como o chatbot pode auxiliar você a resolver problemas.

E isso pode acontecer na área de vendas, com a conversão de usuários em leads, na área de atendimento, com respostas às dúvidas mais frequentes, ou até mesmo, na nutrição da sua base de contatos, com materiais e sugestões exclusivas.

Não se esqueça também de prestar atenção ao canal em que o bot vai operar. Pode ser no Facebook Messenger ou no chatzinho no seu site, por exemplo.

Algumas ideias do que você pode fazer com os chatbots são:

– Vender produtos ou serviços;

– Marcar/desmarcar consultas/exames;

– Entender em qual estágio do funil o seu lead está;

– Fazer pedidos de remessas.

O que achou do conteúdo? Ficamos muito contentes por você ter chegado até aqui. Agora, que tal conhecer o nosso infográfico gratuito que mostra como a internet pode ajudar você a crescer?

Nele, nós mostramos:

– Como o Marketing Digital pode auxiliar a sua empresa;

– 4 ferramentas incríveis que você pode utilizar;

– A importância de capacitar a sua equipe para novos desafios.
E muito mais! Para acessar o conteúdo completo, basta clicar aqui.

Post Tags: