Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Atendimento ruim: 7 problemas que vão acabar com as suas vendas
6781
post-template-default,single,single-post,postid-6781,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Atendimento ruim: 8 problemas que vão acabar com as suas vendas

O atendimento está diretamente ligado ao sucesso de vendas e lucro de uma empresa. Afinal, todo negócio é dependente de pessoas que possam se beneficiar dos seus produtos. Se você está percebendo sua empresa balanceada quanto às vendas ou recebendo muitos reviews negativos em suas redes sociais, está na hora de observar onde você pode melhorar no atendimento ao cliente.

Nós, da Targo Consultoria, queremos te ajudar a identificar os 8 problemas que podem estar prejudicando seu negócio. Acompanhe!

Consequências do mau atendimento

Antes de abordamos onde você pode estar errando no seu atendimento, saiba que o atendimento ruim é principal razão da perda de clientes. Perdendo o cliente, as vendas da empresa caem e desencadeiam uma série de resultados ruins até o fechamento da empresa. Mas não é só isso. Veja:

Perda de clientes

Quantas vezes você frequentou uma loja em que o preço do produto estava maravilhoso mas o atendimento tão ruim que fez você não querer mais voltar lá? Você já quis cancelar um serviço na central de atendimento e não conseguiu? Não tem coisa pior, não é?

Esses são alguns exemplos clássicos de empresas que não investem como deveriam em atendimento. Uma das consequências disso é a desistência da compra e, consequentemente, a perda do cliente.

Prejuízo nas vendas

Uma vez que o cliente passa por transtornos, a primeira atitude é não querer mais comprar na empresa. Realizar qualquer tipo de negócio fica totalmente fora de cogitação, acarretando em prejuízo nas vendas, falta de faturamento, menos lucro, além de mercadoria parada em estoque. Quando ocorre com frequência, a empresa pode sentir os reflexos no baixo fluxo de caixa.

Má reputação da empresa

O que é bom, nem todo mundo comenta. Mas quando não é, a má fama vai longe. É isso que acontece quando a empresa vacila no atendimento ao cliente. Ao ser mal atendido e não ter o seu problema resolvido, o cliente se aborrece e dispara, no mínimo, uma reclamação nas redes sociais, o que não é nada positivo para o seu negócio.

Rotatividade de funcionários

Muitas vezes, o gestor da empresa acredita que o problema está no funcionário que não sabe lidar com o cliente. Isso até pode ser verdade, mas se isso acontece é porque não se investe no treinamento dos funcionários.

A consequência desse problema é a alta rotatividade de pessoal, com a esperança de se encontrar no mercado alguém que já esteja pronto para exercer a função.

Perda de competitividade

Os clientes procuram soluções para os problemas pra ontem, ou seja, enquanto se perde tempo dando tiro no escuro, a empresa perde a competitividade no mercado. Os potenciais consumidores estão realizando compras na empresa concorrente, o que não é nada bom para o seu negócio.

Falência

Dependendo do tempo que a empresa perde não percebendo suas falhas de atendimento, o processo para a falência pode chegar mais rápido do que se imagina. Por isso, é hora de abrir os olhos para o que pode estar acontecendo no seu estabelecimento.

Não deixe de conferir também:
Liderança: dicas incríveis para comandar uma equipe
Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar a sua empresa?

8 problemas que vão acabar com as suas vendas

1. Abordagem ultrapassada

Um bom atendimento requer educação, bom humor e agilidade. E isso não quer dizer que o atendente deve parecer um robô, apresentando a mesma abordagem para todos os clientes. A qualidade do atendimento muitas vezes está ligada a adaptação às necessidades e trejeitos do consumidor. Isso se chama atendimento personalizado e é um fator a ser trabalhado por toda empresa.

2. Invasão de espaço

A invasão de espaço é uma consequência da forma que os atendentes são orientados a tratar o cliente da mesma maneira. Clientes não se sentem tentados a retornar quando ficam desconfortáveis e com o sentimento de perseguição por parte dos colaboradores. É essencial saber respeitar o espaço, não se mostrar invasivo e tornar o atendimento mais humano.

3. Alternativas de atendimento

Está ultrapassada a ideia de que o cliente precisa se deslocar para buscar informação com um estabelecimento sobre um produto ou serviço. Um dos primeiros passos do consumidor é fazer pesquisa pela internet, seja em sites de busca ou nas redes sociais. A inacessibilidade é um dos fatores que faz o cliente buscar a concorrência.

É por isso que o atendimento também deve se fazer presente em diversos canais de comunicação. Então, busque ter canais variados para que seu comprador chegue até você. WhatsApp, Instagram, Facebook, Telefone, e-Mail, Chatbot no site. Você possui várias alternativas!

4. Falta de agilidade

Nada irrita mais do que a demora para a resolução de um problema. E a compra, que deve ser tratada como uma solução para o cliente, afinal ele procurou um produto ou serviço para resolver sua situação.

Então, deixar o cliente muito tempo na fila, prometer que vai buscar no estoque e demorar ou não responder no atendimento online requer agilidade e causa nervosismo e desistência quando não resolvido.

5. Pós-venda displicente

O ato de compra não acaba na entrega do produto. Se o comprador teve algum problema ou insatisfação o trabalho do atendimento continua, pois a meta final da empresa é a satisfação do cliente. Deixar o comprador sem atualização do seu problema, não propor soluções e ignorar suas reclamações implicam em descaso e indiferença da empresa.

6. Não avaliar seu atendimento

Você pode ser crítico o quanto quiser e ter um olhar rígido quanto aos processos do seu negócio, mas só quem pode dizer se foi bem atendido ou não é o comprador. Por isso, busque formas de ter um feedback sobre como sua empresa está indo quanto ao processo de venda.

Uma dica é se familiarizar com o Net Promoter Score. A metodologia é uma forma de avaliação de 0 a 10 para mostrar o nível de satisfação do cliente.Os resultados mensuram os clientes em promotores, neutros e detratores. Aplicando essa metodologia, você pode traçar ações práticas de resolução e ouvir sugestões para aprimorar o seu atendimento.

7. Desinteresse da gestão

Desde a ideia do processo de venda até sua execução há uma gestão que decidiu como trilhar. Isso quer dizer que toda a falha dos colaboradores acaba sendo um reflexo da gestão, afinal é o cabeça do grupo que deve orientar corretamente quantos aos passos dados pela empresa.

Além disso, é função da gestão buscar capacitar e acompanhar todo o andamento dos setores. Tenha em mente que é sua marca que está buscando ser reconhecida e fortalecida no mercado. Por isso, atente-se a tudo.

8. Treinamento inadequado de atendentes

Aqui está a chave de todos os problemas de atendimento de um negócio: a falta de capacitação. O despreparo dos colaboradores resultam em experiências decepcionantes que se propagam e acabam prejudicando a reputação da empresa.

Está nas mãos de quem tem contato direto com o comprador fazer o encantamento e oferecer uma experiência surpreendente que retenha o consumidor e o faça indicar sua empresa para outras pessoas, trazendo novos clientes.

Teste de qualidade do atendimento

Está achando complicado assimilar todos os pontos mencionados anteriormente? Nós vamos te ajudar. Aqui, você vai conferir um checklist para saber se a sua empresa está realmente preparada para atender bem. Acompanhe!

  • A sua empresa já investe em canais de comunicação online, como Facebook, Instagram, WhatApp, E-mail e Chatbot?
  • Você tem uma equipe preparada para o relacionamento com o cliente?
  • Eles recebem treinamentos periódicos para melhor atender o público?
  • Os líderes de equipes são realmente capacitados para comandar os setores da empresa?
  • Sua equipe é ágil suficiente para lidar com os seus consumidores?
  • Você investe em métodos de avaliação, como Net Promoter Score?

Responda para você mesmo essas questões e faça uma breve avaliação sobre a qualidade do seu atendimento. Se for preciso, busque soluções para o seu negócio com quem entende do assunto.

Esse conteúdo foi útil para você? Se você entendeu que a chave do seu aumento de vendas e o sucesso da empresa depende da satisfação do seu cliente, com certeza você vai querer ler esse material sobre Cliente feliz: 10 estratégias fundamentais para garantir um ótimo atendimento! Baixe agora e comece a aplicar essas táticas no seu negócio.