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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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Bom atendimento ao cliente: como ele ajuda sua empresa a crescer?
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Bom atendimento ao cliente: como ele ajuda sua empresa a crescer?

Todo mundo sabe que um bom atendimento ao cliente conta muito para a reputação de uma empresa. Isso porque um cliente satisfeito com os seus serviços certamente vai recomendar e indicar o seu negócio a alguém. E não tem coisa melhor para um empresário do que ter o seu esforço reconhecido e principalmente divulgado boca a boca, não é mesmo?

Se você também quer aprender como oferecer o melhor atendimento para encantar o seu comprador, nós preparamos essa matéria com algumas dicas essenciais para ajudar você a alcançar esse objetivo. É só conferir!

Por que oferecer um bom atendimento ao cliente?

Imagine o caminho que o seu cliente percorreu até encontrar o seu negócio. Pesquisas na internet, conversa com amigos e até mesmo indicação pelas redes sociais. Depois disso, ele decide se dirigir até sua empresa e tudo que ele mais deseja é ter suas necessidades iniciais atendidas.

É aí que o seu atendimento precisa o melhor possível, porque a primeira impressão é a que fica, não é? Você pode oferecer o melhor produto ou serviço disponível no mercado, mas se o atendimento for ruim, é muito provável que o consumidor prefira a concorrência. E na pior das hipóteses, um post de reclamação nas redes sociais pode manchar de vez a sua reputação.

Veja também:
O que fazer quando os clientes reclamam nas redes sociais?
5 problemas comuns que afetam o crescimento da sua empresa

O que eu preciso fazer para oferecer um bom atendimento?

Todo processo de encantamento começa com um bom atendimento, isso é fato! Por isso, o seu negócio precisa ser bem organizado, principalmente quando o assunto é relacionamento com o cliente. Por isso, siga as nossas orientações:

Regularize os seus prazos

Se sua companhia trabalha com prazos de entrega, por exemplo, jamais deixe de executar tudo dentro do tempo estipulado. Imagina que você fez um acordo com um comprador via internet e sua companhia prometeu que dentro de sete dias o produto já estaria nas mãos dele.

Completado o tempo de uma semana e ele não recebeu, as chances dele continuar comprando de você é quase inexistente.

Mantenha contato com o seus clientes

Seguindo o exemplo anterior, mantenha o comprador sempre informado sobre a sua demanda. Nada de sumir e ainda atrasar na encomenda. E isso vale para antes e depois da compra.

Uma vez que você vendeu um produto e satisfez a necessidade do comprador, é certeza de que ele gostaria de voltar a ter a mesma experiências outras vezes. Mas se ele se sentir abandonado, é fácil ele procurar a sua concorrente e abandonar você.

Atendimento no pós-venda é essencial

As suas equipes precisam estar desempenhadas pela estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes. Precisam entender suas impressões sobre os produtos ou serviços, o atendimento prestado e, entre outros, saber se a sua empresa foi capaz de resolver as dores deles.

Portanto, invista em pesquisas de satisfação, por e-mail ou telefone. As informações coletadas servirão para melhorar a sua atuação e relacionamento com o público, além de servir de parâmetros para outras ações da empresa.

Aposte no atendimento multicanal

O atendimento via chat, por exemplo, é uma estratégia muito efetiva para oferecer um bom atendimento ao cliente. O seu negócio precisa estar disponível nos mais diferentes veículos: telefone, site, redes sociais, chat online e outros.

O atendimento multicanal proporciona mais conforto ao consumidor, uma vez que ele pode entrar em contato com o seu negócio pelo veículo mais adequado à sua rotina.

Jamais prometa o que não pode cumprir

Você já deve ter ouvido a frase “ah, é só marketing!”. Isso tem um peso negativo muito grande quando alguém se refere à sua empresa dessa maneira.

Por isso, na hora de investir numa campanha publicitária nas mídias, nada de oferecer produto tal por um preço X só para atrair pessoas e não poder vender como saiu no anúncio. Além de ser crime, não é existe nada mais frustrante para um consumidor.

A nova economia e o mercado

Hoje em dia, a chamada disrupção mudou o paradigma de mercado, visto que as novidades tecnológicas como os smartphones, por exemplo, formou um novo nicho e uma nova maneira de consumir. Com isso, o comércio sentiu a necessidade de se adequar a essa nova forma de consumo.

E não apenas na relação de compra e venda, mas principalmente no relacionamento entre empresa e cliente. Empresas que não se incorporaram ao ambiente digital acaba se restringindo e não consegue alcançar o público que poderia.

Sinais de crescimento do negócio

Um empresa que investe no bom atendimento ao cliente sente o resultado em pouco tempo. Percebe a diferença no faturamento, nas parcerias comerciais, na fidelização do público e nas possibilidades de expansão. Esses sinais são indícios de que os esforços e investimentos em atendimento deram certo e só tendem a evoluir.

Cativar o cliente cria relações com a sua empresa

Você já viu que o atendimento ao cliente é um processo complexo que vai muito além de atrair compradores e vender, envolve também o encantamento dele. E isso é possível mantendo um nível de relacionamento amigável com o seu consumidor. Use as redes sociais para anunciar novidades, lançamentos e promoções. Afinal, quem não gosta de ganhar brindes de vez em quando, não é?

Gostou das dicas? Pois é, aplicando corretamente as nossas orientações você perceberá a diferença no seu negócio. Para ajudar no crescimento do seu empreendimento, não deixe de conferir também: 5 habilidades que os empreendedores devem desenvolver.