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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar a sua empresa?
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Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar a sua empresa?

Estar bem colocada entre as concorrentes é o sonho de qualquer empresa. Saber que está sendo indicada por um cliente ou tida como referência no mercado é motivo de muito orgulho para o empreendedor. Mas, para alcançar esse patamar, são necessárias uma combinação de estratégias que, juntas, conseguem ajudar a empresa a crescer. Você já se perguntou sobre a importância da pesquisa de satisfação?

Ela também está incluída no pacote de boas práticas de sucesso. Nesta matéria, nós, da Targo Consultoria, vamos mostrar para você como essa simples atitude é responsável por grandes resultados. Confira!

A importância da pesquisa de satisfação

Você alguma vez já se perguntou se os seus clientes andam satisfeitos com a forma com que a sua empresa atua no mercado? Se sim, parabéns! É sinal de que realmente você tem um espírito empreendedor. Se não, é hora de ter atenção. Questionamentos como esse são importantes para a saúde financeira de qualquer negócio.

Por meio da pesquisa de satisfação é possível entender o que precisa ser melhorado e assim buscar alternativas que possam solucionar problemas da empresa que às vezes não são tão evidentes. Também por meio dos dados é possível repensar estratégias que já apresentam bons resultados. Entendeu agora por que é importante pesquisar?


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Conheça o método Net Promoter Score (NPS)

Tido como um dos mais importantes métodos, o NPS foi criado pelo estudioso norte-americano Fred Reichheld. Baseado num questionário com perguntas simples, a metodologia consegue em classificar os cliente em três grandes grupos: promotores, neutros e detratores.

Com isso, é possível mensurar o grau de satisfação dos seus consumidores e saber se eles são promotores da sua marca. Os resultados dessa técnica podem ser classificados de acordo com a pontuação:

0 ou menos: zona crítica (alto índice de clientes detratores);

0 a 5: zona de aperfeiçoamento (grande volume de detratores e neutros);

5 a 7,5: zona de qualidade (a empresa possui mais clientes neutros e promotores do que detratores);

7,5 a 10: zona de perfeição (possui um alto índice de clientes promotores de poucos detratores).

Métricas importantes para serem avaliadas

Quem pensa que apenas uma escala que mostre graficamente o nível de insatisfação de 0 a 10 é suficiente, está enganado. Claro, esses pontos são importantes, mas quanto mais dados você consegue acerca da própria empresa, melhor. Veja abaixo métricas que precisam ser avaliadas:

  • Expectativa do clientes versus percepção: a satisfação é medida pela expectativa que o consumidor tinha do seu produto ou serviço e se você conseguiu cumprir essa expectativa.
  • Chance de recomendação para os amigos é um ponto bastante relevante. Como dizem, saber que você foi indicado por alguém é sinal de que realmente o seu negócio satisfaz as necessidades do cliente.
  • Experiência do cliente x experiência ideal: que os clientes são exigentes, isso não é novidade. Independente do produto ou serviço que sua empresa oferece, é difícil alcançar a perfeição. Por isso, é fundamental saber quais os parâmetros ideias que o seu público usa para definir uma excelente empresa.
  • Repetição de compra: cliente satisfeito sempre retorna ou fica com a intenção de voltar. Por isso, fazer perguntas que remetam à vontade do cliente de fazer uma nova compra no seu negócio é fundamental para saber o quão satisfeito o seu cliente ficou ou não.

Como os dados podem ajudar a empresa

Essa é a pergunta que não quer calar. Afinal, obter dados com a pesquisa de satisfação não é um mero protocolo, concorda? Com essas informações, você vai ter em mãos uma importante ferramenta para descobrir o que precisa ser melhorado. Eles vão ajudar você a:

Cumprir expectativas: por meio do resultado, é possível entender as expectativas do público e encontrar melhorias;

Economizar tempo e dinheiro: entendendo o comportamento e exigências do público, você não perde tempo investindo tempo e dinheiro de maneira erra;

Encarar os problemas e encontrar soluções: funciona como um procedimento preventivo. Os dados podem dizer se existe um problema antes mesmo deles refletirem num possível prejuízo financeiro;

Apontar novas oportunidades: ouvir as críticas e sugestões são um importante meio para enxergar possibilidades não percebidas antes;

Fidelizar clientes: quando uma pessoa percebe que sua voz é ouvido, ela se sente importante para a empresa. Isso contribui para estabelecer relações mais duradouras e fiéis.

Nesta matéria você viu como a pesquisa de satisfação pode ajudar a sua empresa a alcançar bons resultados. É claro que um negócio precisa de uma combinação de estratégias eficientes para crescer. O nosso blog está cheio de conteúdos incríveis para ajudar você. Confira também: Atender e encantar: Saiba como deixar seu cliente feliz.