Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Dinâmica do Espelho: saiba como ela pode melhorar o seu trabalho - Targo
6992
post-template-default,single,single-post,postid-6992,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Dinâmica do Espelho: como ela pode ajudar você a se tornar um profissional melhor?

As dinâmicas em grupo são técnicas descontraídas que tem o objetivo de conseguir informações dos participantes como características de personalidade. A dinâmica do espelho é um exemplo disso e é muito usada para avaliar o comportamento e provocar uma autoavaliação.

O intuito das dinâmicas em grupo é parecer uma brincadeira para que os participantes se sintam mais à vontade para que se envolvam na técnica aplicada. Por isso, a dinâmica do espelho é indicada quando as empresas querem desenvolver algum conceito importante entre seus funcionários.

Ela é ideal para que se os participantes vejam sob outras perspectivas, possibilitando que eles ampliem a visão de si mesmo e do mundo.

Você pode se interessar por:
– O que é um coach e como ele desenvolve os seus talentos?
– Inteligência emocional: veja 5 dicas para alcançar o sucesso

O que é dinâmica do espelho?

A dinâmica do espelho é uma atividade em grupo bem simples e talvez por isso esteja tão interessante.

Os participantes são convidados a abrir uma caixa, dentro da qual teoricamente encontrarão uma foto de um dos colegas. Eles deverão falar sobre as características desta pessoa, sem falar o nome, estimulando que os outros adivinhem quem está sendo descrito.

Na realidade, dentro da caixa, há um espelho. O participante deverá descrever a si mesmo, sem revelar isto ao restante do grupo. Grande parte das pessoas reclamam que sempre falta tempo., que os compromissos tiram todas as energias. E o que atividade propõe é parar um pouco o relógio e se concentrarmos em nada mais do que em si mesmo.

Seja sincero consigo mesmo, quando foi a última vez que você parou para refletir sobre as suas atitudes, analisar as suas qualidades, os seus defeitos e as suas emoções?

Essa é uma oportunidade de fazer com que outras pessoas parem e comecem a pensar sobre isso.

Como funciona a dinâmica do espelho?

Para realizar essa atividade é necessário uma caixa fechada e um espelho. É preciso ter um bom número de pessoas, pelo menos 5 participantes. Com não é um jogo muito demorado, a integração não deve demorar mais do que meia hora, mas o tempo pode variar de acordo com o número de envolvidos.

Objetivo da dinâmica

A dinâmica do espelho tem por objetivo estimular a reflexão de cada um dos participantes sobre si e o autoconhecimento. Na realidade é algo simples, mas para algumas pessoas, é extremamente difícil reconhecer suas qualidades ou seus defeitos. Alcançar o autoconhecimento poderá render bons frutos para a atuação profissional.

Veja como fazer a dinâmica do espelho

A dinâmica é separada em basicamente em 3 partes:

1. Para a preparação

Por incrível que pareça, esses dois simples objetos do nosso cotidiano são capazes de desenvolver extraordinárias reflexões sobre cada um dos participantes. É preferível que os participantes formem um círculo, e a caixa com o espelho dentro devem ficar no centro.

Para trabalhar mais as características pessoais e os traços da personalidade das pessoas, a dinâmica do espelho refletirá a importância de cada pessoa presente.

2. Para a execução

Nesse momento os participantes serão convidados a ir ao centro do círculo e abrir a caixa, onde ele acha que vai encontrar a foto de um dos colegas. Portanto ele deve descrever a pessoa deixando que os outros tentem adivinhar quem está sendo descrito. Neste instante, ainda não será revelada a resposta.

Na hora de descrever a pessoa, pode ser que algum participante tenha dificuldade em dizer qualquer coisa. Neste momento, é importante que ele seja estimulado, que perguntem sobre as habilidades, competências no trabalho, etc.

Para não acabar revelando e estragar a surpresa é interessante que os participantes não saibam o nome da dinâmica.

3. Para o fechamento (a reflexão)

Agora chegamos ao objetivo da dinâmica do espelho.

É a hora que os participantes irão dizer como se sentiram ao ver o que estava dentro da caixa. A atividade tem a intenção de valorizar a importância de cada um na equipe.

Leia também:
– 5 habilidades que os empreendedores devem desenvolver

O processo de autoconhecimento

Esse é um processo muito importante para evoluir em todas as possíveis esferas da vida. Porque somente através do autoconhecimento você terá em os recursos necessários para ser capaz de fazer com que as mudanças que tanto deseja aconteçam e transformem a sua realidade.

Para isso, é necessário ter em mente que se trata de um processo contínuo, pois o ser humano está em constante mudança. Algumas das perguntas que incentivam esse desenvolvimento podem ser:

  • O que eu gosto de fazer?;
  • O que me faz feliz?
  • Quais são os meus objetivos pessoais?E na vida profissional?
  • Como eu quero estar daqui a alguns anos?
  • Quais sãs as minhas maiores qualidades?
  • Quais são os principais pontos que preciso melhorar em mim?
  • Quais são meus sonhos?
  • Quais foram as minhas maiores conquistas e realizações?
  • Quais são os meus maiores arrependimentos?

Pode até parecer muitas perguntas e até difíceis de responder, mas elas fazem parte desse processo individual. A partir das respostas a questões como essas fica mais fácil de enxergar quais são as motivações, valores e de que maneira tudo isso influencia positiva ou negativamente nos êxitos ou nos fracassos de cada um. Com isso, é possível definir os caminhos que serão necessários percorrer para chegar aos resultados e objetivos que, também, vão estar bem mais definidos.

Desenvolvimento Pessoal

É muito importante para diversas áreas da sua vida que você consiga desenvolver a vida pessoal. Pensando nisso, separamos um guia com 10 hábitos pessoais que refletem na sua vida profissional. Você pode baixar esse conteúdo gratuitamente agora mesmo, clicando no banner abaixo.