Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Do empreendedorismo à liderança: os desafios e as conquistas – Targo
6112
post-template-default,single,single-post,postid-6112,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Do empreendedorismo à liderança: os desafios e as conquistas

O percentual de profissionais que resolve abrir um negócio em relação às pessoas que não têm esse desejo é muito pequeno. Se avaliarmos quantos desses deram certo na carreira solo, o número cai ainda mais. Agora, caso a questão seja pertinente à quantidade dos indivíduos que se arriscaram e ao mesmo tempo são líderes, provavelmente, o resultado  não passe das casas decimais.

O ato de empreender está ligado diretamente ao comportamento da pessoa. É a predisposição que o profissional tem para assumir riscos a fim de sair da condição de assalariado para a de patrão. O conhecimento ajuda, mas não é o requisito fundamental. Na verdade, o maior desafio de todo empresário de sucesso é ser também um grande líder. Infelizmente, o conceito de liderança e empreendedorismo são confundidos, principalmente, na cabeça dos que alcançaram o sucesso financeiro. Para muitos, ser líder é ter dado certo na vida. Mero engano.

Complemente os seus conhecimentos:
6 sinais de que você está falhando como líder

A liderança como a chave para o sucesso

Uma das características da liderança é inspirar confiança. Transmitir credibilidade aos colaboradores e à sociedade é uma grande particularidade do perfil. Não tem muito a ver com o dinheiro, pois o sucesso nas finanças é uma consequência, e não a causa. A credibilidade está relacionada diretamente ao caráter e à competência. A junção desses dois itens é que gera crédito à pessoa. Segundo Jon Huntsman, CEO de uma grande empresa, ”no jogo dos negócios ou da vida, não há atalhos morais. Existem, basicamente, três tipos de pessoas: as mal sucedidas, as temporariamente bem sucedidas e aquelas que se tornam e permanecem bem sucedidas. A diferença é o caráter”.

Todos os empreendedores bem sucedidos são competentes, mas não é regra possuir caráter, normalmente falta um item da engrenagem, assim como também nem todos os empreendedores são líderes, já que a liderança é um estágio maior e que poucos conseguem atingir.

Leia mais:
Anda sem tempo? 5 dicas práticas para ser mais produtivo!

Questionando a realidade

Os políticos são líderes? Se você analisar, dificilmente votamos em algum candidato porque acreditamos nele. Geralmente, votamos em algum familiar, amigo ou conhecido. E na pior das hipóteses, quando não temos opção, escolhemos alguém por indicação de um terceiro. É bem complicado encontrar eleitores que votam pela credibilidade dos candidatos, pois, infelizmente, o desempenho do trabalhos deles fala por si só.

A credibilidade é o mais importante atributo que uma pessoa pode ter. Sem ela, por osmose, os outros requisitos acabam trincados, inclusive, a própria liderança. Possuir crédito não é somente ser honesto, é ser íntegro e integridade é mais do que honestidade. Trata-se de inteireza, de mostrar coerência entre palavras e ações, é ter coragem de agir em conformidade com seus valores e crenças. O empreendedor de sucesso é aquele que deixa um patrimônio financeiro para sua família. O líder é aquele que deixa um legado para os familiares e para humanidade, e a herança dos bens materiais é apenas uma consequência, e não uma meta principal. Nem todo empreendedor é líder. Mas todo líder, normalmente é empreendedor de alguma causa. Eis a grande diferença.

Gostou do conteúdo? Então não perca a oportunidade de baixar o nosso GUIA exclusivo sobre Gestão do Tempo. Clique aqui para acessar o material GRATUITAMENTE.