Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Empreendedorismo: 10 dicas primordiais para ter sucesso
6750
post-template-default,single,single-post,postid-6750,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Empreendedorismo: 10 dicas primordiais para ter sucesso

Nada melhor do que abrir o próprio negócio, não é mesmo? Investir num empreendimento lucrativo requer não apenas força de vontade, mas principalmente inteligência para não fazer nada errado e ter sucesso. É nessas horas que podem surgir dúvidas e inseguranças. E cá pra nós, esse é o momento que requer muita cautela!

É preciso levar em consideração alguns aspectos, assim, é possível conseguir gerar resultados positivos no seu negócio. Apesar de todo começo ser difícil, não significa que tudo vai dar errado. Mas afinal, você já pensou o que fazer e como dar os primeiros passos?

Se você está lendo este post, é provável que esteja buscando orientações importantes para ter sucesso com o empreendedorismo e se destacar no mercado.

Foi por isso, que nós, da Targo Consultoria, listamos 10 dicas primordiais para obter êxito no seu empreendimento. Acompanhe!

10 dicas para ter sucesso no empreendimento

1 Tenha iniciativa

Se você já tem suas ideias no papel, agora você deve ter iniciativa para dar o primeiro passo. Além disso, ideias não sustentam e nem criam um negócio sozinhas, pois um empreendedor de sucesso tem atitude para aproveitar oportunidades.

No entanto, é importante não confundir esse requisito com empolgação, pois isso pode acabar prejudicando o seu negócio antes mesmo de começar.

Essa é a primeira etapa para alcançar o sucesso.

2. Escolha o ramo

Para quem ainda está começando, essa é uma dúvida normal. Nessa etapa, é preciso definir o seu ramo de interesse. Isso porque não adianta investir num determinado segmento se você pouco entende do assunto, ou apenas ouviu dizer que é um terreno fértil.

É necessário investir em algo que vai proporcionar satisfação para você. Por isso, é importante que você faça uma busca de informações sobre o mercado, além de analisar o que mais está de acordo com as suas preferências e habilidades.

Além disso, com a busca de informações você consegue montar um bom planejamento sobre o que pode ser útil para o seu negócio.

3. Avalie o interesse do público

Você, como consumidor, já deve ter percebido que algumas áreas do comércio já possuem uma escala grande de concorrentes. Se o segmento que você escolheu existe muita competição, é fundamental oferecer um serviço diferenciado.

Pesquise e avalie o que pode ser novidade para o público. Assim, as chances de se destacar e criar um público exclusivo são maiores, o que pode refletir no seu lucro. Lembre-se que os clientes estão sempre em busca de novidade!

4. Saiba investir corretamente

Essa é uma questão complicada para alguns investidores de primeira viagem. Mas, se você já sabe em que investir e em qual segmento atuar, a parte de finanças deixa de ser tão complicada.

Isso porque você já pesquisou o suficiente e tem conhecimento sobre o mercado e o público. Agora, é só aplicar o capital de modo coerente e esperar os resultados. Ah, e não esqueça de monitorar o seu capital para evitar qualquer erro.

 

Não deixe de conferir também:
Inteligência emocional: veja 5 dicas para alcançar o sucesso
Os piores erros que arruínam qualquer chance de empreender

5. Faça avaliações periódicas

O erro de muita gente é achar que sempre está indo muito bem. Isso pode até ser até positivo, olhando sob uma perspectiva da autoconfiança. Mas o problema ocorre quando ameaça, pouco evidentes, são sinais de uma tragédia anunciada.

Essas situações são bastante comuns quando o empreendedor investe todo o seu dinheiro em produtos ou serviços que dão pouco retorno.

Por isso, a dica é: faça avaliações a cada final de mês ou a cada investimento. Além disso, saiba como calcular os riscos, busque informações e dados para fazer uma avaliação.  Assim, os riscos de sofrer algum prejuízo podem ser reduzidos.

6. Não esqueça de ser diferente

Um pequeno negócio só consegue se firmar quando possui um diferencial. E não se trata apenas de oferecer produtos ou serviços diferentes. Se trata, principalmente, da qualidade.

Invista num bom (ótimo) atendimento, em ser correto nos compromissos com os clientes, em buscar melhorar sempre para oferecer ao público a melhor experiência.

7. Estabeleça metas

Sucesso é alcançar os objetivos principais do seu negócio com eficiência e eficácia, por isso é essencial estabelecer metas dentro do seu empreendimento. Dessa forma, o empreendedor consegue direcionar a atenção e ação para determinado projeto da empresa.

8. Desenvolva inteligência emocional

Um empreendedor está sujeito a passar por situações complicadas no seu empreendimento, a inteligência emocional é uma das ferramentas que os ajudam a lidarem com os momentos difíceis.

Desenvolvendo a inteligência emocional, o empreendedor consegue resolver vários problemas com calma e precisão. Dessa forma, sendo bem-sucedido e alcançar o sucesso profissional.

9. Dê um passo de cada vez

Abrir um negócio e garantir sucesso, pode ser intimidador. Muitos problemas podem surgir, e você deve desconstruí-los para resolver um passo de cada vez. Não se afobe durante esses momentos, pois isso pode acabar prejudicando ainda mais.

10. Persistência.

Empreender pode ser um grande desafio, o segredo é ter persistência para garantir o sucesso do negócio. Assim, é possível enfrentar as dificuldades, além de alcançar os objetivos e metas do empreendimento que foram estabelecidas.

Além disso, saía da zona de conforto, procure sempre novas soluções, produtos e oportunidades que podem ser essenciais para alcançar o sucesso.

Evite 7 principais erros do empreendedor

Com a pouco experiência, é possível que o empreendedor iniciante cometa alguns erros comuns que podem trazer consequências ao negócio. Apesar dos tropeços servirem de ajuda para conseguir encontrar o caminho certo, é importante evitar cometê-los.

  • Não se capacitar;
  • Desvalorizar o planejamento;
  • Não ter atitude;
  • Não inovar;
  • Desistir fácil;
  • Não ouvir críticas.

Viu que a fórmula do sucesso no empreendedorismo começa com atitudes simples? Pois é, as grandes empresas não chegaram neste patamar de qualquer jeito. E se você ainda é uma pequena empresa, não custa nada trabalhar cada vez mais nossas dicas para crescer do jeito certo e ter sucesso na vida profissional.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto e ter sucesso, leia empreendedorismo: descubra agora se você nasceu para isso!