Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Empreender: descubra agora se você nasceu para isso! - Targo
6532
post-template-default,single,single-post,postid-6532,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Empreender: descubra agora se você nasceu para isso!

Quantas vezes você já se deparou com o pensamento de abrir o próprio negócio? Aposto que isso já deve ter ocorrido algumas vezes. E se você está aqui é porque você está pensando em empreender.

Dizem que o brasileiro já nasce com o diploma de empreendedorismo no sangue, mas é claro que não é totalmente verdade. Algumas pessoas levam mais jeito para os negócios que outras.

Na verdade, existem algumas características que destacam um bom empreendedor. E nesta matéria vamos falar justamente sobre esse assunto, só que a partir da seguinte ótica: quais comportamentos um empreendedor deve ter para alcançar resultados de sucesso. Se você se identificar com os alguns pontos destacados abaixo, temos uma boa notícia. Confira:

Leia mais:
Anda sem tempo? 5 dicas práticas para ser mais produtivo!

Antes de mais nada temos algumas questões que você precisa responder para si mesmo para saber se você é ou não um empreendedor nato.

Você confia em si mesmo?

Bom, para ser um empresário é preciso que você confie na sua intuição, no seu trabalho e talento. Se você não tem confiança no que você faz será muito difícil fazer com que seu negócio decole. Para entrar no mercado de empreendedorismo é necessário convicção.

Se você tem medo, mas tem a habilidade de ultrapassar essa dificuldade saiba que este é o caminho. Essa é uma das principais características de um bom empreendedor.

Como você reage às dificuldades?

Para ser um bom empreendedor é necessário ter jogo de cintura e saber lidar com as dificuldades que irão surgir, porque elas vão aparecer cedo ou tarde. E saber controlar as situações e dar a volta por cima é indispensável para seu negócio se manter no mercado.

É claro que você pode adquirir esse talento com experiências do dia a dia.

Como está sua lista de contatos?

Construir uma rede de contatos é imprescindível para o sucesso de um empreendimento. Grandes empreendedores têm facilidade de relacionamento interpessoal, sabem se conectar e criar relacionamentos estratégicos.

Como está sua visão de futuro?

Você sabe onde quer estar futuramente? Ter visão do futuro é muito importante não só para você, mas para o seu empreendimento. Ter essa visão ajuda a planejar melhor os seus passos rumo ao sucesso e a chegar onde você pretende.

Qual mercado você tem conhecimento?

Empreender em áreas que você conhece bem pode ser mais fácil para você iniciar um negócio. Com esse conhecimento prévio é possível sondar e analisar uma necessidade em potencial e investir nisso.

Como está o seu conhecimento financeiro?

O conhecimento financeiro é muito importante para  empreender. No geral, ter conhecimento de mercado também facilita muito nessa parte de saber quanto as coisas custam e saber colocar preço no seu serviço e produtos. Mas só isso não é garantia de ser um bom gestor financeiro.

É essencial reconhecer até onde vai sua habilidade de gestão e buscar pessoas que possam contribuir com isso.

Se você conseguiu responder a essas perguntas, o empreendedorismo realmente pode ser para você. Mas saiba que não é nada fácil empreender, e um negócio não é montado do dia pra noite.

Para você ter certeza que empreender é a sua praia saiba que:

Quem nasceu para empreender…

1. Dá o primeiro passo

Dar o pontapé inicial é uma atitude corajosa que você precisa ter.

Pense com a gente: se uma pessoa que quer investir os rendimentos que tem para fundar uma empresa não tiver iniciativa, o que esperar então dela? Todo empreendedor precisa ser responsável e destemido a fim de posicionar bem as suas decisões e entender onde aplicar esforços para sair na frente da concorrência.

 2. É perseverante

A vida nem sempre é feita de acertos, concorda? Muitas vezes, fazemos as escolhas erradas e vivemos momentos ruins. Para quem aposta no empreendedorismo, esses momentos são chamados de crise. Por isso, prepare-se financeira e psicologicamente para suportar as adversidades. Mantenha-se informado para identificar as quedas e abra os olhos para prever novos possíveis problemas.

Aguente firme e não desista facilmente do negócio que você tanto investiu.

 3. Sabe planejar

Planejar para empreender é essencial para que o seu projeto dê certo.

Verdade seja dita: quem não sabe o que quer, acaba aceitando qualquer coisa. E é assim mesmo que acontece com alguém que brinca de empreender, viu? Um líder eficiente sabe exatamente aonde deseja chegar. E não podemos chegar ao futuro que se quer sem um planejamento estratégico antecipado.

Quem tem vocação para o empreendedorismo pensa e planeja a situação da empresa para os próximos anos. Por meio dessa visão, é que vai ser possível traçar estratégias de gestão que se adaptam de acordo com as circunstâncias que lá atrás foram previstas.

4. Tem e transmite segurança e autoestima

É complicado pensarmos em empreendedorismo sem não nos lembrarmos dos profissionais que irradiam convicção ao falar, propor e agir. Mas é justamente essa imagem que nós temos na cabeça. Entretanto, se engana aqueles que pensam que todas essas habilidades foram conquistadas de uma hora para outra. A confiança é baseada em experiência, conhecimento e humildade.

Não perca a oportunidade:

BAIXE GRATUITAMENTE O NOSSO MATERIAL
– 7 sinais de que a sua empresa corre o risco de fechar!

 5. Valoriza a equipe que possui

Valorizar os seus funcionários é uma forma de reconhecer que sozinho seria mais difícil.

Tome o que nós vamos falar como lição para sempre: ninguém cresce sozinho. Por mais que você seja um gênio e tenha se identificado com cada virtude elencada neste artigo, VOCÊ É SÓ UM! Portanto, reconheça que precisa de ajuda e conte com os melhores profissionais do mercado. O empreendedorismo não precisa ser para poucos.

Cuidar da gestão de pessoas é muito importante para sua empresa, pois os seus funcionários são colaboradores que auxiliam você a fazer o nome da sua marca e ajudam ela a crescer.

Conheça as suas habilidades

Você pode até achar que não encaixou com nenhuma das capacidades que citamos aqui, mas saiba que você tem habilidades, basta você descobrir quais são as suas. Outra dica é desenvolver essas habilidades, nem sempre um bom empreendedor nasce com esse dom. Dedique-se no que você quer e comece a investir em você.

Invista no seu conhecimento

O que é a gestão de pessoas e como ela pode ajudar na estratégia da sua empresa

Ter o talento para o empreendedorismo facilita muito as coisas, mas não é o único meio de tornar-se um bom empreendedor, e de nada adianta a vocação para a coisa se você não aprimorá-las. Vá a palestras, faça oficinas e especializações, essas são formas de abrir a cabeça para as inúmeras possibilidades que o mundo oferece.

A melhor maneira de você investir em você e na sua carreira é obtendo conhecimento.

Você se viu de fato em tudo o que nós dissemos? Então você está no caminho certo! E para continuar nele, não deixe de conhecer os piores erros que arruínam qualquer chance de empreender (para não cair no mesmo erro!). Temos certeza de que você vai adorar enriquecer os seus conhecimentos para montar de vez a empresa com a qual você sempre sonhou.

Desenvolvimento Pessoal

Apesar de sempre queremos separar a vida pessoal da profissional nem sempre é possível. Algumas vezes pode acontecer de um interferir no outro, por isso o desenvolvimento é necessário.

Tanto a vida profissional quanto a vida pessoal precisam estar alinhadas de forma que elas não se afetem negativamente. Investir no seu desenvolvimento pessoal pode ser fundamental na sua vida profissional, quer saber por quê?

Para responder essa pergunta e saber como realizar esse desenvolvimento veja 10 hábitos que refletem na sua vida profissional! Baixe nosso guia gratuitamente agora mesmo. Clique no banner e faça o download.