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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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Escola de líderes: saiba como desenvolver competências de gestão
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Escola de líderes: saiba como desenvolver competências de gestão

O mercado de trabalho está em constante mudança. Aquele gestor que grita com todos para atingir as metas já é ultrapassado. Essa “técnica” atrapalha bastante no alcance dos resultados, além de gerar bom rendimento na equipe. Uma Escola de líderes pode contribuir muito no processo de uma boa gestão.

Os melhores resultados sempre vêm de uma equipe motivada que está sob a orientação de um bom líder. A arte de liderar é um desafio para qualquer pessoa, pois uma boa ou má gestão pode influenciar em todas as etapas do gerenciamento, gerando ótimas soluções à organização.

Chegar até esse patamar não é um bicho de sete cabeças. Vem com a gente, pois, nós, da Targo Consultoria, vamos explicar como desenvolver competências de gestão e comandar com excelência sua equipe. Acompanhe!

Como ser um líder?

É preciso estudar. Mesmo quem já nasceu com essa inclinação precisa aperfeiçoá-la com o estudo. A Escola de Líderes é a solução!

Cada colaborador é um indivíduo com grande potencial. Identificar e gerir as competências de cada um, cria um time completo e eficiente. Com isso, é possível haver o alinhamento entre as competências do colaborador com as necessidades da empresa.

Tenha em mente que o conceito de competência é mais do que saber fazer algo. É desenvolver as habilidades, atitudes e comportamentos, pois são elementos básicos para executar tarefas de modo eficaz.

A gestão por competências é cada vez mais necessária para as relações humanas. Implica em aliar as habilidades dos colaboradores com as necessidades da organização. Seu investimento em educação irá render bons frutos.

Leia também:
Como executar uma excelente gestão de equipe para liderar um time de sucesso.
Liderança e motivação: 9 dicas incríveis para comandar uma equipe

Quais as vantagens de apostar nesse modelo de gestão?

muitas vantagens em adotar este modelo. Dentre eles, está a possibilidade de explorar as potencialidades individuais de cada funcionário.

Na gestão de pessoas, estar disposto para ouvir e aprender cria unidade e motivação nos times. Esse tipo de colaboração, quando está enraizado na cultura organizacional, só traz benefícios.

A gestão por competências reconhece e valoriza os integrantes do time. Além disso, garante que eles tenham uma avaliação de desempenho mais acertada.

Com essa postura, seus talentos permanecem na equipe. Visto que o absenteísmo e a rotatividade são fatores que influenciam negativa e diretamente na produtividade. Você reduz prejuízos e despesas.

Como começar?

Estabeleça programas de capacitação. Eles precisam estar alinhados com as metas do seu negócio. Competências e habilidades, quando somados, geram resultados contínuos e de alta performance.

Os conhecimentos formais e experiências na área são importantes. Sobretudo, durante o processo de recrutamento, mas isolados não são suficientes.

Para desenvolver competências de gestão com maestria, atente-se aos seguintes requisitos.

Quais as competências ideais?

1. Tenha visão estratégica

Fator determinante para uma carreira bem-sucedida. Desenvolva a visão conhecendo o mercado como um todo: a concorrência, o negócio e as tecnologias. Enxergue oportunidades e encontre soluções criativas para os desafios atuais.

2. Mantenha bons relacionamentos interpessoais

Empatia, espírito de equipe e humildade. Essas são as palavras de ordem para construir bons relacionamentos no trabalho e na vida.

3. Aprenda diariamente

O conhecimento técnico é importante. Faça cursos e mantenha contato com grupos de discussão para manter-se atualizado.

4. Mantenha-se motivado

Persistência e contentamento com o seu trabalho são contagiantes. Servem de inspiração para si e para os outros ao redor. Atingir as metas se torna um desafio estimulante.

5. Desenvolva a inteligência emocional

O importante é saber conduzir as emoções. Focar a energia no que é produtivo e mediar conflitos de maneira o mais imparcial possível.

6. Seja criativo

Uma das competências mais valorizadas. Mantenha seu lado curioso e questionador para conseguir enxergar soluções inovadoras.

7. Desafie a equipe

Para garantir o alcance dos objetivos, é preciso explorar diversas técnicas de liderança. Desafiar a sua equipe a pensar sobre as dificuldades, resultados e consequências é uma ótima opção, pois um bom líder consegue conhecer a capacidade do grupo.

Dessa forma, é possível usar o desafio de pensar para alcançar sempre mais, buscando o melhor para a organização.

8. Forneça feedback

A equipe sempre quer saber como está sendo o desempenho da produção. O feedback é essencial. Assim, é possível que os funcionários saibam sobre os resultados que foram alcançados, ou se houve alguma dificuldade para procurar trabalhar melhor no processo.

Além disso, você mostra o valor e a importância dos membros que eles têm para organização, assim, criando um relacionamento de confiança entre todos.

9. Aproveite talentos da equipe

Um bom líder reconhece sempre uma equipe talentosa, mas é importante saber usá-lo a favor da organização e dos funcionários. Cada situação exige uma habilidade diferente e única dos membros.

10. Comunicação com clareza

Comunique, da maneira correta, à equipe sobre as prioridades, durante as reuniões seja o mais claro possível em relação aos objetivos, sugestões e metas. Forneça os detalhes e informações necessárias para garantir o melhor entendimento sobre o assunto.

11. Compartilhe sua sabedoria

Um bom líder é considerado um professor pelo seu time, pois ele está produzindo novos líderes e não seguidores. Compartilhe segredos e conhecimentos sobre uma boa gestão, dê exemplo de experiências próprias, independente se ela seja boa ou ruim.

12. Tenha empatia e compreensão

É fundamental se colocar no lugar dos funcionários e compreender as dificuldades que a equipe possa estar passando.
Assim, é possível encontrar a raiz do problema juntos e solucionar, além de orientá-los para evitar imprevisto durante a produção. Além disso, na hora de corrigir, procure sempre ser discreto e chamá-lo em particular.

 

Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar.”
– Mário Sergio Cortella

Liderança democrática

A liderança democrática é bastante simples, o seu conceito consiste no envolvimento de todos os colaboradores da organização em cada procedimento de dos setores da empresa. Durante isso, as responsabilidades são distribuídas para todos os membros.

Contudo, é preciso saber como compartilhar as tarefas, além de passar um treinamento adequado para os funcionários. Dessa forma, eles ficam capacitados para lidarem com problemas e resolverem da melhor forma.

O líder consegue identificar os maiores problemas dentro da organização e em cada setor. Podendo contar com a ajuda dos funcionários para o bom andamento do trabalho.

Escola de líderes: desempenhe a nova liderança

As empresas precisam de gestores que valorizem as competências individuais dos colaboradores. Essa cultura torna as metas executáveis e motiva os envolvidos no trabalho, condições determinantes para a conquista de resultados satisfatórios.

Você viu até aqui as vantagens desse padrão de liderança e as competências mais valorizadas. A Escola de Líderes da Targo é a solução ideal para sua empresa começar a criar novos hábitos de gestão hoje mesmo, além de desenvolver habilidades.