Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Estresse no trabalho? Veja as causas mais comuns e como evitar - Targo
7003
post-template-default,single,single-post,postid-7003,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Estresse no trabalho? Veja as causas mais comuns e como evitar

O mercado profissional é formado por diversas situações que acabam trazendo estresse no trabalho. Essa tensão pode levar a diversos problemas para os colaboradores e ainda afetar o rendimento deles.

Além do estresse ser péssimo para qualquer pessoa, ele faz muito mal à saúde, pois faz com que o organismo libere hormônios como a adrenalina e o cortisol (hormônio que ajuda o organismo a controlar o estresse e reduzir inflamações) mais que o normal, e em excesso, podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, aumentam o apetite e agravam o acúmulo de gordura no abdômen, além de diminuir a imunidade.

O estresse no trabalho é muito preocupante, pois como afeta a saúde pode levar à morte. Pensando na sua saúde e na sua vida profissional trouxemos os seguintes pontos neste post:

  • principais causas de estresse no trabalho;
  • como identificar as raízes do problema;
  • as consequências do estresse;
  • e como evitar.

Possíveis causas de estresse no trabalho

Os motivos mais comuns que podem causar o estresses no ambiente de trabalho podem ser:

Acúmulo de funções

O acúmulo de funções no trabalho é um dos principais fatores de estresse dos colaboradores, em uma empresa. Algumas empresas possuem uma demanda de trabalho muito grande e um número de pessoal insuficiente para suprir essa necessidade e acaba sobrecarregando o poucos que tem.

Cobranças excessivas

O mercado procura por talentos que possam entregar resultados imediatos. A cobrança por esses resultados acaba deixando a pessoa pressionada e, consequentemente, estressado.

Frustrações

Uma meta não conquistada, uma promoção que não veio, reconhecimentos não dados, são um dos grandes motivos de estresse no trabalho. Isso pode ser desgastante para o profissional.

Falta de comunicação

A falta de comunicação entre os gestores e os colaboradores é um dos maiores problemas dentro das empresas, e por isso pode gerar confusão sobre o melhor modo de executar o trabalho, dúvidas sobre as expectativas com o profissional e seu futuro dentro da empresa, além de ser ruim para a organização.

Metas irreais

Visando um resultados extraordinários, as empresas traçam metas inalcançáveis e querem que seus colaboradores as alcance. E dessa forma, há um desestímulo, pois os profissionais não conseguem cumpri-lás e a empresa entende que ela está perdendo a credibilidade.

Você pode se interessar também por:
– Trabalho em equipe: como garantir ótimos resultados na empresa?
– A importância da motivação no trabalho e como ela melhora a produtividade dos funcionários

Como identificar o problema

Para se livrar de um problema é necessário que você saiba qual a sua origem. Por isso, a primeira coisa a se fazer, é identificar quais as causas que estão causando o estresse no trabalho.

Muitos aspectos que geram estresse no trabalho são considerados normais. E os profissionais, acabam tendo que enfrentar as dificuldades diárias e conviver com as situações estressantes. Antes de tudo, é preciso que se tenha o reconhecimento de que essa situação não é natural. Não minimizar o problema é um passo importante para combatê-lo.

Realizar uma pesquisa com os colaboradores sobre a sua satisfação com o clima organizacional é uma boa ideia para identificar prováveis elementos de risco. Assim é possível verificar qual a percepção dos colaboradores sobre as suas atividades, remuneração e relação com os líderes e os outros colegas.

Fazer essa pesquisa é uma forma mais adequada para prevenir que os profissionais tenham estresse no trabalho.

Como evitar prejuízos do estresse no trabalho

Para evitar que o estresse acabe com saúde mental e física temos algumas dicas para você. Confira!

Seja flexível

Não tente abraçar o mundo, não tente fazer mais do que você pode, respeite o seu limite. Cobrar muito de si mesmo pode gerar mais estresse.

Não viva apenas para o trabalho

É extremamente necessário que você tire um tempo para cuidar de si e não pensar em nada relacionado ao trabalho. Quando uma pessoa resume sua vida em trabalhar, ela deposita muito do seu tempo e esforço para isso e qualquer coisa que acontecer no ambiente profissional irá ter um impacto maior do que deveria.

Invista em um hobbie, tire férias e se desconecte totalmente do trabalho, quando não estiver no ambiente de trabalho.

Durma pelo menos 8 horas por dia

A falta de sono contribui para o estresse no trabalho. Dormir bem é uma forma de melhorar a qualidade de vida e diminui o cansaço e assim você terá mais disposição para trabalhar. Além de ajudar a ser mais forte em frente ao stress e melhora a sua memória e raciocínio.

Atividade física e alimentação podem ajudar

O bem-estar e a qualidade de vida são essenciais para que o estresse não seja um grande vilão na sua vida e para isso, os exercício físico podem ajudar. Eles melhoram a disposição e assim você se torna mais forte para enfrentar situações de estresse.

E assim como os exercícios, a alimentação ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, consequentemente, torna uma pessoa menos vulnerável ao estresse. Vitamina C e alimentos ricos em zinco são aliadas da imunidade.

Gostou deste conteúdo? É muito importante que a instituição e os colaboradores trabalharem para ter uma boa relação, onde o ambiente de trabalho seja saudável para os profissionais e produtivo para a empresa. Pensando nisso, sugerimos a leitura de Resiliência: 4 lições para desenvolver a habilidade no trabalho.