Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Gerenciamento de crise: como resolver problemas e manter os clientes? - Targo
6907
post-template-default,single,single-post,postid-6907,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Gerenciamento de crise: como resolver problemas e manter os clientes na empresa?

Em tempos de crise é preciso saber como gerenciar e manter uma empresa no mercado, pois todas estão sujeitas a passar por situações complicadas. O maior erro é pensar que determinada empresa jamais vai passar por um período de crise. Por isso, o importante é atentar-se aos fatores que podem causar algum imprevisto dentro da empresa.

Em momentos de crise é importante que todo conjunto corporativo esteja preparado para enfrentar determinadas situações. Pois assim, será mais fácil minimizar ou reduzir qualquer impacto que possa atingir a sua organização.

Por isso, para evitar imprevistos e melhorar a gestão da sua empresa, nós, da Targo Consultoria, vamos apresentar algumas dicas importantes para você. Confira!

Como planejar o gerenciamento de crise?

Leia também:
– Escola de líderes: saiba como desenvolver competências de gestão

Uma crise pode atingir qualquer área de uma empresa, por isso é importante que as organizações tenham medidas e planejamentos para preservar a credibilidade, a identidade da empresa e os serviços que ela oferece no mercado.

Alguns passos devem ser seguidos para auxiliar nesse planejamento e minimizar prejuízos para sua empresa:

  • Pesquise e avalie outras empresa que passaram pela crise;
  • Planeje ações iniciais;
  • Estabeleça quem são as pessoas autorizada que podem falar sobre o assunto;
  • Repasse informações corretas, para que não ocorra especulações ou que distorções;
  • Destaque possíveis ações que podem atingir sua empresa ou clientes;
  • Defina o público que pode ser afetado pela crise e os avise com antecedência;
  • Identifique probabilidades de recuperação.

Esses passos vão ajudar no seu gerenciamento de crise para controlar corretamente a situação, pois é preciso estar preparado antes mesmo que a crise chegue até a empresa.

Muitas instituições não se planejam da forma correta e acabam agravando ainda mais a situação. Elas demoram a tomar medidas necessárias para combater a crise, assim, as consequências tornam-se graves e ocasionam a perda de confiança por parte dos clientes, fornecedores e investidores.

Outro fator que é fundamental nesse processo, são os seus clientes. Eles são os públicos principais que devem ter conhecimento sobre problemas da empresa, pois a imagem da organização pode ser colocada em risco.

Por isso, é importante saber gerenciar sua empresa no momento de crise, para evitar transtornos preocupantes. Manter o bom relacionamento com o seu cliente é essencial para o bom resultado e o sucesso da empresa, porque é nesse momento que as relações estão desestruturadas.

Conheça o cliente e suas necessidades

A comunicação é a peça fundamental quando a empresa estar passando por uma crise. Conhecer os desejos dos clientes, saber o que ele gosta e precisa, é essencial, pois assim, o cliente percebe a importância dele para empresa.

Então não deixe de comunicá-lo sobre a situação atual da empresa, para evitar qualquer desentendimento entre ambas as partes. Além disso, sua empresa demonstra confiança.

Informe, eduque e oriente seu cliente

Você deve ajudar o seu cliente em diversas situações, principalmente em momentos de crises. Esclareça as informações de forma realista, sem criar expectativas que provavelmente não serão atingidas.

Além de informar sobre a condição, você pode orientar da melhor maneira possível o que ele deve fazer nesses momentos, sempre mantendo o controle da situação. A empresa deve educar o seu cliente para que eles possam realizar ações necessárias durante o processo.

Essa atuação desenvolve maior valor para empresa, pois demonstra importância do seu cliente.

Seja empático

Não é fácil passar por uma situação de crise, muitos reagem de diferentes maneiras. Por isso, procure se colocar no lugar da outra pessoa, compreenda as necessidades e preocupações que surgem durante a ocasião, mesmo que a empresa não seja responsável pela crise.

Seja claro e transparente

Não omita qualquer informação para o seu cliente, sua empresa perde totalmente a credibilidade e confiança que são construídas ao longo do relacionamento.

Transparência é essencial nesse processo, seja realista ao falar sobre o momento, não prometa algo que não poderá cumprir, mas principalmente, não engane seus clientes com falsa especulações. Pois a ocasião é difícil, e nada pior do que desequilibrar suas relações com o cliente.

Não deixe o cliente sem uma solução

Por mais complicado que seja a crise, ponha na sua lista de prioridades soluções para o cliente. Se o atendimento não é bom o suficiente para resolver os problemas, as chances são de perder a confiança e o cliente, são enormes.

Essa atuação influência na credibilidade da empresa e os seus clientes permanecem ao seu lado.

Aprender com o gerenciamento de crise é fundamental para realizar ações necessárias para lidar com o momento. No entanto, o término de uma crise não significa que sua empresa pode relaxar.

Após os desafios enfrentados, o certo é avaliar suas estratégias, verifica os pontos positivos e negativos que surgiram. O importante é que toda empresa esteja preparada para um momento de crise, pois isso significa que ela está pronta para lidar com o mercado geral.

Esse conteúdo ajudou você? Esperamos que sim, pois queremos proporcionar a melhor forma de enfrentar uma crise e não perder seus clientes. Então não deixe de conferir nossa matéria sobre: Descubra como reter os clientes com 5 ações práticas!