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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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Inteligência Emocional: o que é e por que desenvolvê-la - Targo
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Inteligência Emocional: o que é e por que desenvolvê-la

Para ter um desenvolvimento satisfatório como indivíduo, seja na vida profissional ou pessoal, é preciso que as suas habilidades sejam delineadas e, principalmente, desenvolvidas da melhor forma, tendo em vista o seu crescimento rumo aos objetivos. As emoções, que guiam grande parte das atitudes do ser humano, devem ser gerenciadas e usadas a favor do desenvolvimento deles, principalmente, quando se fala de um mercado profissional tão competitivo. Para que você entenda melhor do que estamos falando, nós, da Targo Consultoria, vamos explicar a partir de agora o que é a inteligência emocional. Descubra o que esta habilidade pode fazer por você de modo a potencializar seus resultados e diferenciá-lo dos concorrentes. Curioso? Vamos ao que interessa!

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Mas o que é a inteligência emocional?

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Lidar com as emoções adversas sem perder o equilíbrio é o que define a inteligência emocional.

Identificar e gerenciar os seus próprios sentimentos parece difícil, não é? Pois bem, é exatamente esta a proposta do conceito de inteligência emocional! O objetivo é trabalhar esta capacidade para que você possa lidar com situações adversas da vida moderna sem perder o equilíbrio e atingindo a sua melhor performance.

Habilidades potencializadas

Para lidar com os diversos tipos de situações a que você está submetido diariamente, desenvolver certas habilidades é imprescindível para manter o equilíbrio e não se deixar abalar. A rotina de um profissional no agitado mundo corporativo, por exemplo, pode colocá-lo em situações desconfortáveis as quais ele não pode fugir, mas precisa aprender a lidar.

Listamos aqui os atributos principais que categorizam a inteligência emocional. São eles:

  • Gestão de relacionamentos;
  • Consciência Social;
  • Automotivação;
  • Autoconsciência;
  • Controle Emocional.

Ser inteligente emocionalmente significa ter um ótimo desempenho no trabalho, melhorar a sua saúde física e mental, ter um ótimo relacionamento interpessoal, etc.

Seja um líder inspirador

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Ter inteligência emocional evita cometer erros que podem comprometer a sua empresa.

Quando você tem inteligência emocional, aumenta a capacidade de gerir conflitos e lidar com situações adversas da melhor maneira possível. Como líder, as suas emoções positivas podem extrair o melhor das pessoas que estão ao seu redor, rumo a ótimos resultados!

Ter um comportamento emocional que inspire a sua equipe, pode deixá-la muito mais confiante, com senso de unidade e disposta a assumir riscos calculados para chegar a um objetivo em comum.

As emoções são contagiosas!

Quando você está em um ambiente onde há muitas pessoas tristes, como um velório, por exemplo, você naturalmente compartilha do mesmo sentimento delas, mesmo que, antes de chegar ao local, estivesse se sentindo muito feliz. Isso acontece, justamente, porque emoções e sentimentos contagiam.

Na sua casa ou no seu ambiente de trabalho não é diferente! Um líder que tem um humor agradável costuma contar com uma equipe muito bem humorada e vice-versa. Investir no desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores também pode ser um grande passo para a sua empresa rumo aos resultados almejados, assim, a performance individual deles pode ser aprimorada e potencializada. Como líder, é preciso se livrar de velhos conceitos e ter em mente que pessoas levam a resultados!

Este conteúdo ajudou você? Leia também a nossa matéria sobre como um líder deve se comportar em tempos de crise.