Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Inteligência emocional: veja 5 dicas para alcançar o sucesso - Targo
6657
post-template-default,single,single-post,postid-6657,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Inteligência emocional: veja 5 dicas para alcançar o sucesso

Para alcançar o sucesso profissional é necessário aprender a lidar com as situações difíceis do dia a dia. Um indivíduo emocionalmente inteligente consegue administrar suas emoções e impedir que os problemas prejudiquem seu sucesso pessoal e profissional. Mas, para atingir esse patamar, é preciso antes de tudo conhecer a si mesmo e aprender a controlar os instintos naturais do ser humano. Essa não é uma tarefa muito fácil, por isso separamos 5 dicas para ajudar você a alcançar o sucesso.

1. Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo pode lhe dar poder.

O primeiro passo para o aprimoramento pessoal é o autoconhecimento. Somente através dele posso identificar meus pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos. Cada vez que algo lhe incomodar ou tirar do sério, questione-se por que isso aconteceu?

Por que não aceito receber ordens? Por que me irrito com bagunça dos filhos? Por que não gosto da minha sogra? Por que sempre machuco quem amo? Essas respostas têm muito a ver com 2 fatores: seu perfil comportamental, que explica suas facilidades e dificuldades, e suas crenças, aprendizados adquiridos durante toda vida e que determina suas verdades, atitudes, escolhas e resultados.

2. Regra 10/90

Esse princípio diz que 10% da vida é constituída do que lhe acontece, e 90% é o resultado de como você reage. Que significa isso? Nós não temos realmente qualquer controle sobre 10% do que nos acontece. Não podemos impedir o carro de quebrar; o avião de chegar atrasado, o que atrapalhará completamente nossos
compromissos. Um motorista nos pode dar uma cortada no tráfego.

Nós não temos nenhum controle sobre esses 10%. Os outros 90% são diferentes. Você sempre terá o livre arbítrio em decidir o que fazer com o que acontece. Pessoas equilibradas emocionalmente não deixam que as circunstâncias e outras pessoas determinem seu estado emocional.

Você também pode gostar de:
5 orientações valiosas para um ótimo atendimento ao cliente
6 sinais de que você está falhando como líder

3. Aprenda a enfrentar o estresse

Enfrente os seus maiores obstáculos com braveza.

Todo mundo sabe que o estresse é um obstáculo diário e conviver com ele exige muito controle emocional. Mas é de lidar com desafios que estamos falando. Então, se você recebeu uma notícia ruim, cair em desespero vai atrapalhar muito você. Saia, respire fundo e caminhe um pouco. Policie sua comunicação verbal e não verbal. Precisamos melhorá-la exatamente quando estamos diante do desafio e problema. Pessoas que comunicam alegria e otimismo, resolvem problemas com mais facilidade, porque sua fisiologia comanda pensamentos e sentimentos positivos.

4. Conheça seus limites

Querer “abraçar o mundo” é uma característica que muitas pessoas possuem, seja pela capacidade organizacional, seja pela vontade de ajudar. Mas a consequência disso é a sobrecarga que a pessoa pode tomar para si por simplesmente querer se sentir útil. Aprenda a dizer “não” sem se sentir culpado.

Lembre-se que sempre damos o que temos. Se não estiver bem, é isso que dará aos outros. Por isso, é importante respeitar sua saúde física, mental e emocional. Estabeleça metas e prazos realistas, sem exigir o impossível de si mesmo.

5 Perdoe-se

Você é capaz de perdoar tantas pessoas por suas falhas, e muitas vezes é tão duro consigo mesmo. Entender que estamos em processo evolutivo, que não existe fracasso e sim aprendizado, pode tirar um peso enorme da consciência.

Ser flexível, compreensivo, lhe dá a chance de não paralisar pelo sofrimento e culpa. Pergunte-se o que tem para aprender com o que aconteceu, reflita e trace um novo plano de ação. Ao final de cada dia, perdoe-se!

Este conteúdo ajudou você? Veja 5 dicas práticas para ser mais produtivo!