Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Aprenda 6 técnicas para melhoria de processos na sua empresa
6946
post-template-default,single,single-post,postid-6946,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Aprenda 6 técnicas para melhoria de processos na sua empresa e saiba quais os resultados

Toda empresa sempre realiza diversas ações e atividades ao longo do dia, pois elas são essenciais para o bom funcionamento do negócio. Por isso, é necessário que o empreendimento busque melhoria de processos para manter sua empresa competitiva ou à frente da concorrência no mercado.

As mudanças na gestão de processos podem ocasionar resultados positivos, que irão melhorar a produtividade da empresa. Por isso, é importante que você aprenda técnicas para de melhorar os processos da sua empresa, principalmente os empreendimentos que estão com dificuldades na produção.

Compreendendo esse cenário, nós, da Targo Consultoria, separamos 6 técnicas para ajudar melhorar os processos e gerar resultados satisfatórios na organização. Acompanhe!

Leia também:
Como empreender: 12 habilidades que administradores devem desenvolve
Técnicas de vendas: como bater metas e aumentar o seu faturamento

6 técnicas para melhoria de processos

As empresas funcionam por meio de diversos processos de negócios. Quando buscamos otimizar essas atividades, é possível garantir melhor resultado e o crescimento da empresa. Além disso, é possível eliminar pontos de desperdício de lucro e tempo.

Mas afinal, o que é melhoria de processo? Ela pode ser considera como uma análise das atividades que são realizadas na organização, sendo possível determinar quais são as áreas que estão necessitando de aperfeiçoamento. Além de detectar os problemas, ela também pode indicar as causas por trás das dificuldades.

1. Mapear o processo

O mapeamento é uma ferramenta de melhoria de processos fundamental para auxiliar no aperfeiçoamento das atividades. Com essa técnica, é possível indicar o que deve ser melhorado e quais são as maneiras mais adequadas para lidar com a situação.

Só vai ser possível incrementar as melhorias quando entendermos quais são os processos que estão sendo mal executados na organização, além de compreender os diagramas de relacionamento internos e externos. Dessa forma, fica mais fácil de consertá-los e garantir a melhor produtividade da empresa.

2. Estude o mercado

Estudar o mercado, é fundamental para conseguir analisar os aspectos que empresas concorrentes adotaram. Esse procedimento deve ser feito logo após o mapeamento de todos os processos.

Essa técnica ajuda as empresas a criar vantagens competitivas para o seu empreendimento. Além disso, é possível extrair pontos fortes dos concorrentes e adaptá-los ao seu negócio.

3. Diagrama de Ishikawa

Após realizar o mapeamento e o estudo do mercado, o Diagrama de Ishikawa é a ferramenta indicada para dar continuidade ao processo, ela pode ser conhecida como diagrama de causa e efeito. Nesse momento, você é capaz de entender quais são as causas que estão produzindo as dificuldades.

O segredo dessa ferramenta é a principal pergunta: por que isso está acontecendo? Dessa forma, é possível resolver os problemas por meio dos 6Ms:

  1. Método
  2. Material
  3. Mão de Obra
  4. Máquina
  5. Medida
  6. Meio Ambiente

Faça a pergunta para cada M sobre a causa do problema relacionado, dessa forma, você consegue a resposta das dificuldades.

4. Lean Manufacturing

A lean manufacturing é uma das técnicas para as melhorias de processos. O objetivo é procurar sempre reduzir os 7 tipos de desperdício, que são:

  1. Talento não utilizado;
  2. Tempo de Espera;
  3. Transporte;
  4. Excesso de processamento;
  5. Inventário;
  6. Movimento;
  7. Defeitos.

5. Capacite os seus colaboradores

É importante sempre envolver a equipe corporativa, pois o processo de melhorias fica mais fácil de ser feito. Os funcionários sabem mais sobre as atividades que estão sendo executadas diariamente, além de lidarem com elas. O envolvimento de todos é fundamental para garantir sucesso dessas mudanças.

Por isso, é necessário capacitá-los por meio de workshops e reuniões de gestão, assim é possível mostrar qual é a função de cada um nesse projeto. Dessa forma, eles vão entender as mudanças que virão e como isso vai afetar o seu trabalho. O recomendado é comunicar de maneira clara e simples.

6. Invista em uma consultoria para melhoria de processos

É importante pensar em investir em uma consultoria empresarial, pois ela vai ajudar na melhoria de processos da sua empresa. O serviço oferecido é completo e de qualidade, além de verificar como a sua empresa se encontra e apresentar soluções eficaz para o seu negócio.

Além disso, as técnicas acima não são tão complexas, por isso elas podem ser adotadas por empresas de grande, médio e pequeno porte. Podendo ser feitas pela equipe corporativa. Contudo, ao investir em uma consultoria, ela vai realizar todo o processo com essas técnicas. Dessa forma, é possível poupar o seu tempo e dos colaboradores.

Conseguir detectar problemas e dificuldades nas atividades da empresa, é essencial para a melhoria de processos, assim é mais fácil de resolvê-los e aumentar a produtividade do empreendimento. Então procure melhorar a comunicação interna, motive e capacite a sua equipe corporativa e use as ferramentas certas a seu favor.

A otimização de processos é fundamental para garantir bons resultados à empresa e extrair o melhor do seu negócio. Nós, da Targo Consultoria, esperamos que tenha gostado do conteúdo, pois buscamos trazer as melhores informações para ajudar no crescimento do seu empreendimento. Então confira o Crescimento empresarial: como a Targo pode ajudar o seu negócio?