Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Como aumentar a motivação no trabalho e ganhar mais produtividade?
6878
post-template-default,single,single-post,postid-6878,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

A importância da motivação no trabalho e como ela melhora a produtividade dos funcionários

Não importa o tamanho da empresa, ela sempre estará em busca de melhores resultados. Por isso, investem na ampliação dos espaços, variedade de produtos, contratação de funcionários, fidelização de clientes e tudo mais.

Embora isso seja essencial para a realização do empresário, ele ainda depende do seus funcionários. É aí que se faz necessário dar atenção a um ponto importante para o negócio: a motivação no trabalho.

Neste artigo, você vai saber a importância da motivação, como ela melhora a produtividade dos funcionário e como aplicá-la na sua empresa. Confira!

A importância da motivação no trabalho

Quem nunca chegou a uma loja e percebeu no rosto do colaborador a satisfação em atender? Certamente, é o reflexo de uma política que valoriza o profissional. O mesmo se percebe com a experiência contrária, quando o atendente não trata os clientes de maneira tão amigável.

Os resultados da motivação no trabalho são muito positivas, tanto para o consumidor quanto para a empresa. De maneira mais prática, quando o colaborador se sente motivado e valorizado, os riscos de insatisfação no trabalho e alta rotatividade no quadro de colaboradores são muito altos.

Além disso, um estímulo positivo pode ajudar a melhorar a reputação de uma empresa. Afinal, o empregado motivado compartilha as ações e valores da organização nos seus relacionamentos sociais externos. São fatores que favorecem a retenção de talentos e valorizam a imagem da empresa no mercado.

Não deixe de conferir também:
Rotatividade de funcionários: como evitar as demissões no ambiente de trabalho?
Como uma pesquisa de satisfação pode ajudar a sua empresa?

Como ela melhora a produtividade dos funcionários

Quando existe na organização o incentivo e valorização dos profissionais, todos os setores internos sentem o reflexo positivo dessa política. Um profissional motivado consegue se empenhar melhor para cumprir as metas estabelecidas.

E como toda empresa tem foco em resultados, o ambiente de trabalho que investe na motivação consegue melhorar cada vez mais sua produtividade. Como investir nessa política? Veja no próximo tópico!

Como investir na motivação na minha empresa

Agora que você já sabe por que a motivação no trabalho é importante para empresa, veja abaixo como investir nela. Confira!

  • Proporcione um ambiente agradável

    Um bom ambiente de trabalho, tanto se tratando de espaço físico quanto de harmonia entre os colaboradores, favorece o desempenho individual. Deixe claro que todos fazem parte do mesmo time e que o trabalho em conjunto é fundamental para o sucesso da organização.

  • Valorize as ideias dos empregadores

    Aproveitar as ideias apresentadas é valorizar a criatividade de cada um. Uma boa atitude é premiar as melhores sugestões. Quando isso ocorre, os colaboradores se sentem mais motivados a apresentar soluções para os problemas internos da empresa.

  • Celebre as conquistas e datas comemorativas

    Todos os méritos e conquistas devem ser celebradas e, se for o caso, recompensadas. Datas comemorativas como o dia dos pais, das mães, páscoa, natal, devem sempre ser especiais para o funcionário.

  • Ofereça oportunidade de aprendizado

    Quando uma empresa oferece cursos de capacitação, treinamento e especialização, o funcionário que almeja o seu crescimento profissional se sente entusiasmado. Ele tem em mente como uma oportunidade de aprimorar suas competências.

  • Promova a saúde dos colaboradores

    A pressão é muito comum quando se deseja cumprir metas. No entanto, ela não deve sobrecarregar o empregado, por isso é importante promover a saúde e qualidade de vida dos profissionais. Ginásticas laborais, 15 minutos de descontração, dinâmicas e outros ajudam na melhora do ambiente corporativo.

  • Tenha um excelente plano de carreira

    Além do reconhecimento quando o funcionário alcança tem um bom desempenho, é importante apostar em mecanismos que possibilitem o crescimento do profissional. Adote na sua empresa um bom plano de carreira e incentive que os seus funcionários se sintam mais motivados com a possibilidade de ascensão.

Neste artigo você viu: a importância da motivação no trabalho, como ela melhora a produtividade dos funcionário e como aplicá-la na sua empresa. Agora que você já sabe tudo isso, é hora de começar a implementar esta política. Não deixe de conferir também: Rotatividade de funcionários: como evitar as demissões no ambiente de trabalho?