Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Como a nova economia pode afetar a maneira de fazer negócios? - Targo
6881
post-template-default,single,single-post,postid-6881,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Como a nova economia pode afetar a maneira de fazer negócios?

Cada dia mais se fazem necessários debates para o entendimento do impacto da nova economia no mercado e a sua nova forma de fazer negócios. A verdade é que o hábito de consumo das pessoas mudou e as empresas precisam acompanhar esse ritmo.

Nesse processo de modificação de conceitos, novos desafios se apresentam para as organizações que, por sua vez, precisam de líderes flexíveis e preparados para lidar com as transformações.

Disruptura: essa é a palavra que ajuda a definir a nova economia, afinal, ela nada mais é do que o rompimento com o velho e tradicional mercado e a abertura para um novo, muito mais tecnológico e prático!

Mas quais são as diferenças entre a velha e a nova economia?

Antes de conhecer os principais contrastes entre as práticas, é preciso entender a nova economia como uma forma de fazer negócios inovadora, em que é possível  agregar mais tecnologia à empresa sem esquecer da importância das pessoas.

É bem simples:

A velha economia está relacionada ao verbo vender.

A nova economia está relacionada ao verbo lucrar.

Se você tem conhecimento sobre vendas, deve saber que na última semana do mês, quando a empresa precisa bater as metas,geralmente são feitas promoções. No entanto, as promoções diminuem a margem de lucro do empreendedor.

Logo, trata-se de uma armadilha. Todos os meses o seu cliente pode optar por esperar o final do mês para comprar e isso pode fazer com que a empresa fique no vermelho.

É preciso ficar atento. Mais importante do que vender é ter lucratividade. Afinal, são os lucros que geram sustentabilidade para a organização!”

 Preço x experiência do cliente

Na velha economia a pergunta é: quanto custa?

Na nova economia a pergunta é: qual experiência você vai me entregar?

Na nova economia, o olhar que antes era direcionado somente para os valores, agora foca na experiência. E olha, se ela for inesquecível e inédita, provavelmente o cliente vai comentar sobre o seu negócio com outras pessoas. O resultado é a atração de mais clientes e o aumento da popularidade da sua empresa.

As mudanças administrativas

A velha economia foca nos controles.

A nova economia foca nas pessoas.

O empresário da velha economia está com o olhar fixo para as planilhas, principalmente as de custos. Ele também controla a hora em que o colaborador chega e a hora que ele sai (até porque na velha economia o trabalhador é visto apenas como mão de obra).

Na nova economia, o foco é nos colaboradores, clientes e fornecedores. A forma de se relacionar com as pessoas faz toda a diferença nos negócios!

Colaboradores engajados geram clientes leais.”

 O cenário atual

Nós já vivemos a nova economia, mas infelizmente, mais de 90% das empresas ainda operam no modelo antigo de fazer negócio.O resultado é uma grande confusão que, por vezes, gera dificuldades para a empresa se definir, o que gera um tipo de negócio misto que pode não ser nada vantajoso.

Leia também:

Gestão de equipe: 5 passos para liderar um time de sucesso

Saiba quais aptidões faz de você um excelente líder

Como transitar da velha para a nova economia?

Maurício Benvenutti é um escritor e empreendedor gaúcho que está fazendo uma grande diferença no mercado ao ajudar empresas a migrarem para a nova economia.

Em seu livro, Audaz: As 5 competências para construir carreiras e negócios inabaláveis nos dias de hoje, ele enumera algumas atribuições que você precisa ter para transitar da velha para a nova economia. Selecionei os pontos principais para que você entenda melhor. Olha só:

5 competências para migrar para a nova economia

  1. Causar impactos: a sua empresa precisa ser diferente em relação às outras que já existem. Mas como fazer isso? Ter um propósito é o primeiro passo. Nesse caso, o seu maior desafio não deve ser a comunicação com o público externo e sim, o diálogo com a sua equipe.

Dessa forma, é possível vivenciar o propósito todos os dias e impactar o time a fim de que sigam o seu exemplo.

  1. Olhar a próxima curva: você tem que ser um visionário! Pense no exemplo de um jogador de futebol. Durante a partida, um jogador inteligente não é aquele que permanece onde a bola está, e sim aquele que se posiciona corretamente de forma antecipada porque consegue prever onde a bola vai estar após alguns segundos.

Ou seja, quando o meio campo pega a bola, ele já consegue ter uma visão estratégica do lugar em que ela vai chegar para pegá-la, sem que a concorrência chegue primeiro. Pensar dessa forma vai ajudar você  entender para onde está indo a economia e qual disruptura está acontecendo dentro do segmento que você atua.

  1. Questionar ao invés de ter a resposta: estudar o conteúdo certo e saber o que vai impactar o mundo a partir deste momento é indispensável. Nem sempre ter um diploma é suficiente no meio dos negócios, principalmente se o seu conhecimento e experiência não forem relevantes.
  2. Fazer COM as pessoas e não PARA as pessoas: você pode entender melhor como fazer isso com a imersão ao empreendedorismo.
  3. Ser diverso: isso não significa ter uma diversidade de negócios, mas primeiramente entender que lidar com uma diversidade de pessoas, de comportamentos e de ideias pode ser um grande diferencial da sua empresa.

Afinal, os paradigmas distintos podem contrapor você, como líder, e ajudá-lo a encontrar a chave para a sua empresa causar impacto na nova economia.

A arte de comunicar

Como você viu, ter uma boa comunicação com a sua equipe é essencial para os empreendimentos que querem fazer parte da nova economia. A deficiência na comunicação interna, inclusive, é o que tem feito muitas empresas não se desenvolverem.

Nós criamos um conteúdo exclusivo aqui na Targo Consultoria sobre como uma boa oratória pode fazer a diferença no seu negócio.

Nele, você vai ver:

– O que significa uma boa oratória;

– Como sua empresa pode se beneficiar com a comunicação;

– Dicas para uma retórica eficiente;

– Ganhos pessoais em se trabalhar o desenvolvimento pessoal;

– E muito mais!

O infográfico é gratuito e você pode acessá-lo clicando na imagem abaixo. Até mais!