Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Os 5 passos mais importantes para se tornar um bom líder – Targo
6589
post-template-default,single,single-post,postid-6589,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Os 5 passos mais importantes para se tornar um bom líder

Já foi o tempo em que um bom líder era simplesmente quem assumia a responsabilidade de conduzir a empresa e delegar tarefas. Com a demanda das companhias em atingir metas e resolver problemas, muitos atributos também passaram a ser necessidades imprescindíveis para um gestor, principalmente quando a situação exige capacidade para lidar com pessoas. Mas nem todo mundo ainda sabe como agir em determinadas circunstâncias. Por isso, separamos 5 passos mais importantes para ajudar você a desempenhar um bom papel.

1. Um bom líder deve transmitir segurança para a equipe

Muitos líderes podem passar a imagem de ser uma pessoa poderosa, imponente, podendo até intimidar seus subordinados. No entanto, os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os outros a expressarem suas opiniões.

Seja esse tipo de líder. Incentive os membros da sua equipe de trabalho a manifestarem suas ideias, dificuldades, opiniões, etc. Quando um funcionário se sente à vontade para isso, a tendência é aumentar o nível de confiança e segurança na organização.

2. Não deixe a responsabilidade para outros

Claro que isso depende da situação. A delegação de tarefas faz parte do treinamento e valorização de um funcionário, porém não deve ser feita quando o líder não se sente apto para solucionar o problema.

Nesse caso, busque alternativas que possam ajudar na solução para o contratempo. Lembre-se que um líder é sempre um espelho para quem quer chegar lá, e demonstrar falta de habilidade pode comprometer a sua reputação, além de influenciar negativamente no comportamento dos subordinados.

Veja também:
Empreendedorismo: descubra agora se você nasceu para isso!
5 problemas comuns que afetam o crescimento da sua empresa

3. Disposição para ajudar faz de você um bom líder

Esteja disposto a ser útil em todos os setores da sua empresa.

Isso tem que ser SEMPRE! Um bom líder é visto pelos subalternos como alguém que sabe como agir nas mais variadas circunstâncias, e quem deseja crescer na sua empresa vai buscar dicas e opiniões, e você precisa estar disposto a ensinar. Isso faz de você não apenas um líder, mas um professor.

Essa não é apenas a comprovação de que você é capaz, é também a demonstração de que você se importa com o desempenho e crescimento do seu colaborador.

4. Seja um bom comunicador

É essencialmente importante saber comunicar, isso ajuda na produtividade de qualquer funcionário quando ele sabe como está se desempenhando em determinada tarefa. Alertar os colaboradores sobre valores importantes da organização garante que suas atividades estão sendo executadas de maneira correta.

Mas isso não se aplica somente no ambiente interno da empresa. É muito importante trabalhar o relacionamento com o seu cliente, fornecedores e sociedade em geral. Assim, não vai ser difícil se tornar referência na sua segmentação.

5. Crie um ambiente positivo dentro da organização

Ter um bom ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade da equipe.

Um líder inspirador sabe criar uma cultura de trabalho positiva. Seja simpático, respeitador e obstinado, saiba compreender o tom que deve usar para motivar os funcionários. A atmosfera agradável aumenta a força de vontade e motiva os colaboradores a serem mais produtivos.

Não esqueça também de reconhecer quando um trabalho está sendo bem desenvolvido. Isso demonstra confiança na equipe, já que tem consciência de que com esforço do coletivo podem alcançar os objetivo traçados. Isso faz parte da política de estímulo para que a empresa cresça ainda mais.

Bônus: Estimule sua equipe a pensar

Bons líderes conhecem a capacidade da sua equipe de trabalho, por isso sabem como aprimorar habilidades especiais de cada funcionário. Use isso a seu favor, proponha desafios e incentive o crescimento deles.

Agora que você já sabe como melhorar seu desempenho como líder, entenda o que é um coach e como ele desenvolve os seus talentos.