Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
6 motivos para investir na qualificação profissional da sua equipe
6897
post-template-default,single,single-post,postid-6897,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

6 motivos para investir na qualificação profissional da sua equipe

Em um mercado cada vez mais competitivo onde a concorrência cresce de maneira contínua, as empresas precisam pensar em estratégias para sair na frente. Para resolver essa questão, na maioria das vezes os empresários melhoram a estrutura física do negócio e investem em equipamentos mais modernos.

O que muitos gestores podem não saber é que as pessoas são o maior tesouro de uma empresa e por esse motivo investir na qualificação profissional da equipe é fundamental. Além disso, os resultados positivos dessa atitude para a empresa costumam vir a curto prazo, o que facilita ainda mais o processo.

Para que você não tenha dúvidas dos benefícios que a capacitação profissional da equipe pode oferecer para a sua empresa, resolvemos listar 6 vantagens de apostar no conhecimento dos colaboradores. Dê uma olhada:

1. Aumenta a produtividade do time

A qualificação profissional tem ligação direta com a produtividade dos funcionários. Treinar a equipe sobre assuntos relacionados à otimização do trabalho, por exemplo, é indispensável, principalmente para gerir o tempo das atividades desenvolvidas.

As habilidades do colaborador potencializadas por treinamentos pode trazer inúmeras vantagens para a empresa. Afinal, a equipe terá acesso a novos conhecimentos e poderá contribuir melhor para que o objetivo do negócio seja alcançado.

2. Reduz os custos da empresa

Quem é que não quer diminuir os gastos da empresa, não é mesmo? Afinal, essa é uma forma de ter mais lucro e aplicar novas formas de investimento. Mas como a capacitação do pessoal pode ajudar nessa missão?

Funciona da seguinte forma: quando os colaboradores são qualificados a rotatividade diminui e você pode ter menos gastos trabalhistas. Além disso, a empresa ainda gasta menos com serviços terceirizados ao desenvolver novas habilidades na equipe.

3. Mantém os colaboradores unidos

O contato entre os colaboradores durante a realização do curso gera, naturalmente, uma integração maior entre eles (desde os novos funcionários aos mais antigos). A verificação de dúvidas comuns entre a equipe, as inseguranças e as sugestões de melhorias para o processo podem ser discutidos de forma aberta, tornando as pessoas mais acessíveis entre si e gerando um bom relacionamento de trabalho.

Leia também:
Inteligência Emocional: o que é e por que desenvolvê-la
5 dicas incríveis para melhorar seu ambiente de trabalho

4. Treina os líderes

Você pode imaginar o quanto uma gestão de qualidade pode influenciar os atos negativos ou o bom andamento das atividades da empresa. Logo, é de extrema importância promover cursos e capacitações a nível gerencial. Contar com uma consultoria de confiança nesse momento é uma necessidade.

Os cursos direcionados ao líder devem ter relação com a gestão de negócios e com a gestão da equipe para que o profissional possa exercer a ideologia da empresa tendo em vista o modo de trabalho dos colaboradores.

O principal objetivo de oferecer capacitação profissional para os líderes é, principalmente, torná-lo capaz de identificar inseguranças, dúvidas, sugestões e reclamações recorrentes, além de aprender a contorná-las. O resultado é um gestor apto (tanto no sentido profissional quanto no emocional) a gerenciar a equipe e colaborar para o crescimento da empresa.

5. Melhora o ambiente de trabalho

Trabalhar em um ambiente mais tranquilo, amigável e menos competitivo é fundamental para o bom desenvolvimento das funções dos colaboradores. A lógica é que quanto mais realizado e feliz o funcionário estiver, mais prazer ele terá em dar o melhor de si nas atividades.

A qualidade do ambiente corporativo e organizacional pode influenciar positiva ou negativamente nos resultados obtidos pela equipe. Dessa, forma, a qualificação profissional dentro da empresa se torna cada vez mais necessária.

6. Coloca a empresa à frente da concorrência

Não bastassem todas as vantagens que apresentamos neste texto em relação à aplicação de cursos de qualificação com a sua equipe, essa ferramenta ainda pode alavancar a sua empresa no mercado em que atua. Grandes organizações garantem as melhores soluções por meio do treinamento de pessoal.

Como falamos no início deste texto, são os funcionários os responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da sua empresa, ou seja, quanto mais preparados eles estiverem maiores serão as chances de competitividade frente à concorrência e a atuação no mercado.

Desenvolvimento Pessoal: 10 hábitos que refletem na sua vida profissional!
Como você viu, desenvolver as competências profissionais é fundamental para qualquer especialista. Quando o assunto são as habilidades pessoais não é diferente.

Pensando nisso, a Targo Consultoria criou um material sobre desenvolvimento pessoal. Nele, você vai encontrar 10 hábitos da sua vida que podem refletir diretamente na sua rotina profissional.

Clique na imagem abaixo e faça o download gratuito do conteúdo.