Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Resiliência: 4 lições para desenvolver a habilidade no trabalho
6892
post-template-default,single,single-post,postid-6892,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Resiliência: 4 lições para desenvolver a habilidade no trabalho

Ter resiliência é uma característica de pessoas que sabem superar obstáculos e procuram fazer das dificuldades algo que as motiva.

A Resiliência é a capacidade que uma pessoa desenvolve para superar dificuldades e estresse, transformando essas adversidades de forma estratégica em superação. Aprendendo a trabalhar suas atitudes com uma visão diferente sobre a situação.

Aumentar a sua resiliência é algo que você pode conseguir lidando com emoções e situações difíceis, tomando atitudes resilientes, e mantendo a sua resiliência no longo prazo.

1. Tenha uma meta

Você tem uma meta?

É importante que você tenha uma meta, algo em que você possa focar e buscar alcançar. E assim desenvolver novas habilidades. Se você descobrir qual o seu propósito e o que você realmente almeja, há grandes chances de alcançar seu objetivo e obter sucesso profissional.

Mas como determinar uma meta?

Para traçar uma meta relevante você pode contar a Metas Smart, que é uma ferramenta que tem o objetivo de ajudar você a estabelecer suas metas. Este método é constituído por 5 pontos. Cada letra da palavra SMART possui um significado que consegue traduzir corretamente o que é e como deve ser uma organização de meta.

  • Específico – Sua meta deve ser direta, não pode ser algo vago.
  • Mensurável – Deve ser algo que consiga verificar se a meta foi batida.
  • Alcançável – Deve ser algo real, algo possível de se fazer.
  • Relevante – Não pode ser muito fácil. Tem que ter relevância na sua vida.
  • Tempo – Você deve determinar o tempo em que você deve bater essa meta.

Para atingir a meta é interessante que você crie um plano de ação e siga ele fielmente. Acompanhe com frequência o seu planejamento para que você não perca o foco e nem se desestimule.

Comunicar para as pessoas ao seu redor sobre a sua meta é fundamental. Para alcançar o seu objetivo você pode precisar de apoio. Com uma meta definida e motivação, você é capaz de superar qualquer obstáculo.

2. Trabalhar em equipe é ter resiliência

Trabalhar com pessoas é uma atividade bastante complicada. Diversas vezes as ideias podem ser convergentes e até gerar conflitos entre a equipe. Por esse motivo, ter a habilidade de saber trabalhar em equipe é muito importante para gerar resiliência.

A comunicação é o principal meio para evitar e resolver desentendimentos. Saiba valorizar a comunicação entre você e os outros colaboradores. Escutar e falar na hora certa é importante para que o ambiente se torne agradável e produtivo.

Quando uma equipe tem uma boa comunicação, ela se desenvolve melhor, além de conseguir superar as adversidades que podem surgir no decorrer do tempo junta.

Veja também:
Veja exemplos de mau comportamento no trabalho e entenda como eles podem afetar você e a sua carreira
5 sinais de que sua inteligência emocional está falhando


3. Procure pelo autoconhecimento

Buscar se conhecer é um passo muito importante para desenvolver a resiliência. Procure identificar quais são os seus comportamentos que geram estresse, ansiedade ou frustrações.

Entenda quais são as ocasiões que levam você a ter essas atitudes, e busque um novo significado para esses conceitos rígidos e inflexíveis.

Tente NÃO ignorar os problemas que aparecem. Se você pode resolver algo neste momento para evitar problemas futuros, faça! Se não puder fazer agora, seja capaz de esperar o momento para fazê-lo sem dedicar muitos pensamentos antes.

Acredite em você! A autoconfiança nas suas capacidades e atitude positiva contribuem para formar uma habilidade resiliente em você.

4. Aceite que a mudança é algo essencial para a vida

Existem mudanças que são planejadas e as que são imprevistas. Independente disto, novas situações nos levam a buscar diferentes formas de adaptação e nos dão a oportunidade de ampliar nossas experiências e a ter resiliência.

Não há evolução sem mudança e mesmo que você não queira, a mudança acontece ao seu redor. Desse modo, o melhor a fazer é se adaptar à mudança. Isso vai ajudar você a colocar em prática novas estratégias e a diferenciar as circunstâncias da sua vida para poder melhorar naquilo que você deseja.

Com as mudanças acontecendo, é normal surgir a insegurança. É normal que você sinta medo e se questione se vai conseguir ou não. Fique atento para que você não se desmotive nem se autoboicote, tenha foco e você conseguirá realizar as mudanças necessárias.

Esses quatro passos poderão ajudar você a desenvolver resiliência e equilíbrio para superar adversidades ou crises e estresse no seu cotidiano. Que tal ver também O que é um coach e como ele desenvolve os seus talentos?