Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Rotatividade de funcionários: veja práticas para evitar demissões na sua empresa
6807
post-template-default,single,single-post,postid-6807,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Rotatividade de funcionários: veja práticas para evitar demissões na sua empresa

As principais causas dos pedidos de demissão no mercado de trabalho estão relacionados à falta de motivação e oportunidade de crescimento na carreira. Além, é claro, da falta de um bom relacionamento entre os superiores e empregados. A consequência disso é a alta rotatividade de funcionários, o que leva ao prejuízo no desempenho da empresa.

A rotatividade de funcionários, também conhecida como taxa de Turnover, pode prejudicar bastante na produção da organização, principalmente quando a empresa perde bons colaboradores, treinados e qualificados. Além disso, essas saídas oferecem o aumento de custos e desvantagens.

Nesta matéria, nós, da Targo Consultoria, vamos explicar quais são os principais motivos que levam à demissão, além de mostrar técnicas que podem ajudar evitar a rotatividade de pessoal. Acompanhe o conteúdo até o final!

A rotatividade de funcionários gera gastos

Ao contrário do que um empregador pode achar, a rotatividade de funcionários causa mais gastos, pois a cada saída de um empregado, há a admissão de outro para preencher a vaga.

Os custos com essa prática, se feita com muita frequência, podem chegar ao equivalente a oito salários nominais, por empregado, dependendo do cargo. Para simplificar a conta, isso significa que, pelo mesmo valor gasto na troca recorrente de funcionários, daria para mantê-lo trabalhando por um período médio de 8 meses.

A rotatividade de funcionários pode trazer diversas consequências à organização, além dos gastos financeiros. Sua estrutura organizacional é prejudicada com a perda de bons profissionais. Dessa forma, sua empresa pode sofrer com:

  • Perda de credibilidade no mercado;
  • Queda de produtividade;
  • Perda de conhecimento;
  • Novos treinamentos.

Em outras palavras, a rotatividade de funcionários pode custar um alto preço para a sua empresa. Dessa forma, é possível que os seus resultados sejam prejudicados devido ao desligamento de muitos colaboradores.

Confira também:
Os piores erros que arruínam qualquer chance de empreender
Gestão de equipe: 5 passos para liderar um time de sucesso

Conheça os principais motivos das demissões

Normalmente, as empresas desligam funcionários por diversos motivos como falta de rendimento e produtividade, etc. Porém, quando há muitos pedidos de demissão, convém à organização descobrir os reais motivos por trás.

Ambiente hostil

Um funcionário consegue produzir bem quando está em um ambiente de trabalho saudável e acolhedor. Por isso, estar em um local que transmita hostilidade, e o colaborador se sinta humilhado e deprimido, pode prejudicar bastante o desempenho e produtividade.

Ambientes hostis são as principais causas para o aumento do índice de Turnover, pois os funcionários se sentem acuados, além de passarem o dia inteiro com pessoas desagradáveis.

Por isso, é importante pensar em traçar estratégias para tornar o ambiente de trabalho mais receptivo e agradável aos funcionários.

Insatisfação com salário e falta de benefícios

A remuneração baixa é um dos principais causadores da rotatividade. As pessoas trabalham para pagar contas e ter uma vida confortável. Quando recebem um salário que está abaixo do mercado, é claro, que, na maioria das vezes, elas vão em busca de novas empresas que oferecem melhores condições.

Além disso, a falta de investimentos nos benefícios também é um fator de rotatividade de funcionários, se a empresa não oferece vantagens, é comum os colaboradores ficarem insatisfeitos.

Falta de oportunidade de crescimento

Uma empresa que não oferece oportunidade dentro da organização para os seus colaboradores, está propensa a sofrer altas taxas de rotatividade de funcionários.

Geralmente, os profissionais estão em busca de crescimento, por isso a falta de perspectiva e plano de carreira causa desmotivação em muitos colaboradores. Isso faz com que o funcionário se sinta desvalorizado e frustrado, dessa forma, indo em busca de lugares que disponibilizam oportunidades para o crescimento profissional.

Liderança ruim

Um bom líder mantém sua equipe sempre motivada de modo a atingir a meta principal juntos, desempenhando adequadamente suas funções. Por isso, trabalhar em um local que a liderança é falha, pode ocasionar o aumento da rotatividade de funcionários.

Ninguém produz bem trabalhando com chefes autoritários, explosivos que não compreendem sua equipe de colaboradores. Pois, os funcionários podem se sentir desvalorizado e frustrados com os seus líderes.

Essas são as principais causas dos altos índices de rotatividade de funcionários dentro de uma organização. Por isso, é preciso conversar com os gestores da empresa para procurar formas de implementar uma cultura organizacional com novas estratégias.

Além disso, é indicado realizar uma entrevista com o ex-funcionário para entender o que o levou a tomar essa decisão. As respostas podem ser o pontapé para iniciar as mudanças necessárias na companhia.

Técnicas para evitar a rotatividade de funcionários

Busque tornar os setores mais harmoniosos

Um péssimo ambiente de trabalho pode ser para um empregado uma verdadeira tortura. E isso vai da harmonização do ambiente sob o aspecto visual ao relacionamento com os colegas. A falta de condições ideias para realizar um bom serviço pode ser decisivo para pedir demissão.

Por isso, é necessário que os superiores estejam atentos a esses pontos e busquem oferecer aos subordinados um ambiente livre de estresses, onde reinam a harmonia, um bom relacionamento profissional e excelentes condições de trabalho. Dessa forma, os funcionários recebem motivação no trabalho adequada.

Capriche na comunicação interna

Investir em uma comunicação transparente e eficiente, é fundamental para garantir o engajamento dos colaboradores à empresa. Esse é um canal importante que vai facilitar o relacionamento dos funcionários, assim, é possível diminuir os ruídos dentro da organização e evitar a saída de muitas pessoas da empresa.

Dessa forma, boatos e atitudes tóxicas podem ser impedidas no ambiente de trabalho. Além disso, uma boa comunicação ajuda a melhorar na produtividade no trabalho, no desempenho e na qualidade vida de todos os funcionários. Deixando os discursos claros e objetivos.

Planeje estratégias de benefícios e motivação

Uma empresa que demonstra interesse em oferecer o melhor para os empregados é sempre bem vista, tanto por quem trabalha nela quanto por quem de alguma forma possui uma relação com os seus serviços. E isso só é possível quando existe uma iniciativa que estimula os empregados a desempenharem uma excelente tarefa.

Para alcançar esse nível, é fundamental oferecer recompensas como prêmios por desempenho, participação nos resultados, benefícios de saúde, planos de carreira, além, é claro, de uma boa remuneração salarial. O segredo é valorizar o bom profissional!

Invista em treinamento e capacitação

Uma companhia que oferece ao empregado a oportunidade de crescer na empresa por meio de treinamento, capacitação e, é claro, com um plano de carreira, certamente irá reter excelentes profissionais.

Cursos, palestras e aperfeiçoamentos diversos são ótimos para que os colaboradores adquiram conhecimento e passem a praticá-los dentro do ambiente corporativo.

Os resultados desse investimento podem ser sentidos no desempenho da empresa no mercado. Assim, a tendência é alcançar posicionamentos cada vez melhores no segmento em que atua. Essas são as principais técnicas que vão ajudar a evitar a grande rotatividade de funcionários dentro da empresa.

Neste artigo, você conheceu as consequências da alta rotatividade de funcionários e descobriu o que deve ser feito para evitar demissões. Agora que você já sabe o que implementar na cultura da sua empresa, é hora de descobrir quais aptidões faz de você um excelente líder.