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Trabalho em equipe: como garantir ótimos resultados na empresa?

Mais que uma tarefa, o trabalho em equipe é uma habilidade muito exigida no mercado de trabalho. Isso porque os resultados positivos de uma empresa são mais perceptíveis quando cada pessoa do time se empenha e aplica seu talento para atingir um objetivo coletivo. É por esse motivo que desde crianças somos ensinados a trabalhar em grupo, aprendendo a ouvir, dividir, dialogar e, principalmente, pensar em conjunto.

Veja neste artigo os benefícios de se trabalhar em equipe e aprenda como você pode crescer na empresa com nossas dicas de gestão de trabalho em grupo.

Quais os benefícios do trabalho em equipe?

Trabalhar em conjunto pode trazer ótimos resultados para a empresa, além do crescimento pessoal e profissional dos colaboradores da organização.

Veja mais vantagens que o trabalho em equipe pode resultar.

  • Estímulo da comunicação e da empatia pelo próximo;
  • Obtenção de resultados mais rápidos e organizados;
  • Agilidade no cumprimento de metas;
  • Maior criatividade;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior envolvimento e comprometimento;
  • Troca de conhecimento;
  • Maior esforço e desempenho de cada membro;
  • Ocorre a interação e compartilhamento de histórias pessoais, possibilitando aprendizados de vida;
  • Diversidade de soluções para os desafios;
  • Melhora do ambiente organizacional;
  • A vitória é igualmente compartilhada!

Leia também: Metodologia Scrum: como usar para melhorar o trabalho em equipe 

23/02/2022

Como trabalhar em equipe?

Um trabalho em equipe flui naturalmente quando as pessoas compartilham de um objetivo em comum e buscam alcançar metas específicas. Para formar o “time dos sonhos”, aquele que você sabe que não há missão impossível, o gestor deve considerar as competências individuais de cada membro para o melhor desenvolvimento das atividades.

Por isso, considere que os princípios de convivência sejam respeitados para que haja uma boa interação entre os membros e reconhecimento da interdependência para a realização eficiente das atividades. Além disso, observe os seguintes pontos.

Conheça os colegas de trabalho

Quanto mais você conhece as pessoas, mais é possível descobrir habilidades e trocar experiências. Entenda que os colaboradores não são definidos apenas por suas funções, mas cada um carrega uma história de vida e possui interesses que podem ir além do profissional. Que tal se esforçar um pouco mais para interagir e conhecer os membros da equipe?

Tenha paciência

Nem sempre as pessoas irão concordar com seu ponto de vista. É muito importante que quando as divergências aconteçam você esteja preparado para saber resolvê-los, mantendo a educação e o respeito pelas pessoas. Uma boa conversa sempre é a melhor solução para atingir as mesmas metas e objetivos.

Comunique-se bem

É fundamental que dentro de um grupo todos se comuniquem com clareza, principalmente o gestor. Todos os membros devem estar alinhados quanto aos valores, metas e objetivos da empresa para que possam trilhar o mesmo caminho. Além de que, desse modo, cada colaborador percebe sua importância e seu papel dentro da organização.

Seja resiliente

Quando se trabalha com um grupo é normal que haja conflitos e muitos entraves quanto às opiniões dentro do trabalho. É nessa hora que você precisa se adaptar às situações e buscar oferecer rapidamente soluções que coloquem o time em acordo novamente. Tente eliminar o clima de competição fazendo dinâmicas em grupo.

Seja organizado

Para manter a equipe alinhada e focada no mesmo objetivo é importante manter um planejamento que garanta a organização do grupo. Aproveite e faça pequenos balanços durante o desenvolvimento do trabalho, comemorando as vitórias e buscando soluções para os obstáculos.

Saiba dividir tarefas

A maior vantagem do trabalho em equipe é que você não precisa centralizar as tarefas em uma pessoa só. Mas é importante saber a quem distribuir a tarefa, focando no potencial de cada colaborador. Compartilhar responsabilidades também torna a equipe mais empenhada e ativa.

Não se acomode!

Um dos problemas que pode acometer o time é a acomodação. Um grupo já integrado pode ter dificuldades em obter estímulos de criatividade para apresentar novos resultados, uma vez que estão mais resistentes a outras opiniões. Não deixe que a equipe fique estagnada. Busque novas formas de incentivar a criatividade do grupo.

Gostou das nossas dicas? Aprimore ainda mais seu conhecimento lendo o nosso artigo Gestão de equipe: 5 passos para liderar um time de sucesso

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