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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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5 orientações valiosas para um ótimo atendimento ao cliente - Targo
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5 orientações valiosas para um ótimo atendimento ao cliente

A cara de uma empresa é o atendimento ao cliente que ela fornece. Se há algo errado no atendimento, há algo errado na imagem que a empresa fornece, e consequentemente isso afetará qualquer resultado, principalmente o financeiro! Mesmo que uma empresa disponha de ótimos produtos e/ou serviços e invista pesado na divulgação de novas atrações, lidar com e tratar da melhor maneira possível o cliente é a principal estratégia de crescimento para os negócios.

Quem tem de compreender as dores do consumidor de forma direta e encarar a missão de atender às expectativas dele, precisa ter SEMPRE em mente que se o comprador fica insatisfeito com a entrega o prejuízo é certo e a reputação negativa não tarda a aparecer. Para impedir que qualquer falha do tipo aconteça com você, nós, da Targo Consultoria, reunimos 5 conselhos maravilhosos para um atendimento ao cliente de causar inveja.

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1 – Descubra a dificuldade e encontre uma solução

Para que uma pessoa chegue até a sua empresa, existe uma linha de interesse sobre algo que você pode oferecer. Ela pode acreditar que seu serviço pode resolver algum problema ou satisfazer algum desejo de consumo que ela possua, e este cliente, no mínimo, espera que o que você oferece (seja produto ou serviço), atenda às necessidades dele naquele momento.

Portanto, ao longo de todo o contato com o cliente é fundamental demonstrar interesse e apresentar alternativas para aquilo que ele considera importante. Saiba que além de conhecer o público-alvo, assimilar comportamentos e tendências é imprescindível para o sucesso.

 

2 – Ouvir com atenção é um destaque 

Item relacionado ao tópico anterior, saber escutar é uma das armas mais eficazes na hora de conquistar os compradores e fidelizá-los à marca. Por isso, é importante que a equipe esteja sempre ciente não somente das informações que o produto ou serviço oferecem, mas dos benefícios. Seu atendimento ao cliente deve ser o melhor especialista no que você fornece. Antes mesmo de vender, aposte na informação para evitar futuras dores de cabeça.

Na prática do atendimento ao cliente, é bem comum que os usuários façam críticas sobre o uso do produto porque ele não funcionou corretamente, quando, na verdade, tudo poderia ter sido esclarecido nos instantes que antecederam a transação. Tire as dúvidas dos seus clientes e esclareça cada detalhe solicitado.

3 – Coloque-se no lugar do seu cliente

Não tem forma mais adequada de cuidar do consumidor do que se pôr no lugar dele. Ter empatia pelas suas angústias e expressar vontade e carinho para dar fim de uma vez por todas aos seus problemas tem um valor tão grande para o consumidor que ele acaba se sensibilizando e voltando após um tempo para repetir a dose.

Um atendimento humanizado por ser um divisor de águas quanto à concorrência, fidelizando o cliente e trazendo um novo relacionamento para a empresa. As vantagens também favorecem a produtividade da empresa porque os funcionários passam a adotar ideias voltadas exclusivamente para a demanda do cliente e deixam de lado esforços dispensáveis.

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4 – Invista em treinamentos de atendimento ao cliente

Funcionários capacitados estão aptos a realizar um bom atendimento ao cliente,  com resultados que transmitam satisfação e números positivos ao final do mês. Com o treinamento adequado, seus funcionários podem adquirir um atendimento de excelência e surpreender seus clientes.

Por mais que a grande maioria dos atendentes esbanjem carisma, a empresa não pode se apoiar na personalidade do trabalhador, por isso a necessidade de integrar o atendimento á empresa. A sugestão é capacitar as equipes e tornar um hábito em padrão de qualidade e encantamento.

5 – Aprenda a lidar com consumidores em momentos de fúria

Se indivíduos comuns já são alvos de reclamações, seja nas mídias sociais, seja pessoalmente, que dirá então uma empresa, concorda? No que diz respeito aos clientes mais estressados, manter a paciência e uma abordagem cordial é o segredo. Ouça, concorde e tente ajudar. Se for necessário, assuma a responsabilidade. Clientes que se sentem respeitados recomendam o serviço.

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