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Captação de clientes: conheça as 3 melhores técnicas

Você pensa que a captação de clientes só é necessária para empresas novas no mercado, que ainda não têm uma carta de clientes consolidada?

Ou mesmo para aqueles negócios que precisam de uma mãozinha, já que a solução vendida por eles não é tão competitiva quanto a sua?

Se você concorda com essa linha de pensamento, esse artigo é para você. Isso porque a captação de clientes é essencial para todas as empresas!

Nós vamos te mostrar o porquê e ensinar as melhores técnicas para vender mais. Prepare as anotações e vamos começar.

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Por que investir na captação de clientes?

Um bom produto se vende sozinho? A resposta que você procura é sim, mas nós vamos te dizer que pensar assim é uma grande ilusão!

Começa por aí. Ninguém está dizendo que o produto não é bom, porque ele pode até ser. Mas de que adianta oferecer uma super solução se as pessoas não sabem que ela existe?

E a captação de clientes serve justamente para isso: para que compradores em potencial descubram seu produto ou serviço.

Para que isso aconteça, existem técnicas que, se aplicadas em momentos certos, podem fazer a diferença nos rendimentos da sua empresa.

Então vamos começar logo a elaborar esse plano. Como primeiro passo, é preciso analisar a sua atuação em uma perspectiva micro e macro.

Tente responder às seguintes perguntas:

  • Qual tipo de cliente quero captar?
  • Qual a realidade do mercado na minha área hoje?
  • Quem são meus concorrentes e o que eles estão fazendo?
  • Qual a melhor forma de vender meu produto/serviço para meus clientes?

Com essas respostas em mãos, fica mais fácil definir qual técnica melhor se aplica ao seu contexto.

3 melhores técnicas para a captação de clientes

Conheça agora as melhores técnicas para fazer o seu negócio lucrar mais.

  1. Marketing de conteúdo

Com o marketing de conteúdo, você atrai os clientes por meio de materiais que despertem o interesse deles. Em vez de sair atrás de clientes, você faz com que eles venham até você.

Como? Tirando o máximo de proveito das mídias pagas, SEO e redes sociais para atingir clientes em potencial, que aqui são chamados de leads.

Funciona assim: você produz materiais educativos na sua área de atuação, que são conteúdos de grande valor. Tanto pelo tema quanto pela autoria de um especialista no assunto, que é você ou a sua empresa.

Eles vão educar e ajudar os seus clientes a descobrir que eles precisam da sua solução. A partir disso, você usa esse conteúdo como isca.

Em troca do acesso gratuito ao material, os leads fornecem dados como nome, e-mail, telefone, empresa, cargo e outros que sejam relevantes para você. Informação nos dias de hoje vale ouro e com ela é possível qualificar seus leads e filtrá-los para um posterior contato comercial.

O investimento nessa técnica é relativamente baixo e é mais recomendado para empresas de médio porte, de mercado abrangente e com grande volume de clientes.

  1. Prospecção ativa

A prospecção ativa é o oposto da técnica anterior. Também chamada de prospecção outbound, esta é a estratégia mais tradicional, que provavelmente você usa sem perceber.

Aqui você cria listas com o contato de potenciais clientes do seu ramo de atuação. É uma estimativa do público que pode ter interesse no que você vende.

Há uma grande possibilidade de que essas pessoas nunca tenham ouvido falar do seu produto ou serviço, então não há como saber se há interesse por parte deles ou não.

Para que você não dê um tiro no escuro com essa técnica, tenha um time de pré-vendas para qualificar e fazer a captação de clientes que apresentem melhor potencial.

A prospecção outbound funciona bem nos seguintes casos:

  • Empresas em início de operação; e
  • Empresas que pretendem prospectar negócios de médio e grande porte.
  1. Marketing de referência

Também conhecido como boca a boca, é a tática mais conhecida e mais eficaz! Além disso, o custo é muito baixo quando sua base de clientes tem boa experiência de compra na sua empresa.

Para que essa técnica dê certo, é preciso se certificar que o atendimento seja de excelência do início ao fim.

Para dar um gás, você pode incentivar o marketing de referência oferecendo premiações em troca de indicação ou mesmo criando campanhas com seu time de marketing.

Neste artigo, você viu que a captação de clientes é muito importante para qualquer empresa, nova ou veterana no mercado. Aplicando essas técnicas, aliadas a um produto ou serviço que solucione as dores do seu público-alvo, é garantia de aumento de vendas.

E já que estamos falando sobre isso, que tal ler agora como um bom atendimento ao cliente ajuda sua empresa a crescer?

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