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Confira as 8 maiores características de um líder de excelência

Hoje viemos falar sobre as 8 maiores características de um líder de excelência e explicar o porquê elas são tão importantes para quem quer se tornar um líder de sucesso.

Essas características devem estar presentes tanto em um gestor de equipe quanto para o dono da empresa, pois ambos precisam agir como líderes para atingir bons resultados.

Mas quais são as características de um líder de excelência?

Quando falamos de excelência, estamos tratando de ir além do básico ou do mediano. Um líder assim não mede esforços para entregar ótimos resultados e toma para si os problemas que vierem.

Além disso, para chegar à excelência, o líder deve buscar se aperfeiçoar a cada dia, corrigindo pontos em que tem dificuldades e tendo um comportamento exemplar em frente a sua equipe.

Confira abaixo as principais características que um líder deve ter para ter sucesso em sua carreira.

1. Saber coordenar bem

Coordenar é atribuir funções de acordo com as qualificações e competências de cada um e, além disso, acompanhar o desempenho da tarefa como quem deseja ensinar. A ação de coordenar deve estar centrada no aprendizado e melhora dos resultados.

Toda atividade demanda uma boa coordenação para que se cumpra como estabelecido no planejamento. O líder, que tem papel de coordenador neste momento, tem como função organizar o processo para que ninguém se perca e que se mantenham motivados.

2. Aprender a demandar atividades

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Um líder de verdade sabe como atribuir tarefas aos funcionários.

Esse tópico é um complemento do anterior, pois a demanda de atividade está intrinsecamente relacionada ao processo de aprendizado dos funcionários. Essa é uma característica indispensável para o líder que almeja o crescimento de seus colaboradores.

Isso significa que ele precisa aprender a entender como cada membro da sua equipe se comporta ao receber uma atividade. Ajudando a direcionar melhor as demandas, saber como e em quanto tempo poderá ser executada aquela tarefa que foi designada.

Tanto o excesso, quanto a falta de atividades podem ser capazes de desmotivar o colaborador. Isso porque o excesso de atividades pode soar como um abuso e a falta delas pode parecer falta de confiança por parte do líder.

3. Saber gerenciar bem o tempo

Uma das características de um líder de sucesso é a capacidade de gerenciar bem o seu tempo. Pois isso permite que ele possa executar suas tarefas dentro de um prazo estabelecido, sem comprometer sua saúde mental.

Isso também acaba refletindo no desempenho de sua equipe, quando ele sabe elaborar um cronograma e estabelecer bem os prazos, de uma forma que otimize o tempo.

4. Ter capacidade de motivar a equipe

Motivação é um aspecto que está diretamente relacionado com os resultados de uma empresa. Pois um funcionário desmotivado não produz tão bem quanto deveria e é capaz de gerar desconforto e sobrecarga de trabalho para o restante da equipe.

O líder é um responsável externo pela motivação do colaborador. É ele quem deve conhecer a sua equipe e saber fazer com que eles tenham uma visão focada em metas e resultados, e que possam ver como o bem estar da empresa pode influenciar também na vida pessoal de cada um.

5. Saber elevar as habilidades dos subordinados

Isso se dá por meio do processo da atribuição de funções comandada pelo líder da equipe, ou seja, é um caminho percorrido para alcançar um objetivo, que é a excelência nas habilidades.

Para isso, é necessário conhecer a fundo os conhecimentos e competências de cada um, para que se possa pensar e implementar estratégias capazes de desenvolver as qualificações de cada membro da equipe. Os bons líderes são sensatos, ponderados e reflexivos e sabem tomar decisões com base em suas análises.

6. Ter estratégias inovadoras

Nada de monotonia! O hábito de pensar em estratégias inovadoras é uma das maiores características de um líder. E ele se destaca pela capacidade de experimentação e por nunca se esquivar quando está diante de uma situação nova, tomando para si a responsabilidade.

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7. Saber dar e receber feedbacks

Dar feedbacks é extremamente necessário para o desenvolvimento de uma pessoa ou melhorar os projetos realizados, pois é informando o que poderia ter sido melhor, no ponto de vista da empresa, que moldamos um padrão de trabalho, e isso ajuda o colaborador pensar como o dono.

Por isso, devemos ter um cuidado ao repassar ou receber esses feedbacks, porque não queremos transformar em um peso o que deveria ser um ganho para as partes. O pedido de alteração na maneira de se fazer, deve soar como uma sugestão, não uma ordem.

Como fazer da forma correta

Líder, ao repassar um feedback, parabenize o trabalho que o seu subordinado fez – que levou um tempo e esforço – e somente após isso, faça sugestões de melhora. Se você fizer desta maneira, com certeza sua opinião terá mais valor para ele.

E ao receber feedbacks, também esteja preparado. Alguns gestores são ótimos em dar feedbacks, mas no momento em que acontece o contrário com ele, não recebe tão bem. Por isso, tenha em mente que um líder também está sujeito a receber feedbacks, que podem vir do superior, de um cliente ou até mesmo de um membro da equipe.

8. Possuir inteligência emocional

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com as próprias emoções e conseguir usá-las a seu favor. Quem consegue desenvolver esta habilidade é capaz de fazer escolhas mais responsáveis e conscientes, pois não permite ser levado pelo lado emocional.

Estas são algumas das maiores características de um líder de excelência que você deveria pensar em ter. E se realmente deseja alcançar o sucesso, recomendamos que você participe da Escola de Líderes, que irá ajudá-lo a desenvolver suas habilidades de liderança. Clique aqui e participe.

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