Você está visualizando atualmente Como “apagar incêndios” com a Gestão do Tempo?

Como “apagar incêndios” com a Gestão do Tempo?

É incrível como a maioria das pessoas não sabe realizar uma gestão do tempo eficaz. As consequências negativas dessa prática vão desde a falta de compromisso com os horários à perda de rendimento dentro e fora do trabalho. E se engana quem pensa que a falha atinge apenas os funcionários na base da hierarquia, já que os chefes também cometem alguns deslizes.

A notícia boa é que as vantagens para aqueles que zelam pela organização e priorizam um bom planejamento, são variadas com benefícios que abrangem os campos profissional e pessoal. Pensando nisso, nós, da Targo Consultoria, criamos uma matéria bem especial sobre o tema. Podemos continuar? 

Nossos aprendizados sobre Gestão do Tempo

Aqui na empresa, no primeiro dia de trabalho, o colaborador recebe uma agenda e um treinamento sobre como utilizá-la. Faz parte do processo de integração da Targo Consultoria. Depois, o funcionário é acompanhado por uma pessoa até que se habitue a utilizá-la. Sim, por incrível que pareça, usar agenda é uma quebra de paradigmas, pois grande parte dos profissionais acha que ficar refém de uma ferramenta como um planner é muito trabalhoso devido à necessidade de marcar desde simples compromissos a tarefas extremamente importantes.

Complemente os seus conhecimentos:
Como um líder deve se comportar durante tempos de crise?
5 orientações valiosas para um ótimo atendimento ao cliente
5 sinais de um ambiente de trabalho ruim

Quando nos reunimos com alguém, costumamos prestar logo atenção a esse ponto. Se a pessoa não dispõe de um caderno ou uma folha, por exemplo, para anotar as tarefas acertadas durante a discussão, desconfiamos se ela realmente vai poder respeitar os detalhes e os prazos combinados.

Resumindo em uma frase

A expressão-chave da gestão do tempo é: Primeiro o que mais importa, inclusive, essa oração é o hábito 3 do best-seller Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes que nós indicamos de olhos fechados. Mas voltando para o assunto, no nosso dia a dia, temos de priorizar as atividades que mais geram resultados. Se deixamos de adotar critérios de relevância, executamos o que é fácil ou que a gente mais gosta de fazer e, provavelmente, as tarefas que impactam de forma direta no crescimento da empresa são deixadas para depois ou, pior, para nunca.

Vale reforçar a mensagem 

De uma coisa, tenha certeza: a agenda deve ser única. Caso você possua mais de um papel profissional, tudo deve ser anotado num único lugar junto com as atividades da vida pessoal para não complicar e embaralhar as pendências. Uma agenda precisa ter espaço para compromissos, tarefas, notas e contatos.

Você pode gostar também:
6 sinais de que você está falhando como líder

Uma sugestão é apostar no que a tecnologia oferece de melhor. Os aplicativos são uma ótima alternativa para deixar a sua vida mais estruturada. Facilidade na palma da mão! O que nós utilizamos se chama Pocket Informant HD que pode ser baixado na loja virtual de apps do seu sistema.

Gostou do conteúdo? Então você vai adorar o nosso GUIA exclusivo sobre Gestão do Tempo. Baixe o material GRATUITAMENTE clicando aqui.

Deixe um comentário