Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Gestão de crise: como um líder deve se comportar durante tempos de crise? – Targo
6362
post-template-default,single,single-post,postid-6362,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Gestão de crise: como um líder deve se comportar durante tempos de crise?

Gestão de crise é um dos momentos de maior aflição dentro de uma empresa, seja por conta de problemas financeiros, seja por complicações na gestão de pessoas. Qualquer empresa está sujeita a passar por uma crise, e por conta disso, é importante saber que passos dar quando uma possível bomba explodir em suas mãos.

Neste ponto, somente a existência de um líder de verdade é capaz de arrumar a bagunça e pôr tudo nos eixos de forma imprescindível, mas a realidade nem sempre condiz com as expectativas, concorda? Nessas horas, são poucos os que assumem o controle da situação e conseguem, de fato, implementar melhorias.

Para acabar de vez com as falhas, descubra nesta matéria dicas maravilhosas que vão transformar a sua forma de conduzir em prol de um futuro próspero e repleto de crescimento. 

Complemente os seus conhecimentos:

Como ser líder: 10 erros que você jamais deve cometer

O que é Gestão de crise?

O gerenciamento de crise faz parte de um plano que visa a redução de prejuízos durante um rompimento empresarial (interno ou externo), e para que ela seja administrada e funcione corretamente, deve ser planejada com antecedência e bem elaborada.

Uma abordagem importante de ser ter é criar um comitê de crise, para que ele possa ficar responsável pela busca das melhores soluções a serem tomadas seguindo o plano de contingência. Ele também escolherá um líder para coordenar a equipe durante toda a emergência, prezando pela imagem institucional.

Transparência é fundamental para o líder

Antes mesmo de apresentar alternativas para reverter qualquer cenário negativo, é importante começar da maneira certa ou, pelo menos, do jeito menos pior, pois na gestão de uma crise a saída é sempre contar a verdade.

Quando você põe as cartas na mesa e explica o que realmente está ocorrendo, as chances de vencer os obstáculos aumentam. Mantenha a coerência em seus argumentos e não falhe no discurso, nas atitudes e nas decisões. Lembre-se de que uma equipe comprometida tem força suficiente para definir as estratégias ideais.

Fuja do drama e aposte na confiança!

Nós entendemos que as adversidades que aparecem ao longo do caminho assustam porque os desafios surgem de muitas circunstâncias e nem sempre conseguimos vislumbrar o que está por vir. Daí, vem a insegurança, o medo e a preocupação, fatores que só atrapalham na tomada de decisões.

Por isso, aprenda que ao passar por uma gestão de crise, sua prioridade é administrar os sentimentos e não adiar decisões essenciais que se refiram à corte de gastos, por exemplo.

Sacrifícios fazem parte da gestão de crise

Por falar em despesas, chegamos a um dos pontos críticos, porém crucial da jornada rumo ao sucesso durante a gestão de crise: a redução de investimentos. A revisão das metas e dos objetivos da empresa guiam o líder nas missões de realinhar oferta e demanda, redirecionar as equipes e, finalmente, definir o que dá para reduzir/interromper por um determinado período ou permanentemente. Se tiver dúvidas, consulte as equipes de trabalho para verificar a possibilidade de minimizar os impactos nos projetos ou nos setores da empresa.

Nós indicamos também:
5 sinais de um ambiente de trabalho ruim
Anda sem tempo? 5 dicas práticas para ser mais produtivo!

Inspire para gerar criatividade

Por mais força de vontade que você tenha, um líder nato não consegue descobrir sozinho todas as soluções para a crise. E é justamente por dispor de uma equipe que já entende o que se passa com a empresa que ele deve delegar tarefas, disseminar um espírito de compromisso, além de buscar parcerias para investir em aperfeiçoamentos. Ser proativo e incentivar a inovação é indispensável para alcançar bons resultados.

Fique atento para os relatórios

Após tanto esforço, prestar atenção aos mínimos efeitos dos planos de ação adotados é o modo ideal para visualizar um panorama do que deu certo ou não durante a gestão de crise. Enxergar as deficiências e as conquistas a partir de um olhar macro tende a trazer benefícios como um monitoramento geral da produtividade. Os indicadores demonstram antecipadamente tendências e correções de equívocos.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de baixar o nosso e-book exclusivo sobre Gestão do Tempo, perfeito para você que precisa melhorar sua produtividade no dia a dia. Clique aqui para receber o seu material GRATUITAMENTE. Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre Gestão de crise, e não deixe de acompanhar nosso Blog.