Você quer saber como delegar tarefas através de dicas simples? Então neste artigo você saberá como executar esta ação de maneira prática.
Muitas pessoas acham que a posição de líder é fácil, pois o líder é quem manda. No entanto, apesar de parecer uma posição de facilidade, essa é uma ideia muito errada.
Líderes e gestores precisam ter muita clareza em suas ações para que possam administrar e conduzir um lugar sem levar prejuízo.
Sendo assim, saber como dizer e pensar a coisa certa a se fazer nem sempre é uma tarefa tão simples.
Então se você quer saber como realizar isso da melhor forma, continue lendo.
Como Delegar Tarefas? Dicas Para Você Fazer Certo
A centralização de poder é algo no qual faz com que muitos gestores tenham medo. Isso porque qualquer ordem errada pode custar caro para muitos setores e gerar prejuízos para toda uma empresa.
Sendo assim, saber delegar bem um trabalho é essencial para quem está em uma posição de liderança.
Desse modo, para que não haja receio, separamos algumas dicas fundamentais que farão suas decisões fluírem naturalmente, de modo certeiro e sem medo. Confira!
1. Saiba quem é sua equipe
Para saber como delegar tarefas, uma das principais dicas é conhecer as pessoas com quem você trabalha.
Isso é importante saber, pois quando chega um certo tipo de tarefa, você saberá exatamente quem é melhor de fazer o quê.
Então, você tem que saber quem da sua equipe tem mais qualificação para desempenhar melhor a tarefa que chegou.
Sendo assim, conheça o trabalho de sua equipe e saiba listar os pontos fortes e fracos de cada um.
Assim, ficará mais fácil saber decidir quem deve ficar responsável pelas funções do momento.
2. Seja claro e saiba definir prazos
Se você tem uma ideia de execução em mente e você quer passá-la para a sua equipe, você precisa dizer isso de maneira muito clara para que todos entendam e não reste dúvidas.
Sendo assim, diga para cada pessoa responsável por uma tarefa o que você espera que ela faça e como você acha que o trabalho daquela pessoa impactará no resultado final.
Ainda que você diga o que espera de cada um, um bom gestor nunca deixa de conferir se o trabalho está saindo conforme o esperado.
Caso algo não aconteça do jeito que foi definido, cabe ao gestor monitorar e cobrar do colaborador.
Isso é fundamental para que a equipe alcance os prazos no tempo certo sem que prejudique o andamento do projeto inteiro.
3. Dê suporte
Um líder, ao contrário do que muitos pensam, não é só a pessoa que “manda e não faz nada”.
Um verdadeiro líder enxerga o ambiente como um todo para que possa conduzir sua equipe a obter um resultado satisfatório.
Sendo assim, cabe a você entender quais dificuldades sua equipe enfrenta e, assim, saber como trabalhar para reduzir essas dificuldades.
Portanto, cabe ao líder ser uma pessoa de suporte que faz com que os obstáculos sejam ultrapassados para que sua equipe possa obter somente o melhor resultado para aquilo que lhes foi delegado.
4. Responsabilidade
Para delegar tarefas, uma das dicas que mais funcionam é que o gestor saiba trabalhar de forma progressiva até que ele tenha que desempenhar menos as tarefas de rotina e fazer com que sua equipe tenha mais liberdade.
Esse é um cenário utópico que quase nunca funciona. Isso porque esse é o cenário em que a equipe está tão alinhada que eles trabalham praticamente sem o chefe.
Este, por sua vez, atua apenas ajustando os pontos necessários e agindo como um facilitador, removendo os obstáculos para que os funcionários trabalhem melhor.
5. Encoraje
Deixar sua equipe motivada e encorajada é sempre uma boa forma de tratá-la a fim de que possam fazer seu trabalho da maneira certa.
Sendo assim, para que você possa delegar bem as funções, o ideal é que você seja uma pessoa aberta e escute a sua equipe.
Incentive-os a fazerem perguntas, a tirarem dúvidas, tudo de um modo amigável que os ajudem a aumentar sua produtividade no meio de trabalho.
Muitos gestores não gostam de investir seu tempo nisso. No entanto, essa é uma parte fundamental para que tudo saia de acordo com suas expectativas como gestor.
Afinal, você é a pessoa principal a quem eles recorrem quando precisam executar uma tarefa e possuem dúvidas.
Se os funcionários sentirem que não tem uma abertura com seu líder, então provavelmente o resultado final do trabalho pode ficar comprometido ou não ocorrer do modo que o líder esperava.
Quando um trabalho é feito sem que a equipe possua um entendimento claro dele, há um grande risco de que haja um retrabalho.
E isso acaba custando tempo e recursos limitados da empresa que poderiam ter sido melhor empregados de outra forma.
Por isso, sempre reserve um tempo para que sua equipe entre em contato com você para tirar dúvidas, fazer perguntas, entre outras coisas necessárias.
6. Faça uso das tecnologias
É muito importante usar as tecnologias para que possam ajudar no dia a dia, principalmente quando o assunto envolve gestão de tempo, tarefas e equipes.
Ter ao seu lado um software onde você deixará tudo registrado para que sua equipe tenha acesso é uma maneira organizada para que todos saibam o que devem fazer e para onde devem seguir.
Dentro dele você pode disponibilizar links, comentários, lembretes, entre outras funções.
Quando o assunto é delegar tarefas é importante contar com todo tipo de apoio.
Conclusão
Vimos então neste artigo como você pode delegar tarefas através dessas dicas.
É muito importante que um líder saiba usar as ferramentas e os recursos como diálogo a seu favor.
Para que você possa delegar bem, é preciso antes de qualquer coisa, que sua equipe te entenda e saiba o que você quer passar e aonde quer chegar.
Se você possui alguma dificuldade em delegar tarefas, então comece a implementar na sua rotina essas dicas para que você veja a diferença.
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