Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Do empreendedorismo à liderança: os desafios e as conquistas – Targo
6112
post-template-default,single,single-post,postid-6112,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Do empreendedorismo à liderança: os desafios e as conquistas

O percentual de profissionais que resolve abrir um negócio em relação às pessoas que não têm esse desejo é muito pequeno. Se avaliarmos quantos desses deram certo na carreira solo, o número cai ainda mais. Agora, caso a questão seja pertinente à quantidade dos indivíduos que se arriscaram e ao mesmo tempo são líderes, provavelmente, o resultado  não passe das casas decimais.

O ato de empreender está ligado diretamente ao comportamento da pessoa. É a predisposição que o profissional tem para assumir riscos a fim de sair da condição de assalariado para a de patrão. O conhecimento ajuda, mas não é o requisito fundamental. Na verdade, o maior desafio de todo empresário de sucesso é ser também um grande líder. Infelizmente, o conceito de liderança e empreendedorismo são confundidos, principalmente, na cabeça dos que alcançaram o sucesso financeiro. Para muitos, ser líder é ter dado certo na vida. Mero engano.

Complemente os seus conhecimentos:
6 sinais de que você está falhando como líder

A liderança como a chave para o sucesso

Uma das características da liderança é inspirar confiança. Transmitir credibilidade aos colaboradores e à sociedade é uma grande particularidade do perfil. Não tem muito a ver com o dinheiro, pois o sucesso nas finanças é uma consequência, e não a causa. A credibilidade está relacionada diretamente ao caráter e à competência. A junção desses dois itens é que gera crédito à pessoa. Segundo Jon Huntsman, CEO de uma grande empresa, ”no jogo dos negócios ou da vida, não há atalhos morais. Existem, basicamente, três tipos de pessoas: as mal sucedidas, as temporariamente bem sucedidas e aquelas que se tornam e permanecem bem sucedidas. A diferença é o caráter”.

Todos os empreendedores bem sucedidos são competentes, mas não é regra possuir caráter, normalmente falta um item da engrenagem, assim como também nem todos os empreendedores são líderes, já que a liderança é um estágio maior e que poucos conseguem atingir.

Leia mais:
Liderança e motivação: 9 dicas incríveis para comandar uma equipe

Questionando a realidade

Os políticos são líderes? Se você analisar, dificilmente votamos em algum candidato porque acreditamos nele. Geralmente, votamos em algum familiar, amigo ou conhecido. E na pior das hipóteses, quando não temos opção, escolhemos alguém por indicação de um terceiro. É bem complicado encontrar eleitores que votam pela credibilidade dos candidatos, pois, infelizmente, o desempenho do trabalhos deles fala por si só.

A credibilidade é o mais importante atributo que uma pessoa pode ter. Sem ela, por osmose, os outros requisitos acabam trincados, inclusive, a própria liderança. Possuir crédito não é somente ser honesto, é ser íntegro e integridade é mais do que honestidade. Trata-se de inteireza, de mostrar coerência entre palavras e ações, é ter coragem de agir em conformidade com seus valores e crenças. O empreendedor de sucesso é aquele que deixa um patrimônio financeiro para sua família. O líder é aquele que deixa um legado para os familiares e para humanidade, e a herança dos bens materiais é apenas uma consequência, e não uma meta principal. Nem todo empreendedor é líder. Mas todo líder, normalmente é empreendedor de alguma causa. Eis a grande diferença.

Liderar bem, empreender melhor ainda

Um bom empreendedor é aquele, que acima de tudo, é um bom líder. O sucesso de uma empresa se dá por conta de uma equipe empenhada em assumir os desafios para si e que contribui de alguma forma para a melhoria contínua dos processos dentro dessa organização. Mas sem um líder empenhado, isso seria quase impossível, ele é o responsável por estimular essa prática entre os colaboradores.

Uma maneira boa de melhorar os processos, é observar bem de perto o trabalho da sua equipe e ir ajustando a maneira de trabalhar e também alocar cada um no local certo de sua expertise. Às vezes você estará perto de grandes profissionais, mas não vai conseguir ver isso por ele estar, de repente, em um lugar em que não se sinta tão bem quanto gostaria e essa é a hora de um bom líder intervir e ajustar, de forma que todos ganhem com a mudança. Diversas situações parecidas vão surgir durante a jornada do empreendedor, resta a ele agir como um chefe ou como um líder.

Gostou do conteúdo? Então não perca a oportunidade de baixar o nosso GUIA exclusivo sobre Gestão do Tempo. Clique aqui para acessar o material GRATUITAMENTE.