Lidar com o desafio de andar com as próprias pernas no mercado é um grande problema para aqueles que não sabem traçar escolhas corretas. Algumas pesquisas dão conta de que somente três pessoas de um grupo formado por 100 delas conquistam o sucesso no empreendedorismo. Quem já assistiu à série 3% da Netflix, com certeza, já refletiu sobre o fato de nós precisarmos ser os melhores no que desempenhamos para conquistar os nossos sonhos. Se você ainda não conhece a produção, a história trata de um mundo pós-apocalíptico dividido em duas partes: o Continente, onde os habitantes sofrem com a escassez de alimentos, energia, água, entre outros e o Maralto, totalmente oposto a isso. Aos 20 anos, todo cidadão do Continente passa por um processo de seleção para conquistar um lugar no Maralto, mas apenas 3% (ou 3 de 100) deles são aprovados.
Ficção que revela a verdade sobre o empreendedorismo
A analogia está relacionada justamente à busca por uma recompensa. Se na narrativa, temos como prêmio uma vida melhor, no cenário real, dispomos do desejo incessante pelo êxito financeiro. Mas, o que seria o correto? Antes do salário, o amor ao que se ama fazer não deveria vir primeiro? O empreendedorismo é um dom, assim como tocar piano, cantar, dar aulas, palestrar, jogar futebol, etc. Quem nasce com o talento e gosta de exercitá-lo sai na frente para estar nos 3% da profissão que escolheu.
Nós indicamos também:
– Anda sem tempo? 5 dicas práticas para ser mais produtivo!
– 6 sinais de que você está falhando como líder
Das opções a seguir, qual seria a ordem cronológica certa? Receber muito dinheiro, ter sucesso e fazer o que gosta.
Que ordem você daria para essa sequência? Parece até uma pegadinha, né? Mas existe um gabarito correto que normalmente as pessoas que são referência no que fazem adotam instintivamente.
A sociedade e a nossa mente naturalmente vão empurrar para a necessidade número 1, a alternativa Receber muito dinheiro. É nessa hora que caímos na pegadinha da frustração. Ter grana sem estar preparado ou fazer jus a isso, só acontece quando: você ganha na loteria, faz algum trabalho que não seja honesto ou arrisca uma jogada de sorte. Faturar com sustentabilidade só acontece quando você é referência no que faz. Se conseguir isso, sem antes ser especialista ou autoridade na profissão que escolheu, em algum momento você vai cair. É o que acontece hoje com grandes empresas que, durante a nova economia, ainda não perceberam que continuam a rotina de somente abrir algo sem diferenciais, achando que tudo vai dar certo como no passado. O empreendedorismo cresce justamente para cobrir esse problema.
Leia mais:
– 5 sinais de um ambiente de trabalho ruim
Mas qual seria o gabarito ideal? Essa pergunta, vamos deixar para você refletir, pois cada um tem a sua resposta. Lembre-se de que o segredo para excelentes resultados no empreendedorismo está na ponderação e na análise, algo que não se fazia tanto lá atrás. O nosso concorrente hoje é invisível, silencioso e está em alguma garagem do mundo. E provavelmente tem menos de 25 anos. Pense nisso!
Gostou do conteúdo? Então baixe GRATUITAMENTE o nosso GUIA exclusivo sobre Gestão do Tempo que está recheado de informações valiosas sobre organização e planejamento. Clique aqui para receber o seu material.
Pingback: Você sabe o que fazer para empreender com sucesso?
Pingback: Os piores erros que arruínam qualquer chance de empreender
Pingback: O que é um coach e como ele desenvolve os seus talentos?