Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Metas pessoais: 5 dicas de planejamento para alcançar seus objetivos – Targo
7174
post-template-default,single,single-post,postid-7174,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Metas pessoais: 5 dicas de planejamento para alcançar seus objetivos

Todo mundo vive com um objetivo, por mais simples que seja. Alguns querem conquistar a casa dos sonhos, outros querem chegar ao topo de carreira. É inerente do ser humano ter um “sonho” para motivá-lo a estudar, trabalhar e viver com um propósito. Mas você já pensou que pode ser muito mais fácil atingir seus objetivos quando se planejam suas metas pessoais?

Isso mesmo! O planejamento não é uma técnica somente aplicada ao trabalho. Ele pode ser parte da conquista de seus objetivos e sonhos pessoais. Seja ele para trabalho, relacionamento, estudos, viagens e o que você desejar.

Para te ajudar a chegar lá, a Targo Consultoria elaborou um pequeno guia com 5 dicas para que você possa alcançar suas metas pessoais com sucesso. Vamos à leitura?

Antes de tudo: Metas X Objetivos

Antes de seguirmos nas nossas dicas sobre como alcançar suas metas pessoais, é importante entender a diferença entre metas e objetivos. Isso porque as metas são etapas para chegar a um objetivo que você almeja.

E para facilitar o entendimento e fazer com que você tenha foco nas suas metas, vamos deixar bem claro o conceito de ambos.

  • Objetivo: sonho mais abrangente, como se fosse a linha de chegada de uma corrida.
  • Meta: são os passos utilizados para chegar no objetivo, como se fosse a preparação para a corrida.

Veja um exemplo mais prático:

  • Objetivo: aprender italiano.
  • Meta: estudar 1h por dia durante a semana.

Quanto mais clara e realista a sua meta, mais fácil de realizá-la. Se você observar que não consegue cumprir uma meta que você mesmo impôs, isso poderá ter um efeito contrário na sua vida.

A frustração fará você se encolher de seus sonhos e não trabalhar para realizá-los. Por isso, veja como se planejar para bater suas metas pessoais.
Como alcançar suas metas pessoais: 5 dicas simples!

1. Coloque suas metas no papel

O primeiro passo para alcançar suas metas pessoais é escrevê-las de forma clara e objetiva. Ou seja, não estabeleça só o que você quer, mas como você vai chegar lá.

Para ficar mais simples, você pode criar um mapa mental pessoal. Coloque no centro seu objetivo, puxe várias setas a partir desse objetivo e escreva suas metas para alcançá-lo.

Você pode fazer vários mapas mentais, de acordo com sua quantidade de objetivos. Sejam eles para a vida pessoal, relacionamento, profissional ou acadêmico. O importante é estabelecer metas realistas!

Por exemplo, se você quer muito passar em um concurso, estudar 10h por dia não parece ser tão realista para quem trabalha, precisa cuidar da casa, tem filhos, etc. Coloque os pés no chão e escreva metas que você consiga realizar. E não tem problema mudar depois de algum tempo!

O importante é traçar um mapa de como chegar no seu objetivo, respeitando seu tempo, sua capacidade e, principalmente, sua saúde mental.

2. Estabeleça prazos

Metas a curto, médio ou longo prazo? Nada do que você quer conquistar precisa ser uma corrida. Para você alcançar um objetivo com a confiança de que fez o seu melhor, é preciso respeitar o seu tempo. Contudo, estabelecer prazos, sejam eles curtos ou longos, vai impor disciplina e continuidade nas suas metas pessoais.

Sendo assim, coloque datas para alcançar suas metas. Até quando você tem que fazer algo continuamente para ir para a próxima etapa? E depois, vou fazer o quê? Trace seu caminho mentalmente e separe os prazos em curto, médio e longo, para organizar seu planejamento.

3. Entenda a fundo o que você quer

Qual a sua grande motivação para querer alcançar suas metas pessoais? É preciso se questionar para entender a fundo o seu propósito. Isso é importante porque apenas motivado você sentirá confiança para chegar no seu objetivo.

Uma dica é deixar o seu mapa mental visível para você ler seus objetivos diariamente. Se quiser ilustrá-los, melhor ainda! Imagina acordar todos os dias e olhar a Torre Eiffel pensando que estará lá pertinho algum dia.

É preciso buscar sua motivação e estar seguro de seus passos!

Para ajudá-lo a refletir sobre seus objetivos, questione-se:

  • Se eu pudesse atingir um único objetivo pessoal este ano, qual seria?
  • Quando penso neste objetivo, eu fico motivado em trabalhar nele ou apenas em concluí-lo?
  • Estou animado para alcançar esta meta porque é importante ou porque quero agradar outras pessoas?

Quanto mais seguro e motivado você estiver, mais fácil será atingir suas metas pessoais!

4. Não tenha medo de mudar no meio do caminho

A vida tem as suas surpresas e é impossível prever todas elas e seguir um roteiro objetivo. Por isso, não tenha medo de mudar seus planos no meio do caminho. A mudança faz parte do processo.

Se for necessário ajustar um objetivo, definir novas metas, voltar alguns passos para concluir o que almeja… está tudo bem! Só você tem o compromisso com suas metas pessoais, e ninguém mais. Reveja sempre seus planos e faça adaptações quando necessário.

Você também pode gostar de:
Não consegue atingir metas? Saiba o que pode estar acontecendo
5 sinais de que sua inteligência emocional está falhando

5. Se for preciso, busque ajuda!

Para definir metas pessoais, é preciso muita reflexão e autoconhecimento, o que pode ser complexo para algumas pessoas atingirem. Afinal de contas, nossas rotinas estão cada vez mais corridas e cheias de tarefas. O tempo para refletir sobre nosso propósito e buscar o autoconhecimento muitas vezes é deixado de lado, e isso não pode acontecer.

Se você quer resgatar seu lado mais reflexivo e ir além na descoberta de suas competências e habilidades, o coaching pode ajudar muito nesse processo. Isso porque o profissional coach utiliza métodos cientificamente comprovados para ajudar as pessoas a se desenvolverem, tanto no campo pessoal quanto no profissional.

Muitas vezes é com a ajuda deste profissional que você descobre que seus objetivos não são realmente o que você quer, mas o que você acha que tem que querer por pressão social ou pela família.

Ter ajuda nesse processo pode ser um despertar para uma nova maneira de viver e de ver a vida com outros olhos. Por isso, não hesite em buscar ajuda, conhecimento e, sempre, o seu desenvolvimento pessoal.

Curtiu este conteúdo? Então é hora de colocar o seu planejamento em prática para ter sucesso no alcance de suas metas pessoais. Sugerimos que você continue sua leitura com o artigo: Como o coaching empresarial pode ajudar o seu negócio a ter sucesso?

E se quiser aprender a traçar suas metas pessoais na prática e de forma personalizada, não deixe de participar do nosso programa de coaching em grupo: Procuro-me!