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Oceano azul: 6 dicas para buscar por novos nichos de mercado

Você já ouviu falar na estratégia do oceano azul? Essa é uma técnica que tem trazido muita inovação nos negócios. O conceito da técnica é bem simples.

Imagine que sua empresa seja um navio no qual está passando por um mar turbulento e nesse mar, vários outros navios tentam disputar a mesma área.

O primeiro pensamento que se tem diante dessa situação é mudar de direção para descobrir um mar azul e vasto cheio de oportunidades para serem exploradas.

Assim, aplicar este conceito na prática, faz com que uma empresa evite extrema competição e alcance lugares mais longe com soluções estratégicas para atrair o público.

Veja mais a seguir.

O que é a técnica do oceano azul?

A tática do oceano azul é uma estratégia de marketing que tem como foco poder superar a concorrência através da exploração de novos mercados e oportunidades ao invés de disputarem o mesmo nicho.

Na metáfora usada para ilustrar esse conceito, o oceano azul é usado como referência na busca de novas oportunidades inexploradas. Já o oceano vermelho é a disputa que acontece entre as empresas.

Esse tipo de comparação foi feita pelo professor sul-coreano W. Chan Kim e Renée Mauborgne e estão no livro homônimo A Estratégia do Oceano Azul, publicado em 2004.

Segundo esta teoria, os mercados que já tem presença uma hora ou outra acabam ficando saturados e causam prejuízos e estagnação junto às empresas que disputam essa mesma fatia.

Sendo assim, a solução que se encontra nesse caso é procurar outras direções e criar coisas que ainda não existem.

É necessário então que se foque em nichos e em pontos que a concorrência ainda não pensou.  Assim, é possível ter novas ideias e até maior lucratividade.

A estratégia serve basicamente para que as empresas se guiem a novas direções menos competitivas, mas com uma alta chance de lucro.

Isso não quer dizer que as empresas devam criar produtos revolucionários e tecnológicos jamais vistos. Não, às vezes somente combinar preço justo, funcionalidade e solução basta.

Como aplicar as estratégias do livro Oceano Azul nos negócios?

Uma grande dificuldade do empreendedor e seu negócio é às vezes conseguir enxergar essas novas oportunidades, já que o mercado está saturado.

E é justamente nesse ponto que o livro ajuda o empresário, explorar novas áreas e procurar por oportunidades que tragam uma diferenciação ao seu segmento. Veja então quais são.

1. Use dados para embasar sua estratégia

O uso de dados é importante para se interpretar suas ações e traçar futuras estratégias de negócio

O primeiro ponto de embasamento para uma estratégia é fazer uso de dados e pesquisas que fundamentam uma ideia.

O livro, por exemplo, levou muito tempo de pesquisa para estudar vários tipos de negócios e então, conseguir obter um bom resultado.

Para que se possa explorar algo novo, é necessário que dados confiáveis sejam usados para que se possa analisar cada iniciativa. Assim, cada negócio poderá mudar o mercado e moldar o cenário a seu favor.

2. Unir estratégias de diferenciação e baixo custo

O conceito do oceano azul  também vem para quebrar o tabu de que uma empresa que oferece produtos de baixo custo, não pode incluir algo diferente para vender mais.

Por isso que ela vai diminuindo a energia e os investimentos na competição com outras empresas, e cria uma nova dinâmica de diferenciação que se chama valores inovadores.

Esses valores inovadores são vistos a partir do processo de decisão dos compradores, e seus critérios para comprar algo.

Dessa maneira, pode-se considerar a partir de uma investigação previamente quais os critérios agradam o público para que o processo de criação de um produto mantenha seu custo baixo.

3. Aumentar fronteiras

Um ponto forte usado na estratégia do oceano azul, é identificar os mercados que devem ser explorados. Assim, se torna possível expandir fronteiras ou mudar o rumo de serviços junto a uma oferta inovadora.

Por exemplo, quando a Apple lançou o iTunes, ela acabou criando um segmento no mercado no qual todos seus concorrentes não habitavam.

Assim como a criação de delivery no primeiro restaurante que ofereceu essa opção. Ou seja, acabou que esses negócios conseguiram enxergar uma nova oportunidade dentro de outro setor.

4. Usar ferramentas de gestão para achar suas oportunidades

Ao longo dos anos, as pesquisas feitas dentro das indústrias deixaram com que os pesquisadores pudessem ver certos padrões. Sendo assim, eles souberam o que trazia ou não mudança para uma empresa.

Baseado nisso, a tática do oceano azul tem vários modelos de gestão, gráficos e orientações para que possa ter uma transformação na empresa a fim de descobrir novos mercados.

5. Maximize as oportunidades e minimize os riscos

Toda estratégia envolve algum tipo de risco. Mas ao fazer a execução de ideias do Oceano Azul, é possível acabar mitigando os riscos e aumentar as chances de oportunidades para testar se uma ideia é viável.

Por meio dessa análise é possível se questionar os seguintes pontos:

  1. Existe algum motivo indiscutível que leve o público a querer meu produto?
  2. O preço está coeso com o que o público espera?
  3. É possível ter o desenvolvimento de um produto inovador, com um preço estipulado e ainda obter um bom faturamento?
  4. Quais obstáculos que se deve enfrentar para viabilizar o projeto?

6. Transforme execução em estratégia

Uma das grandes vantagens da estratégia do oceano azul é de que ela pode ser aplicada em qualquer processo que já esteja em andamento.

E não importa o porte da empresa, por meio de ferramentas simples e intuitivas é possível que a tática mude o rumo da empresa sem muita luta para que se obtenha lucro.

 

Conclusão

Se utilizar do método Oceano Azul é um meio sustentável de alcançar um novo degrau de sucesso. Graças a junção de valor, lucro e pessoas em todas as áreas da organização.

Quando se assume uma nova direção estratégica dentro de um negócio é possível que todos se sintam motivados a buscarem por soluções criativas para que se supere a concorrência.

Assim, é possível ganhar mais dinheiro partindo para um nicho não tão comum ou pouco explorado. Nos conte aqui nos comentários se você já tinha escutado sobre essa técnica e compartilhe este conteúdo com outras pessoas.

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