Salários melhores, reconhecimento pujante na empresa, respeito dentro e fora do setor… é, parece que as pessoas têm realmente o que falar sobre um líder de excelência. Porém com tanta desinformação por aí, a gente precisa esclarecer um pequeno, mas importante detalhe: estar na liderança representa muito mais do que isso. Nesta matéria, nós, da Targo Consultoria, destacamos os pontos essenciais que todo mundo precisa saber antes de se tornar aquela pessoa que vai fazer a diferença. Vamos lá?
Você sabe o que é ser um líder?
Digamos que motivar é com ele mesmo. Ah, ter a capacidade de gerir e orientar os outros com maestria também. Não podemos nos esquecer de que ele está apto a resolver os problemas de maneira colaborativa e que carrega a missão de desenvolver a companhia, extraindo o melhor de cada um. Entendeu?
Em nenhum momento, destacamos a remuneração mensal, a forma como ele é visto pelos colegas de profissão, por exemplo, porque esses fatores são consequências, não características. Um líder de verdade é lembrado por conta da sua flexibilidade, responsabilidade, determinação, etc.
E como ele age no dia a dia?
1. Servindo de modelo para as pessoas
Se você deseja se tornar um líder admirado, primeiro reveja os seus comportamentos para exigir lá na frente uma postura honrosa por parte dos funcionários. Preste atenção às palavras proferidas e em como elas saem da sua boca, ou seja, o tom que é utilizado numa conversa pode ser definitivo para alcançar resultados positivos ou desastrosos. Vista-se adequadamente, saiba se portar em qualquer ambiente e trate com gentileza para gerar gentileza.
2. Transmitindo confiança para a equipe
Confiar no serviço dos seus liderados significa ouvir com dedicação o que eles têm a dizer. É passar a ideia de que o time não só pode, como deve expressar as suas opiniões sem medo de ser coagido depois. Lembre-se de que o sucesso é construído a partir da união de talentos. Não seja mesquinho ao ter de admitir que uma determinada sugestão é mais apropriada do que a sua.
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3. Desafiando os colaboradores e recompensando os bons desempenhos
Ouviu todas as propostas para resolver um baita abacaxi? Então vá além e desafie os parceiros a tomarem a iniciativa. Estimule-os a pensar de maneira analítica para que, enfim, possam enxergar a luz no fim do túnel. Quando você dá essa margem de credibilidade aos trabalhadores, o sentimento de valorização aumenta, o que reflete diretamente no comprometimento nas atividades propostas.
Ah, e não deixe passar nenhuma oportunidade de apreciar os mais esforçados. Por isso, aposte em promoções, confraternizações mensais e campanhas de incentivo.
4. Sabendo lidar com as falhas de cabeça erguida
Mesmo tendo noção de que duas cabeças pensam melhor que uma, é válido ressaltar que as vitórias nem sempre acontecem. Estar preparado e passar adiante o entendimento de que encarar um não ou vislumbrar uma ligeira queda de investimentos definitivamente NÃO É O FIM DA LINHA é indispensável para evitar que a harmonia entre em colapso.
5. Aprimorando as habilidades frequentemente
Se tem uma coisa da qual você pode ter certeza é que um grande líder não chegou até lá à toa. No decorrer da trajetória, ele precisou aperfeiçoar os seus conhecimentos. Aqui na Targo Consultoria, nós apoiamos essa vontade de crescer por meio da Escola de Líderes, um treinamento inovador feito exclusivamente para aqueles que possuem a garra necessária para vencer. Clique aqui para conhecer o nosso serviço.
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