Muitos empresários consideram uma consultoria como algo de grande investimento e que não ajuda em nada, pois quem entende do negócio dele é “ele mesmo”.
Empreendedores que conseguem quebrar esse paradigma, tem saltos nos resultados de lucratividade, e é o que aconteceu com o tradicional restaurante Tambaqui de Banda.
O Tambaqui de Banda
O Tambaqui de Banda foi o primeiro restaurante do grupo Roteros Viagens Gastronômicas, em que fazem parte outros dois: Muy Gringo e Filhote do Pará. Sua unidade fica localizada ao lado do Teatro Amazonas, no centro da capital Amazonense.
Fundado em 2011, o restaurante oferece em seus pratos diferentes tipos de preparos de peixes e acompanhamentos com um toque regional.
Diagnosticando o problema
A empresa é administrada por três sócios: Wagner Carvalho e o casal Mário Valle e Elisangela Valle que, além de sócia, é a chefe de cozinha e responsável pela qualidade e escolha dos pratos no restaurante. Essa talvez era o maior diferencial da oportunidade de negócio no momento, porém, as outras áreas estavam precárias.
Inicialmente quando foi feito o diagnóstico da empresa, ela se encontrava na seguinte situação:
- Muitas reclamações dos clientes;
- Má avaliação nas redes sociais;
- Movimento de clientes no local em queda;
- Atrasos nos pedidos;
- Colaboradores desnorteados, sem um comprometimento.
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Percepção de uma oportunidade de negócio
Com medo de uma piora, os sócios então entenderam que o restaurante era sim uma ótima oportunidade de negócio, porém, precisavam de uma consultoria em gestão e atendimento.
Carlos Oshiro, que é coach e diretor da Targo Consultoria, foi contatado pelos empresários, que posteriormente se reuniram para esclarecer os problemas e tentar encontrar soluções. Este primeiro contato aconteceu durante o mês de março de 2018.
Durante a visita, Oshiro identificou os problemas que a empresa tinha naquele momento e o que precisaria fazer para reverter aquela situação. Notou ainda, que a mudança precisaria ocorrer primeiramente na mentalidade dos sócios, para que depois se espelhasse nos colaboradores.
Parceria de sucesso
Após as reuniões, conhecimento dos problemas e definição das estratégias, a Targo informou o que deveria ser feito. E isso incluiu:
Imersão em empreendedorismo
Primeiramente, foi iniciada uma imersão em empreendedorismo com os empresários, para eles repensarem a ideia que tinham de negócio.
Sem esse primeiro passo, não seria possível que eles visualizassem, por exemplo, suas metas, as responsabilidades de cada um sócio e colaborador e a importância do cliente para o seu negócio.
Coaching com um dos sócios
Durante o mês de outubro de 2018, Mário, que é um dos sócios, teve um coaching personalizado com Oshiro. Nesse coaching, recebeu um treinamento específico sobre como gerir melhor o tempo e conseguir dar conta das atividades diárias.
Criação das rotinas de atendimento
Em janeiro de 2019 os sócios se reuniram para estabelecer como iria ser a rotina, ou dizendo melhor, o “roteiro de atendimento” que os atendentes do restaurante iam seguir, tudo para facilitar e agilizar a entrega dos pedidos.
Academia de líderes
A partir daqui foi a vez de treinar os gestores abaixo deles. Neste treinamento, que durou de abril de 2018 à fevereiro de 2019, a gestão foi levada a pensar e agir como verdadeiros líderes, que incentivam a equipe e solucionam os problemas.
As 5 leis do encantamento
Toda a equipe de atendimento foi envolvida e treinada para oferecer além do básico no momento em que atender o cliente. O processo consistiu em ensinar, treinar e avaliar.
Escola de líderes
Semelhante a academia de líderes, a escola de líderes é voltada também para desenvolver competências de liderança, mas neste caso, foram direcionadas aos atendentes, que poderão também ser futuros gestores.
Escola de atendimento
Com uma abordagem comportamental e técnica, os colaboradores foram incentivados a aprender a superar as expectativas do cliente em relação ao atendimento.
Treinamento de roteiro de atendimento
Conforme o roteiro de atendimento estabelecido pelos diretores, este foi o momento de repassar para os atendentes e treiná-los.
Pesquisa de clima organizacional
As adaptações foram avaliadas e eles analisaram o que mudou no ambiente organizacional, se a equipe está mais relacionada, se isso influenciou de alguma forma no atendimento etc.
Pesquisa de recomendação e cliente oculto
Perguntas como “Qual a probabilidade de você recomendar a empresa para outra pessoa, atribuindo uma nota de zero a dez?” e “Por que você atribuiu esta nota?”, foram utilizadas para avaliar o nível de satisfação do cliente. A avaliação incluía todos os aspectos, desde preço a estrutura do espaço.
O cliente oculto consiste em uma pessoa cadastrada e preparada para visitar, utilizar e julgar os serviços daquela empresa, tudo isso – como o nome sugere – de forma oculta. Os resultados são utilizados para verificar se os treinamentos estão sendo implementados de forma correta e se o atendimento tem melhorado.
Resultados perceptíveis
Todos esses processos e os esforços feitos tanto pela equipe do Tambaqui de Banda quanto da Targo consultoria, não poderiam resultar em outra coisa. Veja os dados:
Análise
A análise é de junho de 2018 a julho de 2019. Neste período, depois do início de aplicação das estratégias e treinamentos, o Tambaqui de Banda:
- Faturou 30% a mais em comparação ao ano anterior, isto é, 10% além do esperado para 2019;
- Teve um aumento 22% no número de clientes, o que representou 7% a mais da projeção para 2019;
- Teve o ticket médio em 11% superior ao ano de 2018 e 2% além do esperado em relação aos anos anteriores.
Outra análise mostrou que no período de 5 meses (março a julho):
- O faturamento cresceu em 27% e relação ao mesmo período do ano anterior;
- O número de clientes teve um acréscimo de 21%;
- E o ticket médio subiu em 18%.
Esses resultados mostram que o Tambaqui de Banda conseguiu ver em suas dificuldades uma oportunidade de negócio, e que só precisava de uma boa consultoria.
Existem outros milhares de negócios por aí que estão ou estavam na mesma situação e que por não reconhecer a necessidade de treinamentos, direcionamento e avaliação, acabaram fechando a empresa.
Se você tem uma empresa ou pelo menos uma ideia e acha que pode ser uma boa oportunidade de negócio, não deixe de consultar como que a Targo Consultoria pode ajudar.
Em nosso blog você pode encontrar outros cases como esse, além de vários conteúdos que podem te ajudar nessa empreitada empreendedora. Talvez você queira ler agora: Escola de líderes: saiba como desenvolver competências de gestão