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A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

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Gestão de equipe: 8 passos para liderar um time de sucesso – Targo
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Gestão de equipe: 8 passos para liderar um time de sucesso

A diversidade de pessoas em uma equipe pode enriquecer ou gerar conflitos no ambiente de trabalho. O papel do gestor é fundamental para administrar essa situação. O profissional deve garantir que haja comunicação, produtividade e progresso contínuo na atividade do time, fazendo assim uma gestão de equipe eficiente.

Grande parte do trabalho deste líder envolve muito mais que habilidades técnicas e exige a capacidade de lidar com pessoas. Nesta matéria, a Targo Consultoria lista 8 passos indispensáveis para quem quer gerenciar uma equipe de sucesso!

1. Para uma boa gestão de equipe, estimule o feedback

Independente de serem negativas ou positivas, as avaliações tendem a melhorar bastante o desempenho dos grupos. Incentive os seus colaboradores a dar feedbacks entre eles e não abra mão de sinalizar aquilo que está dando certo ou que pode ser melhorado.

Dessa forma, é possível ter transparência na relação profissional e ainda fazer com que as pessoas se sintam mais valorizadas. Os resultados refletem no aumento da produtividade e em um ótimo clima organizacional.

Você também pode se interessar:
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2. Desenvolva competências dos seus colaboradores

Proporcionar oportunidades para que a sua equipe adquira conhecimentos relevantes é essencial para mantê-la sempre atualizada. Algumas ações simples, aplicadas na gestão de equipe, potencializam o sucesso dos seus colaboradores.

Você pode fazer parceria com uma empresa de consultoria ou até mesmo integrar os setores da empresa com palestras, treinamentos e workshops. Investimentos como este ajudam a aprimorar a performance dos seus colaboradores.

3. Comunicação é primordial no ambiente de trabalho

Uma boa comunicação evita problemas desagradáveis entre os funcionários e permite que todos saibam qual meta estão buscando alcançar. Além disso, para garantir um diálogo eficiente ao fazer a gestão de equipe na sua empresa, sempre tenha um discurso claro e mostre-se disponível a tirar dúvidas.

Uma ótima comunicação entre a equipe e o gestor também pode ser esclarecedora em relação às atividades, ao explicar os objetivos das tarefas e evitar possíveis retrabalhos.

4. Planeje suas metas e ações junto ao grupo

Invista tempo na elaboração dos projetos junto com o seu grupo de trabalho. Deixe claro quais são os objetivos e por quais meios a equipe conseguirá alcançá-los. Estabeleça prazos para chegar aos resultados e distribua as demandas de maneira inteligente, de acordo com os colaboradores.

5. Conheça a fundo a sua equipe de trabalho

A relação de confiança entre o gestor e os liderados é imprescindível para uma boa gestão de equipe e o sucesso do time. Conhecer as forças e fraquezas da equipe e a pessoa mais indicada para cada tarefa auxilia os funcionários a terem uma boa percepção do líder.

Em linhas gerais, podemos afirmar que é praticamente impossível liderar pessoas que você não conhece. Logo, invista em um bom relacionamento com a equipe ao delegar tarefas de maneira otimizada e assuma responsabilidades de forma consciente.

É importante o líder ter conhecimento e utilizar ferramentas para mapear o perfil comportamental de sua equipe — tanto para colocar pessoas certas nos lugares certos, quanto para saber lidar com cada perfil.

Dica de leitura:
– Não consegue atingir metas? Saiba o que pode estar acontecendo

6. Crie vínculos e respeite as diferenças

Deixe para trás aquele velho pensamento de que o líder/gestor precisa ser o chato da empresa. Na verdade, o bom líder é uma pessoa empática, que não se impõe como superior, mas sim como alguém com capacidade para liderar.

Quanto mais empático e respeitoso você for com os seus subordinados, melhor o desempenho da equipe. Eles não trabalharão com a pressão de cumprir o que o chefe manda, mas com o objetivo de mostrar que a empresa também precisa de bons colaboradores.

Respeite as diferenças de cada indivíduo da equipe, demandando atividades com as quais eles se identifiquem e possam aprimorá-las da forma correta. Nada de distribuir tarefas com base em relações pessoais, deixando os demais sobrecarregados.

7. Inteligência emocional

Outra característica de quem faz uma ótima gestão de equipe, é ter controle das atitudes através do gerenciamento dos seus próprios sentimentos. Se você não faz ideia do que estamos falando ou desconhece o motivo da importância dessa capacidade, não se preocupe.

Nós escrevemos um material exclusivo com os 7 hábitos essenciais para aumentar a sua inteligência emocional. Basta clicar na imagem abaixo para baixar o infográfico.

8. Reconheça a importância de cada colaborador

Uma dica importante para uma boa gestão de equipe é: se alguém está fazendo um bom trabalho, reconheça isso. O reconhecimento mostra que você não apenas cobra, mas recompensa quem dá o melhor de si.

Isso pode ser feito através de gratificações, cargos, confraternizações e outros meios mais simples como certificados ou vouchers em reunião geral. Apenas lembre-se de ser coerente e, acima de tudo, justo, para não passar a sensação de estar privilegiando um favorito.

[EXTRA] Algumas dicas do que NÃO fazer. Veja:

  • Nunca assuma as obrigações que delegou a alguém;
  • Nunca critique em público;
  • Nunca perca o equilíbrio emocional;
  • Não trate seus colaboradores como peças que podem ser substituídas;
  • Nunca se envolva emocionalmente com um funcionário;
  • Não estipule metas inatingíveis;
  • Não ignore a vida pessoal dos indivíduos;
  • Não esqueça de você, de sua família e de seus amigos;
  • Não abandone seus sonhos.

O processo de liderança até alcançar uma boa gestão de equipe pode demorar, mas é um esforço necessário e gratificante. Confie no seu trabalho e sempre analise bem antes de tomar qualquer decisão. Agora que você já conheceu os passos para uma boa gestão de equipe, não deixe de conferir também: Gestão de crise: como um líder deve se comportar?