O cliente é a alma do seu negócio, logo, não importa quando e nem onde: você precisa garantir que ele seja tratado da melhor da maneira possível, afinal, é a reputação da sua empresa que está em jogo. No âmbito virtual, o atendimento online precisa de uma atenção especial, afinal, não há a possibilidade de falar cara a cara com o cliente, o que coloca o texto em evidência. Dessa forma, para que essa interação seja satisfatória, você precisa adotar técnicas específicas.
Neste post, você vai conhecer as principais estratégias de atendimento online ao cliente que vão dar um up no seu negócio e fazer com que você tenha destaque na Internet!
Seja ágil
O tempo de resposta é um fator importante para a experiência positiva do cliente com o atendimento online. Mesmo que a sua modalidade não seja o e-commerce, você precisa ter em mente que os clientes podem procurá-lo a qualquer hora do dia (inclusive durante a madrugada) e você precisa estar preparado para isso. Logo, a primeira coisa que você precisa fazer pela manhã, quando começar a trabalhar, é responder as dúvidas no chat. Além disso, responder rapidamente pode garantir selos positivos à sua página no Facebook, por exemplo.
Diversifique os canais de comunicação
Crie vários canais de comunicação online e deixe que o cliente fale com você pela plataforma que mais se sentir à vontade. Não permita que ele desista da compra porque você deixou a desejar na hora de tirar dúvidas sobre o produto. Coloque a empresa sempre à disposição do cliente do início ao fim do processo de compra, possibilitando a interação por chats.
Leia também:
– 6 sinais de que você está falhando como líder
– Anda sem tempo? 5 dicas práticas para ser mais produtivo!
Personalize o atendimento online ao cliente
Fazer com que o cliente se sinta especial nunca é demais! Portanto, evite o atendimento padronizado e as mensagens automáticas. Se o cliente usar uma linguagem informal, não tenha medo de retribuir, o importante é que você fale de igual para igual com a pessoa que você está atendendo.
Interaja
Se o cliente procurou você, não deixe que esse elo de comunicação se perca rapidamente. Continue a conversa e descubra como você realmente pode ajudá-lo. Isso deixará o atendimento online da sua empresa mais humanizado e o cliente se sentirá mais à vontade. É imprescindível que você continue a conversa dentro da plataforma em que ela começou. Ou seja, se o cliente procurou atendimento por e-mail, por exemplo, certifique-se de não direcioná-lo para um atendimento offline (por telefone ou presencial). Nessa situação, você precisa conhecer essas 5 orientações valiosas para um ótimo atendimento ao cliente.
Passe credibilidade
Atribua a função de atendimento online à alguém responsável e que tenha uma boa comunicação escrita. Erros ortográficos podem colocar a credibilidade do seu negócio à prova. Da mesma forma, uma pessoa que não tenha informações suficientes sobre os produtos e formas de pagamento pode, inclusive, fazer com que a empresa perca vendas.
Agora que você já sabe como assegurar um ótimo atendimento online ao cliente, conheça essas 6 dicas valiosas para quem quer apostar no Marketing Digital.
Pingback: 5 problemas que não deixam a sua empresa crescer