Embora possa parecer óbvio dizer que ter foco nos negócios é essencial, muitas vezes, sua ausência pode prejudicar os resultados, mesmo no curto prazo.
Continue lendo este conteúdo caso tenha interesse em saber como manter-se focado em seus negócios para atingir o sucesso!
Como manter foco nos negócios?
O foco nos negócios é um hábito que empreendedores e donos de empresas devem estabelecer assim que suas empresas abrirem as portas.
Este é o caso, uma vez que o período de tempo que inclui os primeiros meses aos primeiros anos é crucial para o sucesso do negócio. O fato de um número considerável de estabelecimentos e instituições acabarem fechando suas portas rapidamente é prova disso.
Veja logo abaixo como evitar que o mesmo ocorra com os seus negócios!
1. Siga o modelo de negócios e atenha-se aos objetivos
O Business Model Canvas (também conhecido como Quadro de Modelo de Negócios) deve estar em sua posse ao iniciar um negócio, pois será usado como um roteiro ao longo de todo o processo.
Como esse plano serve como uma bússola, você deve estar sempre atento se o negócio está saindo do rumo que foi proposto a princípio. Se você perceber que isso está acontecendo, verifique sua estratégia e tome as medidas necessárias para continuar seguindo as metas e objetivos que foram especificados no começo.
A cada meta que alcançar, a confiança, a certeza de que vale a pena e o foco crescem também.
2. Faça revisões de tempos em tempos
E quais revisões? Revisões de estratégia, plano de negócios, administração financeira, de tudo! Longos períodos de tempo ignorando os fundamentos do seu negócio não apenas o mantêm desatualizado, mas também fazem com que você perca o foco, exigindo muito mais (re)trabalho para deixar tudo em ordem.
Seja cauteloso para evitar ser engolido pela vida diária. Reserve pelo menos um dia por mês para revisar os planos e estratégias da sua empresa.
3. Cuidado com a diversificação do portfólio
Embora expandir o portfólio e entrar em novos mercados possa ser uma ótima maneira de aumentar os lucros, deve-se ter cuidado.
É muito simples e frequente perder o foco ao tentar acatar as novas tendências do mercado. Portanto, antes de expandir seu portfólio, faça uma pesquisa de clientes para ver se valeria a pena oferecer outros produtos e se seu mercado-alvo estaria disposto a comprar itens adicionais.
Diversifique, mas nada drasticamente diferente do que você faz agora ou sem antes fazer alguns testes.
4. Mantenha a comunicação ativa com a sua equipe
Todos os membros da equipe devem adotar a mesma postura e se concentrar no mesmo objetivo. Um cenário perfeito envolveria uma equipe motivada trabalhando em conjunto para atingir os objetivos de crescimento.
5. Prioridades bem definidas
Você sabe quais são as principais prioridades do seu negócio? Isso também é algo crucial que faz uma grande diferença!
Prioridades bem definidas tornam o processo de tomada de decisão muito mais fácil e eficaz, assim como as metas e objetivos ajudam você a orientar suas decisões diárias.
6. Tenha paciência
Você conhece o velho ditado que diz que para ganhar o primeiro milhão é preciso primeiro ganhar primeiro mil reais? Isso implica ter paciência e resiliência quando alguma coisa não sai como planejado ou leva tempo para fornecer resultados tangíveis.
Um bom negócio é pensado nos estágios iniciais e requer algumas tentativas antes de ter sucesso. Na maioria dos casos, o trabalho é difícil e o pagamento é escasso, mas com paciência e foco nos objetivos, você poderá manter a motivação e persuadi-lo ao longo do caminho para o sucesso.
7. Liste todas as tarefas que precisam ser feitas na semana
Não deixe de listar nada, desde as coisas mais simples do dia a dia no trabalho, quanto às próprias necessidades pessoais.
8. Distribua todas as tarefas nos dias da semana em que você deverá realizar
As tarefas mais urgentes precisam ser feitas primeiro. Outras tarefas, como “enviar recibos para a área financeira”, devem ser realizadas em dias específicos.
É aconselhável manter sua lista de prioridades para as tarefas que não têm um prazo definido e não são de grande urgência.
9. Calcule o tempo para realizar cada tarefa
Estimar o tempo necessário para concluir cada tarefa é necessário para determinar se você terá tempo para as suas obrigações diárias. Se a conta não fechar, retorne para a etapa anterior e realize uma melhor redistribuição, o importante é estar ciente e respeitar seus limites.
10. Inclua folgas de tempo
Se você quiser relaxar ou lidar com imprevistos que possam surgir a qualquer momento, é necessário tirar um breve “tempo para respirar”. Se cada minuto for planejado com antecedência, você não terá tempo para reabastecer suas energias e se ajustar às novas demandas.
11. Crie indicadores de desempenho
É necessário monitorar alguns indicadores ao longo do tempo para determinar se você está se aproximando do resultado desejado. Uma ideia é dividir metas maiores (como aumentar as vendas em 20%) em metas menores (como aumentar o contato com clientes em potencial em 50%, aumentar as vendas em 5% por semana etc.).
Sendo assim, você pode monitorar seu progresso diário para determinar se está no caminho certo para atingir seu objetivo.
12. Não mude a todo o momento
Outro fator crucial em relação à necessidade de manter o foco no seu negócio tem a ver com a intensa concorrência que está presente. Como resultado, para ter sucesso e permitir que o negócio avance, ter um objetivo e cumpri-lo até a conclusão é absolutamente essencial.
Várias empresas falham ao longo do caminho porque acreditam que avaliar a concorrência sempre implica fazer a mesma coisa que eles e alterar suas estratégias em resposta à descoberta de que as de seus rivais são diferentes.
Porém, a melhor maneira de ganhar dinheiro com o seu negócio é definir uma meta e cumpri-la até o fim. Não porque o foco deva mudar, mas porque você pode realmente ver que seu objetivo é diferente.
Caso contrário, mude as estratégias e continue com o foco no objetivo central do seu negócio.
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