You are currently viewing Inteligência emocional: o segredo dos grandes  líderes no trabalho

Inteligência emocional: o segredo dos grandes  líderes no trabalho

Você tem inteligência emocional? Chamada de inteligência de líder, a inteligência emocional é o segredo por trás de inúmeros empresários bem sucedidos.

Apesar de ser um aspecto muito admirado por várias pessoas, esse tipo de inteligência não surge do nada. Essa é uma habilidade que pode ser plenamente desenvolvida e aplicada por qualquer pessoa.

O segredo é apenas saber como fazer isso. Para ser um bom líder, é crucial contar com esse tipo de conhecimento. Ele garantirá que você tenha cabeça fria e direcionamento para poder lidar com questões importantes do dia a dia.

Quer saber mais sobre o assunto e como desenvolver essa habilidade? Então continue lendo.

Como ser um líder com inteligência emocional?

Como ser um líder com inteligência emocional

Inteligência emocional é algo que muitas pessoas desejam ter. Isso porque essa é uma habilidade que confere ao indivíduo o poder de racionalizar algumas situações com clareza sem que haja desespero ou pânico.

Por se tratar de algo tão difícil de se ter, muitas pessoas desistem da ideia de desenvolvê-la. Porque ao contrário do que se pensa, as pessoas não nascem com ela.

Existem sim pessoas cuja personalidade contribui para que a inteligência de líder seja desenvolvida mais facilmente. Porém, isso é algo que se aprende e evolui com o tempo.

Quem não a tem, pode sim colocá-la em prática com alguns exercícios. Quem exerce a posição de liderança é crucial ter inteligência emocional como uma característica forte e presente.

Isso porque o papel do líder é instruir, guiar e ser a pessoa de referência da equipe. Por isso, precisa ter a mente clara e preparada para tomar decisões certeiras, principalmente em momentos críticos.

Como ser um líder com inteligência emocional?

Não existe uma fórmula de bolo pronta para que você possa garantir a inteligência emocional de um dia para o outro. Mas um fato é que um líder que saiba ter controle de suas emoções e as use a seu favor, tem grande contribuição para a empresa.

O desenvolvimento da inteligência do líder é vital para que ele tenha uma facilidade maior de estimular a colaboração de seus funcionários e fazer com que eles se mantenham engajados em seus projetos.

Se o líder que exerce o papel de exemplo não consegue se controlar e tem uma reação inadequada diante de seus colaboradores, a tendência desse comportamento é desestimular os colaboradores a contribuírem com suas ideias, pois terão receio de uma resposta inadequada.

Ter um bom tato para poder lidar com os acontecimentos ao seu redor é fundamental para que você saiba explorar o melhor dentro de si. O papel do líder é proporcionar um ambiente seguro no qual todos tenham confiança e liberdade para expressar opiniões e assumir riscos calculados.

Dessa forma, a empresa consegue alcançar suas metas e torna o ambiente um local bom para que se possa trabalhar.

O que compõe a inteligência emocional

O que compõe a inteligência emocional?

Podemos definir o conceito de inteligência emocional como uma junção de diversas habilidades usadas para poder identificar, compreender, controlar e avaliar as emoções e como elas podem acabar afetando as pessoas.

Há 5 elementos chave para que a pessoa consiga desenvolver a chamada inteligência de líder. A primeira coisa é ter autoconsciência.

Quem tem noção do que se passa com você, das emoções e de como suas ações podem impactar outros, acaba tendo uma consciência melhor sobre um todo.

Ao ocupar um cargo de liderança, o indivíduo deve saber reconhecer quais são seus pontos fracos e fortes. A calma é uma característica muito presente na autoconsciência.

A segunda coisa é ter autorregulação. E isso quer dizer que há um domínio muito grande em relação a ações que devem ser tomadas. Dessa maneira, quase nunca perdem o controle sabendo exatamente como agir.

Motivação é o terceiro fator que compõe a inteligência do líder. Sem motivação, dificilmente uma pessoa consegue completar algo. Ela é a principal porta para que uma pessoa possa levantar da cama e cumprir seus objetivos e metas.

Quem tem uma educação emocional positiva acaba tendo mais facilidade de deixar sentimentos negativos de lado. Dessa maneira, eles acabam não atrapalhando o desempenho e evolução da pessoa.

O quarto fator é a empatia. Para ser um líder, é vital que se tenha essa característica. Se colocar no lugar do outro evita que as cobranças sejam feitas de forma inadequada e que a liderança exerça um papel de cuidado.

Por último, a habilidade social fecha com chave de ouro as características de uma inteligência de líder. Ter uma troca com os colaboradores e não só dar ordens é crucial para resolver os conflitos de maneira eficiente.

Como conseguir desenvolver a inteligência de líder?

Se você exerce um cargo de liderança ou de certa relevância dentro de uma empresa e sente que precisa melhorar ou criar uma inteligência de líder para poder se sair melhor diante os desafios, então você pode contar com a Targo Consultoria.

A empresa possui um curso voltado para líderes que desejam se desenvolver melhor para que tenham alta performance em sua atuação.

Há também um curso mais intenso que é a Academia de líderes que possui duração de 10 meses e realiza de 2 a 3 encontros mensais para que os participantes possam complementar o que aprendem.

O foco do curso é fazer com que os participantes consigam exercer melhor seu papel de liderança ao potencializar suas habilidades e competências por meio de ferramentas poderosas.

Assim, pode-se elevar o nível de contribuição e estimular os talentos de cada um em prol de sua equipe e organização. A carga horária é de 82 horas e 30 minutos no período da noite.

Durante o curso, você verá no conteúdo programático os seguintes módulos:

  • Inteligência emocional;
  • Gestão de tempo;
  • Uso do DISC para liderança;
  • Como engajar sua equipe;
  • Comunicação;
  • Oratória para líderes e gestores;
  • Team coaching;
  • Trilha do encantamento;
  • Love projeto;
  • Love projeto execução.

Então, se você procura por desenvolvimento e trabalhar sua inteligência de líder, entre em contato com a Targo e procure saber mais a respeito do curso academia de líderes.

Por fim, agora que você  sabe como desenvolver a inteligência de líder, não perca tempo e entre em contato com a Targo para que você possa ter um bom desempenho o quanto antes e leve bons resultados para dentro de sua equipe. Compartilhe este conteúdo se ele te ajudou e comente aqui o que você achou dele.

Deixe um comentário