Targo
Targo

A Targo Consultoria foi fundada em maio de 1999, pelo administrador Carlos Eduardo Oshiro, para atender, inicialmente, o setor de marketing da cervejaria Ambev, o qual havia trabalhado por anos.

Siga-nos
Contato: (92) 3584-4659
Endereço: Rua Pará, 600 (altos) – Vieiralves - Manaus/AM
E-mail: targo@targo.com.br
Siga-nos:
Top
Inteligência Emocional: o que é e por que desenvolvê-la? – Targo
6520
post-template-default,single,single-post,postid-6520,single-format-standard,mkd-core-1.0,highrise-ver-1.1.1,,mkd-smooth-page-transitions,mkd-ajax,mkd-grid-1300,mkd-blog-installed,mkd-header-standard,mkd-sticky-header-on-scroll-up,mkd-default-mobile-header,mkd-sticky-up-mobile-header,mkd-dropdown-slide-from-bottom,mkd-dark-header,mkd-full-width-wide-menu,mkd-header-standard-in-grid-shadow-disable,mkd-search-dropdown,mkd-side-menu-slide-from-right,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive

Blog

Inteligência Emocional: o que é e por que desenvolvê-la?

Para ter um desenvolvimento satisfatório como indivíduo, seja na vida profissional, seja na pessoal, é preciso ter habilidades. Um delas é a inteligência emocional, que é a maneira de enxergar e lidar com os percalços do dia a dia.

Essa habilidade pode determinar como você crescerá e alcançará seus objetivos, principalmente quando se fala de um mercado profissional tão competitivo.

Para você entender melhor, a Targo Consultoria vai explicar o que é a inteligência emocional e por que desenvolvê-la.

Descubra o que esta habilidade pode fazer por você de modo a potencializar seus resultados e diferenciá-lo dos concorrentes. Curioso? Vamos ao que interessa!

Você também pode gostar de ler:
Como um líder deve se comportar durante tempos de crise?
Conta Bancária Emocional: a fórmula para o sucesso

As emoções são contagiosas!

Quando você está em um ambiente onde há muitas pessoas tristes, como um velório, por exemplo, você naturalmente compartilha do mesmo sentimento delas. Mesmo que, antes de chegar ao local, estivesse se sentindo muito feliz. Isso acontece, justamente, porque emoções e sentimentos contagiam.

Na sua casa ou no seu ambiente de trabalho não é diferente! Um líder que tem um humor agradável costuma contar com uma equipe muito bem humorada e vice-versa.

Investir no desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores também pode ser um grande passo para a sua empresa rumo aos resultados almejados. Assim, a performance individual deles pode ser aprimorada e potencializada.

O que é a inteligência emocional?

inteligencia-emocional-empresa

Identificar e gerenciar os seus próprios sentimentos parece difícil, não é? Pois bem, é exatamente esta a proposta do conceito de inteligência emocional! O objetivo é trabalhar esta capacidade para que você possa lidar com situações adversas da vida.

Gerenciando as emoções, você conseguirá lidar com atribulações da vida moderna sem perder o equilíbrio. Dessa forma, atingirá a sua melhor performance na vida profissional e pessoal.

Habilidades potencializadas

Para lidar com os diversos tipos de situações a que você está submetido diariamente, desenvolver certas habilidades é imprescindível para manter o equilíbrio e não se deixar abalar.

A rotina de um profissional no agitado mundo corporativo, por exemplo, pode colocá-lo em situações desconfortáveis as quais ele não pode fugir, mas precisa aprender a lidar.

Listamos aqui os atributos principais que categorizam a inteligência emocional. São eles:

  • Gestão de relacionamentos;
  • Consciência Social;
  • Automotivação;
  • Autoconsciência;
  • Controle Emocional.
  • Ser inteligente emocionalmente significa ter um ótimo desempenho no trabalho, melhorar a sua saúde física e mental, ter um ótimo relacionamento interpessoal, etc.

Principais vantagens da inteligência emocional

  • Diminuição dos níveis de ansiedade e estresse;
  • Menos discussões nos relacionamentos pessoais e profissionais;
  • Melhoria dos relacionamentos interpessoais;
  • Mais empatia pelas pessoas que o rodeiam;
  • Melhor equilíbrio emocional;
  • Maior clareza nos objetivos e ações;
  • Melhor capacidade de tomar decisões;
  • Aprimoramento da gestão de tempo e produtividade;
  • Comprometimento com as metas da empresa;
  • Senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro;
  • Aumento da autoestima e autoconfiança.

A importância de desenvolvê-la

O controle das emoções servirá para toda a vida. Ao conseguir conciliar o emocional e o racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas e potencializando as positivas, melhores serão os resultados nos seus projetos.

Entender os pilares da Inteligência Emocional e aplicá-los diariamente também possibilitará a construção de relações saudáveis e tomadas de decisões conscientes.

Outros assuntos que podem interessar você:
5 sinais de que sua inteligência emocional está falhando
Inteligência emocional: veja 5 dicas para alcançar o sucesso

O profissional no mercado competitivo

Em um mercado cada vez mais competitivo, o profissional emocionalmente inteligente se torna indispensável para as empresas. Uma vez que essa característica pode ser decisiva para tomar decisões e posicionar uma empresa frente aos concorrentes.

Ser um profissional equilibrado e resiliente traz resultados positivos não só para a empresa, mas também para a carreira profissional. Os colaboradores que melhor apresentam esses atributos têm mais chances de alcançar posições de destaque nos ambientes corporativos.

Seja um líder inspirador

Quando você tem inteligência emocional, aumenta a capacidade de gerir conflitos e lidar com situações adversas da melhor maneira possível. Como líder, as suas emoções positivas podem extrair o melhor das pessoas que estão ao seu redor, rumo a ótimos resultados!

Ter um comportamento emocional que inspire a sua equipe, pode deixá-la muito mais confiante, com senso de unidade e disposto a assumir riscos calculados para chegar a um objetivo em comum.

Como líder, é preciso se livrar de velhos conceitos e ter em mente que pessoas levam a resultados!

Este conteúdo ajudou você? Agora que você já sabe da importância de desenvolver essa habilidade, participe do Workshop Inteligência Emocional, para saber mais.