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Como o Rock in Rio se tornou a principal marca em eventos?

O Rock in Rio não é apenas um conhecido evento internacional, mas também o maior festival de música do mundo. Desde os seus primórdios até a presente edição, uma série de estratégias de sucesso foram empregadas no evento, que evoluiu para muito mais do que um festival e se tornou uma experiência plena.

O Rock in Rio oferece uma variedade de serviços de gestão, planejamento, publicidade e vendas, começando com atividades pré-evento e continuando após o evento. No entanto, a estratégia e as táticas de marketing merecem mais atenção. Continue lendo este conteúdo para entender melhor sobre o assunto!

 

Quais as lições aprendidas com o Rock in Rio?

Depois de se apresentar no Rock in Rio inaugural em 1985, James Taylor compôs “Only a Dream in Rio”. A letra dizia: “Eu estava lá e meu coração voltou a bater forte”. A mística em volta de um dos mais conhecidos festivais de música do mundo não é para menos.

Ao todo, o RiR possui cerca de:

  • 22 edições desde 1985;
  • 123 dias de magia desde 1985;
  • 2.400 artistas escalados;
  • 10.4 milhões de pessoas na plateia;
  • 73 milhões de árvores garantidas na Amazônia;
  • 237.5 mil empregos gerados;
  • 12 milhões de fãs online;
  • 76 milhões de pessoas alcançadas nas redes desde 2019.

Mas, como o Rock in Rio é capaz de atingir, cativar e atrair fãs de música pop ao mesmo tempo em que atrai fãs de heavy metal ou música eletrônica, por exemplo?

Inúmeros gêneros musicais são representados no festival, que atrai mais de um milhão de participantes anualmente. Um dos maiores segredos disso é como a comunicação e o marketing são realizados.

Confira logo abaixo as estratégias do Rock in Rio!

Uma das maiores lições do Rock in Rio está na sua missão que é garantir experiências únicas e inesquecíveis, e isso impulsiona todas as ações dentro do festival

1. Experiência única e inesquecível

A missão do Rock in Rio é garantir experiências únicas e inesquecíveis, e isso impulsiona todas as ações dentro do festival, muito mais do que a missão do negócio ou um componente de sua proposta de valor.

Um dos elementos mais interessantes é a busca interminável de fazer com que as pessoas chorem, cantem, sorriam ou ajam de alguma forma realmente emocional, para que possam se conectar com o melhor de si.

Mais de três décadas de sucesso não eram o objetivo; ao contrário, elas foram alcançadas como um resultado natural de oferecer experiências tão inesquecíveis. Um dos segredos do Rock in Rio é sua tendência a olhar para fora. 

A satisfação vem do reconhecimento da pessoa que se emociona e se torna em uma experiência maravilhosa.

2. Plataforma de comunicação

Uma plataforma de comunicação poderosa e eficaz é essencial para colocar o público em contato com informações sobre eventos, shows, espaços privados e produtos licenciados a partir de publicações nas mídias sociais.

O poder das plataformas consiste em manter um diálogo rico e relevante com todas as partes envolvidas, principalmente com o público, patrocinadores, mídia e sociedade. 

Ser uma plataforma requer uma certa mentalidade e uma forma de conectar as pessoas e os componentes necessários para que ela funcione. 

3. Conteúdo exclusivo com a marca

Há certos fatores que apenas o RiR é capaz de realizar, seja por meio de seu legado, seu alcance ou dos laços emocionais com seus fãs.

Rock in Rio Academy, Rio Innovation Week, GameXP e vídeos de divulgação com qualidade cinematográfica são apenas alguns exemplos do conteúdo relacionado à marca que é um ponto crucial de contato com o público no que diz respeito ao relacionamento do Rock in Rio com os fãs.

4. Fortes patrocinadores 

Desde a edição inaugural do festival, em 1985, o conceito de patrocinadores e parceiros é empregado no Rock in Rio. Nesse caso, Roberto Medina, idealizador do evento, contou com marcas patrocinadoras para realizar o evento porque sabia que apenas a venda de ingressos não seria suficiente. 

Os patrocinadores da primeira edição foram Coca-Cola, McDonald ‘s, o Globo, Nestlé e Brahma. A partir de então, as marcas tornaram-se mais presentes em todas as edições, o que cria uma união de sucesso que é benéfica para todos.

Os parceiros atuais do Rock in Rio são:

  • Itaú;
  • Rio prefeitura;
  • Coca-cola;
  • Volkswagen;
  • Tim;
  • KitKat;
  • C&A;
  • Americanas;
  • Ipiranga;
  • Doritos;
  • Heineken;
  • Natura;
  • TikTok.

5. Live marketing

O live marketing é definido como uma tática que faz uso de eventos presenciais com o objetivo de engajar o público, aumentar as vendas e reter (além de encantar) os clientes. Com isso, emprega diversas ações que afetam as emoções dos participantes do seu evento, a fim de estabelecer uma conexão afetiva, emocional e sensorial com o público em geral.

No Rock in Rio, a estratégia é colocada em prática a partir de ativações de marcas, tais como:

  • Arena Itaú com TikTok;
  • A Nave da Natura;
  • A tirolesa de 200 metros da Heineken, bem como seu lounge;
  • Coke Studio – tanto no ambiente virtual quanto no físico, em um lugar que promove o encontro de artistas e DJs de vários estilos musicais;
  • A montanha-russa do Ipiranga;
  • Entre outros.

6. Conteúdo gerado pelo usuário

O festival incentiva o público a postar conteúdo sobre sua presença nas redes sociais, o que aumenta o interesse das redes de amigos dos participantes.

As redes sociais são construídas em conversas, não em posições institucionais. Saber falar e, mais importante, como incentivar seu público a fazer o mesmo e criar um ambiente de troca, pode ser uma das estratégias de buzz marketing mais intrigantes que o Rock in Rio é capaz de implementar.

Muitas pessoas se envolvem com as hashtags escolhidas para o evento e se esforçam para se juntar à comunidade do Rock in Rio, mostrando a experiência que estão tendo. O festival evoluiu para uma espécie de “Rock Disneyland”, onde tudo é possível, inclusive momentos mágicos.

Agora que você já sabe qual a estratégia de marketing do Rock in Rio, não deixe de compartilhar este conteúdo com os seus amigos que também podem ter interesse sobre o assunto!

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