You are currently viewing Execute todas as tarefas no trabalho com a técnica pomodoro

Execute todas as tarefas no trabalho com a técnica pomodoro

Muita gente ainda não sabe, mas a técnica pomodoro promete ajudar qualquer pessoa que tenha problemas para terminar suas tarefas no prazo.

Esse método garante o fim desse ciclo vicioso e aumenta ainda mais sua produtividade. Trata-se de uma ferramenta rápida e eficaz para ajudar a gerenciar seu tempo.

Continue lendo este conteúdo para entender melhor o que é, como funciona e quais são os benefícios dessa técnica!

 

O que é a Técnica do Pomodoro?

Francesco Cirillo, italiano, desenvolveu a técnica Pomodoro no final da década de 1980 como forma de aumentar sua produtividade acadêmica nos primeiros anos de universidade. Para fazer isso, ele usou um cronômetro de cozinha para organizar melhor os seus estudos.

Assim, o seu cronômetro em forma de tomate (que significa pomodoro, em italiano) girava por 25 minutos, emitindo um bip alto ao final desse período.

Durante esse tempo, Cirillo ficava 100% focado em suas tarefas naquele momento, concentrado nelas sem interrupções. Quando ele viu os resultados positivos, tornou sua técnica pública em 1992.

Hoje em dia, há diversos sites e apps (como Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, etc.) que auxiliam na aplicação dessa técnica, sem ser necessário usar um cronômetro de cozinha.

 

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A forma como o método pomodor funciona é através de focos máximos para conclusão de uma tarefa no tempo determinado, sem interrupções, com pausa após seu términoO próprio Cirillo aconselha focar-se o máximo possível para concluir a tarefa no tempo previsto, bem como antecipar as interrupções que ocorrerão durante esse tempo. Essas interrupções podem ser internas (causadas por nós, como sentir fome ou precisar usar o banheiro) ou externas (como checar e-mails ou o celular).

Segundo Cirillo, o objetivo da técnica é reduzir a procrastinação e aumentar a produtividade. Ele afirma que o método nos permite avaliar como podemos organizar melhor nosso dia, informando quantas tarefas conseguimos realizar durante o dia e quanto tempo foi gasto em cada uma delas.

Por exemplo, se você chegar à conclusão de que concluiu menos tarefas pela manhã, pode valer a pena começar a trabalhar mais tarde, se puder. E, isso também nos permite ver as circunstâncias em que estamos interrompendo o fluxo de trabalho e tomar medidas preventivas.

Cirillo diz que é crucial que você reserve um tempo para relaxar, mesmo que não consiga fazer a tarefa em 25 minutos; durante este tempo, evite fazer qualquer coisa que exija muito esforço mental. Você pode comer alguma coisa, beber um pouco de água ou assistir TV.

A técnica é bem fácil de usar, mas mesmo assim consegue ser eficaz. Confira logo abaixo algumas dicas para aplicá-la!

1. Escolha uma tarefa que você quer realizar

Não importa se é uma tarefa grande ou pequena que você está adiando há muito tempo. A única necessidade é que exija toda a sua atenção (estudar, revisar, trabalhar, etc.). 

2. Programe o pomodoro 

Adote a seguinte estratégia: vou dedicar os próximos 25 minutos a essa tarefa e não vou parar por nada. Você descobrirá que é mais fácil do que imagina – leva apenas 25 minutos!

3. Faça a tarefa até o alarme tocar

Passe os próximos vinte e cinco minutos trabalhando em sua tarefa. Anote em um pedaço de papel se notar que tem alguma coisa para fazer e só execute a tarefa depois do alarme tocar. Esqueça de Facebook, e-mail, Instagram, WhatsApp ou qualquer outra distração.

4. Quando tocar, anote em um papel 

Parabéns! Você obteve sucesso com um pomodoro completo e ininterrupto. Não esqueça de anotar em um papel, pois é crucial que você esteja ciente de quantos timers são usados a cada tarefa.

5. Faça um intervalo curto

Faça um intervalo, depois de um pomodoro, tire algum tempo para relaxar, tomar um café, dar um passeio, meditar ou fazer qualquer outra coisa que não esteja ligada à sua tarefa. 

6. A cada 4 pomodoros, faça um intervalo longo

Depois de 4 pomodoros de 25 minutos, você pode tirar uma folga maior, que pode ser de 20 ou 30 minutos. Seu cérebro usará essa pausa para assimilar novas informações e relaxar até o próximo grupo de quatro pomodoro.

 

Benefícios da Técnica Pomodoro

O método pomodoro tem diversos benefícios tais como aumento da produtividade e maior descanço físico e mentalAgora que você já sabe o que é a técnica pomodoro e como ela funciona, entenda logo abaixo quais são os principais benefícios desse método!:

  • Evita interrupções: ao se concentrar em ciclos de 25 minutos, você pode produzir mais sem distrações;
  • Aumente sua produção: concentrando-se em apenas uma tarefa por vez para que você possa concluí-la mais rapidamente, sua produtividade aumenta;
  • Chance de obter melhores resultados: à medida que os ciclos terminam, você poderá avaliar o quanto foi produzido naquele momento. É bom acompanhar o progresso da tarefa de alguma forma, pois isso tornará os resultados ainda mais claros e incentivará o trabalho contínuo:
  • Promove uma competição saudável: Com o método pomodoro, você desenvolve um hábito e um senso de responsabilidade por si mesmo. Pois, são apenas 25 minutos, correto? Por causa disso, quando você olha para o relógio e percebe que faltam apenas alguns minutos para terminar, você inicia uma competição interna saudável, como “Vou manter meu foco até o fim”;
  • Permite descanso físico e mental: Assim como nosso corpo precisa descansar para se reabastecer, nosso cérebro também precisa de tempo para assimilar informações e recuperar o “fôlego” para poder seguir em frente. Tente levantar-se para beber água após 25 minutos de trabalho duro. Caminhar e alongar o corpo, mesmo que por cinco minutos, mudará completamente como você se sente; você estará mais alerta e disposto a continuar suas tarefas.

O que fazer com as distrações e interrupções?

É vital medir o que impede o bom funcionamento desse processo antes de tomar medidas para evitar as interrupções e distrações que podem e vão surgir durante a conclusão de uma tarefa.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Seria sensato analisar como, quando e com que frequência as interrupções ocorrem antes de determinar o que deve ser feito para corrigir o problema. Por exemplo:

  • Desativar as notificações do seu e-mail;
  • Desativar as notificações do seu celular ou deixá-lo em modo avião;
  • Procurar um local adequado para realizar a tarefa.

Por fim, o que você achou deste conteúdo? Já conhecia essa técnica? Tem algum amigo ou colega de trabalho que também tem problemas para focar nas tarefas? Aproveite para compartilhar este conteúdo!

Deixe um comentário