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5 tipos de clientes que sua empresa precisa conhecer | Descubra Aqui!

Se você tem que lidar com atendimento diariamente, já deve ter notado os diferentes tipos de cliente que é preciso lidar. E não estamos falando apenas de personalidades. Há consumidores que que apresentam diferenciados tipos de humor e de conhecimento. Para todos eles é possível aprender e tirar lições que podem ajudar você e sua empresa a aprimorar o atendimento ao cliente.

A Targo elaborou este artigo com os 5 tipos mais comuns de clientes e as lições que você pode aprender com cada um deles. Acompanhe.

1. Cliente amante da marca

Esse é o melhor tipo de consumidor, certo? Pode até ser. Porém, lidar com um cliente que já conhece seu produto ou serviço e o adora pode ser bastante desafiador. Isso porque ele sempre vai exigir muito mais qualidade da sua empresa.

O cliente amante da marca se caracteriza por ter um alto conhecimento sobre o produto. Ele já o acompanha há um tempo, já utilizou seus serviços e, melhor, adora divulgar nas redes sociais o quanto ele é bom. Em termos de marketing isso é ótimo! Você acaba ganhando propaganda gratuita e genuína. Afinal, ele realmente gosta da empresa.

A maior lição que podemos tirar com esse tipo de consumidor é em ter motivação para melhorar cada vez seus produtos e serviços. Nunca há um nível de satisfação que você pode atingir. Quanto mais melhor! Pense em como oferecer experiências cada vez mais surpreendentes para o fã da sua marca. Que tal tentar um programa de fidelidade ou um clube exclusivo?


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2. Cliente negociador

Esse perfil de consumidor costuma ter um ótimo conhecimento sobre o produto ou serviço em questão. Ele está ali para negociar o melhor preço e ter vantagens no acordo. Para esse tipo de cliente é preciso muito jogo de cintura. É a hora de usar seu conhecimento técnico ao mesmo tempo em que usa táticas de convencimento, pois ele não é fácil.

Com o cliente negociador a maior lição que você tira é do seu preparo quanto ao atendimento persuasivo. A todo custo esse consumidor quer uma vantagem e você deve apresentar os benefícios do seu serviço de uma maneira em que ele perceba que a melhor negociação é comprar de você. Caso seja muito difícil, tente negociar um desconto ou um brinde. Pensando, claro, nos limites que a empresa pode oferecer.

3. Cliente crítico

Às vezes para bem, muitas vezes para mal. Esse tipo de cliente costuma ser muito duro com suas críticas e acha que tem toda a razão. Atendê-lo pode ser custoso, afinal ele vai desmontar todos seus argumentos. Por isso, esteja preparado para usar fundamentos convincentes sobre seu produto.

Como lição, nosso cliente crítico sempre terá algo para ensinar. Pense se em alguns pontos ele não tem razão. Depois, busque maneiras de resolver. No fim das contas, é um feedback de um cliente e você pode usá-lo para melhorar seus produtos e conquistar mais consumidores.

4. Cliente indeciso

O indeciso tem uma vaga ideia do que quer, mas ainda não sabe avaliar exatamente o que comprar. Se houver mais de uma opção então, o processo pode se complicar. Por isso, é importante se mostrar preparado para responder suas dúvidas. Além disso, é uma oportunidade perfeita de conquistar um cliente. Uma vez que você irá apresentar um produto como solução para um problema que ele tem.

O cliente indeciso é uma verdadeira lição de paciência e amigabilidade. Ele está confiando em você para guiá-lo a uma decisão. Por essa razão é muito importante conversar bastante e fazer demonstrações do produto para que ele se sinto seguro e confiante de estar fechando o negócio com sua marca.

5. Cliente reclamão

Sabemos como esse é difícil de lidar. O cliente reclamão parece estar sempre de mau-humor e pronto para detonar qualquer proposta que você fizer. Esse caso exige extremo preparo. Afinal, você pode não só perder um cliente, mas também a reputação perante o mercado.

Entretanto, o reclamão pode nos ensinar a ser extremamente pacientes, gentis e ágeis. Ele vai te motivar a pensar em soluções mais rápidas, a ter resiliência e a estar confiante sobre os valores da sua empresa.

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