You are currently viewing Coaching feminino: o que é e qual o seu papel nos dias atuais?
Veja neste artigo como o autoconhecimento proporcionado pelo coaching feminino pode ajudar a levar uma vida mais prazerosa, segura e confortável!

Coaching feminino: o que é e qual o seu papel nos dias atuais?

A supermulher é um mito. Carreira em constante ascensão, filhos felizes e bem cuidados, relacionamento estável, viajando sempre, pele impecável, mantendo-se produtiva, ativa, feliz e bem arrumada. Essa mulher realmente existe? O coaching feminino diz “depende”.

Existe um fardo invisível que as mulheres carregam para se sentirem validadas e relevantes em meio ao trabalho e à vida em sociedade. Por isso surgiu o mito da supermulher, tão difícil e até frustrante para quem o almeja como meta de vida.

É claro que não há problema algum em almejar sempre o melhor e ser bem-sucedida na vida. No entanto, quando há uma receita de bolo genérica que deve ser seguida por todas as mulheres, aí mora a complicação. 

E o coaching feminino vem para ajudar a conciliar tantas responsabilidades e anseios da maneira certa. Para descobrir como, é só continuar a leitura do artigo que nós elaboramos sobre o tema. Vamos começar.

Leia também: Novo normal: 7 dicas para lidar com a inteligência emocional

Como funciona o coaching feminino?

Esse é um processo que foca no autoconhecimento. Então, quando você sabe dos próprios limites, você não se sobrecarrega – pelo menos não de forma consciente. 

A rotina da vida da mulher, com suas responsabilidades e expectativas, pode ser sinônimo de incômodos. Por isso, o coaching feminino é importante para alinhar os anseios com a realidade e permitir um modo de viver mais leve. Assim, aquele conceito de supermulher já é ressignificado.

Como primeira premissa: você não precisa e nem deve resolver sozinha todos os problemas do mundo. A pressa da vida moderna não pode ser o motivo de sonhos esquecidos, deixar habilidades de lado e não dar uma chance às coisas prazerosas da vida.

Focar tanto em outras coisas e esquecer de si mesma é o perigo que o coaching para mulheres vai eliminar da sua vida para gerar mudanças significativas.

No processo de coaching, você vai entender que já tem consigo todas as ferramentas para realizar objetivos. Talvez seja necessário ressignificar certos valores arraigados, mas o resultado é sempre positivo.

E no âmbito profissional?

Na vida profissional da mulher, os benefícios também são muitos. Com o coaching feminino, você pode superar obstáculos para almejar posições de mais destaque em sua área de atuação.

Trabalhando em companhias ou empreendendo, muitas mulheres impõem certas barreiras que ofuscam seu real potencial. Esses dias precisam ficar no passado. 

Identifique esses obstáculos para mudar o status das coisas e se desprender da vida padrão imposta a todas. Enxergue e acredite no seu potencial de realizar feitos maiores.

Esse acompanhamento exclusivo para mulheres é um apoio essencial para que o sentimento de realização esteja presente, seja quais forem seus objetivos de vida.

Leia também: Autoconhecimento: como usá-lo para crescer na carreira

Os aprendizados do coaching feminino

Podemos enumerar uma série de benefícios dentro deste tema e ir trabalhando um a um. Mas para resumir tanta coisa boa, vamos citar alguns dos aprendizados mais importantes:

Não rivalize com outras mulheres

É isso mesmo que você leu. Na moda, na empresa, na vida acadêmica e na vida social. Não importa o ambiente, a máxima é a mesma: as mulheres não devem competir entre si.

Não é necessário boicotar outra mulher para que você seja valorizada. O que se deve fazer é contribuir de forma efetiva para que cada uma se dê conta do seu próprio potencial, permitindo que todas tenham sua oportunidade de crescer.

Foque em autoconhecimento

Entender mais sobre si mesma vai deixá-la menos propensa a reproduzir padrões que não são confortáveis para você.

É claro que algumas vezes nos encaixamos em alguns padrões e não há problema nisso, desde que você compreenda se eles fazem sentido para você.

É por isso que ter consciência sobre quem você é, seus sonhos e seus interesses pode ajudar a levar uma vida mais em acordo com seu propósito.

Crie uma rotina leve

Sem sobrecarga, a vida já fica melhor. Correria excessiva, prazos estourados e cansaço frequente podem até acontecer eventualmente, mas não serão o cenário considerado normal do dia a dia.

Nesse ponto, manter uma rotina equilibrada ajuda a manter seu corpo funcionando e permite lidar com os desafios da vida de maneira mais saudável. 

Cuide da sua autoestima

Somada à autoconfiança, a autoestima forma a dupla perfeita para tocar seus projetos com toda a motivação que eles merecem.

As duas características são essenciais para a vida, pois garantem que você tenha mais felicidade e satisfação em viver.

Reconheça seus pontos fortes

Valorize seus pontos fortes e jamais os perca de vista. Isso vale para os pontos fracos também!

Afinal, todos eles podem ser desenvolvidos para que você se torne uma mulher cada vez mais segura e confiante. O coaching feminino ajuda você a enxergar isso para definir objetivos e jornadas.

Lembre-se: não fique se comparando a outras pessoas. Cada pessoa tem uma história própria e cada jornada é única.

Conclusão

E então, o que você achou deste conteúdo? Gostou dos aprendizados?

Agora que você entende como o coaching feminino pode ajudar as mulheres, fica mais fácil alinhar expectativas de acordo com a sua realidade para levar uma vida mais tranquila e sem tantas frustrações.

Não se esqueça de que você sempre pode procurar uma profissional especializada para te ajudar nesse caminho! Aqui na Targo, temos a nossa coach e Diretora Executiva Gisele Oshiro, que é também especialista em inteligência emocional.

E já que tocamos no assunto, que tal conhecer nosso material exclusivo sobre inteligência emocional? Para baixá-lo gratuitamente, basta clicar no banner abaixo!

inteligencia-emocional

Deixe um comentário