Ter autoconhecimento é indispensável para quem almeja uma carreira de sucesso. Saber identificar e gerir seus pontos fortes e fracos dá a possibilidade de planejar em curto, médio e longo prazo. E assim, melhorar a produtividade e os bons resultados.
Não há dúvidas de que uma gestão de carreira eficiente passa por conhecer a si mesmo. Mas então, como o autoconhecimento ajuda a tomar melhores decisões no trabalho? Veja as respostas abaixo!
O autoconhecimento na vida profissional
Quanto autoconhecimento você coloca nas suas decisões? Aliás, você se conhece bem o suficiente para tomar as melhores decisões buscando conquistar suas necessidades e metas?
Buscar o autoconhecimento profissional é entender que a sua carreira depende de você e dos seus esforços.
Para conhecer a si mesmo é preciso, em primeiro lugar, determinar quais são os seus objetivos e suas metas. Quando você sabe onde quer chegar, torna-se possível traçar os caminhos que devem ser percorridos, analisar as barreiras e entender como os seus pontos fracos podem atrapalhar a jornada.
Da mesma forma, você também vai perceber quais são os seus pontos fortes e vai poder utilizá-los para o seu crescimento pessoal.
Existem várias formas de aprimorar o autoconhecimento! Confira algumas dicas para colocar o processo em prática:
Determine os seus processos de autoconhecimento visando à gestão de carreira
No início da carreira, o autoconhecimento pode auxiliá-lo a fazer as melhores escolhas, ajudando a descobrir a sua vocação. E com a carreira uma vez escolhida, pode ajudar a ter um crescimento mais rápido e eficiente, trabalhando uma imagem que comunique sua dedicação, capacidade e profissionalismo.
Faça psicoterapia
Ainda existe muito preconceito em torno dos que fazem terapia, pois a maioria acredita que apenas pessoas com problemas emocionais ou psicológicos é que necessitam do tratamento. No entanto, qualquer um pode (e deve) fazer terapia.
A terapia promove reflexões sobre os acontecimentos da sua vida. Por isso, ela é uma poderosa ferramenta para os que estão em busca do autoconhecimento.
Construa a linha do tempo da sua vida
Papel, lápis e o exercício de revisitar suas lembranças serão necessários neste momento. Liste momentos da sua infância, adolescência e vida adulta/profissional. Anote tudo o que você considera relevante e que teve impacto nas suas decisões.
Quando terminar as anotações, leia e reflita sobre como cada um dos acontecimentos moldou quem você é hoje. Sua relação com seus pais, amizades, namoro, casamento, etc.
Os resultados do exercício podem te surpreender e mostrar como momentos passados podem influenciar nas suas atitudes.
Embora, obviamente, nada do que já aconteceu possa ser mudado, entender seu passado pode ajudá-lo a conhecer mais os seus motivos, conhecer a si mesmo e tomar decisões melhores para o seu futuro.
Não se sabote
Sem autoconhecimento, somos frequentemente vencidos pela autossabotagem! Muitas vezes não nos damos conta de que estamos tendo um comportamento autodestrutivo, só percebendo quando o problema fugiu completamente do controle.
No entanto, embora pareça, não é tão difícil assim identificar esse padrão de comportamento.
Imagine, por exemplo, que você está tentando emagrecer. Para atingir a meta você precisa fazer escolhas de vida mais saudáveis. A auto sabotagem acontece quando você se coloca em situações nas quais suas metas se tornam bem mais difíceis de serem cumpridas.
Quanto você passar a ter consciência desse tipo de comportamento, logo é possível perceber que, na maior parte do tempo, nossa caminhada rumo ao sucesso é atrapalhada por nós mesmos. Logo, tenha muita atenção quanto às suas decisões frente suas metas e fique ciente sobre as consequências delas.
Leia também: Inteligência Emocional: o que é e por que desenvolvê-la?
Mantenha a leitura em dia
Buscar livros sobre a temática do autoconhecimento pode ajudar quem não sabe por onde começar. Não faltam listas com boas opções de leitura na internet.
“Por que fazemos o que fazemos”, do autor brasileiro Mário Sérgio Cortella, é um bom exemplo.
Busque ajuda especializada
Assim como a psicoterapia, que é conduzida por um psicólogo, existem outros meios de desenvolver seu autoconhecimento que contam com o acompanhamento de um profissional especializado.
Ao buscar um programa desse tipo, você pode economizar tempo e esforços, pois o profissional responsável vai saber orientar seu processo de autoconhecimento de forma mais objetiva e eficiente. Além disso, os resultados serão muito mais assertivos.
Aqui na Targo, por exemplo, nós temos o “Procuro-me”, que é um programa de coaching em grupo conduzido pela nossa Diretora Executiva e coach Gisele Oshiro.
Ele é um ótimo exemplo de serviço especializado que ajuda os participantes a:
- Desenvolver autoconhecimento;
- Criar seu propósito de vida;
- Administrar o tempo, com uso eficaz de agenda;
- Criar de metas e plano de ação;
- Ter equilíbrio entre vidas pessoal e profissional;
- Trabalhar impedimentos emocionais.
Você pode ver mais detalhes sobre o programa clicando aqui.
Viu só? Buscar pelo autoconhecimento não é coisa de outro mundo e é fundamental para que você atinja os seus objetivos!
Gostou deste conteúdo? Você também pode se interessar por: Confira as 8 maiores características de um líder de excelência.
Pingback: Ansiedade x Home Office: Como Manter a Saúde Mental? - Targo
Pingback: Entre a razão e a emoção: 5 dicas para uma mente equilibrada